domingo, 16 de agosto de 2015

Série: Dez Duelos com - Burning Abyss

Mais um, galera, Yu-Gi-Oh não para e nós temos que acompanhar.
Hoje eu vou jogar com um deck cotadíssimo atualmente pelos motivos certos e pelos motivos errados.

É mais um deck que eu curto jogar e é do tipo "sai da frente porque eu sei o que eu estou fazendo". Teve umas partidas que eu queria muito ter tirado prints e feito log já pra esse post, mas vou tentar falar deles lá pro fim do post, como foi o outro post dessa série.

Aliás, se tu ainda não viu o post dessa série com Shaddoll, não esquece de ir ver lá. E vamos começar logo esses duelos.

Dez Duelos com Burning Abyss

Burning Abyss Deck

Não é para os fracos, meu amigo. Não é para os fracos. Não é muito fácil pilotar e é bem mais desafiante jogar contra. Mas é um deck ótimo, inclusive com boa história por trás dele, recomendo também uma pesquisada, se esse tipo de coisa faz seu gosto.

Eu fiz uns "testes" com o deck antes de trazer pra mesa. Eu não sei o que eu fiz nele que deixou ele bem diferente no que diz respeito à jogabilidade comparando com o que eu usava no formato passado. Cês vão entender no decorrer dos duelos. Aqui está ele:


Aqui está a lista, e no fim do artigo ela volta de novo pra análise. Vocês já devem ter percebido Techs estranhas, mas estamos aqui pra inovar também.

As regras permanecem. Duelos contra oponentes usando decks esquisitos demais ou que não forem concluídos não serão postados aqui. E que venha o primeiro desafiante.

Duelo 1 - Leroy123 - 594/4417 - Qliphort AKA Towers Turbo

Que bom que de cara jogamos contra Qli porque um monte de coisa vai fazer sentido na cabeça de vocês logo de cara.


Começamos e eu não sabia o que era. Dei alure, comprei Graff e Rubic, removi libic. Fiz Dante, detach no Graff, trouxe Cir, setei tudo e passei.

Esse jogo foi bizarro porque ele deu 2 ou 3 Trade-In (que pelo menos não ia bugar minhas Griefing de main deck), 2 wavering na open hand, e ai veio o poderoso chefão Towers, bateu no meu dante, peguei o Graff e ele passou.

Na end dele dei Break no Scout, trouxe Scarm, dei Traveler, entrei no meu turno.

Ele tinha 2 cartas na mão, o Towers e Carrier. Nessa hora era ideal que eu pegasse o out pro Towers o mais rápido o possivel, e aí tentei mandar de todo jeito Back Jack pro grave. Fiz mais dois dantes e não foi. Na end dei Kuribandit e peguei um Foolish Burial na esperança de rolar no turno seguinte.


Ele atacou um Dante e deu o Efeito do Towers. Sobrou um dante com material em campo (ainda na esperança do Mill). Ativou aleatoriamente um Helix na Pendulum Zone e passou.

Comprei o maldito Jack Back. Mas tudo bem. Dei Phoenix no Helix, descartei jack back, olhei o topo. Fiz Downerd com o Dante e o material e um Angineer. Passei.

O maluco compra e vai direto atacando Downerd. Dei Jack Back do grave. Dei mill numa trap e setei. Na damage step eu ativei ela.


Vou falar dessa carta em detalhes no fim do artigo. Mas fica logo aqui uma demonstração visual das coisas que eu pretendo com ela.

Towers foi embora e eu pensei "está tudo a meu favor". Ataquei e passei. O problema é que os dantes já eram e a maioria dos Burning Abyss também. Aliás, a mudança que eu falei no deck é que ele esgota muito mais rápido. Costuma durar mais do que nesse duelo, eu realmente forcei, mas mesmo economizando o gás está acabando antes do normal. Fica aí o alerta pra quem for testar algo parecido.

No turno seguinte dele, do nada ele ativou um Qliphort em cada Pendulum Zone, invocou 2 Scout em defesa, 2 Disk e 1 Helix em ataque. Tentou atacar meu Angineer e eu o ativei. Atacou Downerd e ela se foi, por causa dos efeitos dos Pendulum.

O deck estava sem gás, então a melhor idéia que eu tive foi fazer F0, que eu fiz com Angineer e não lembro o que mais. Acho que um Dante (eu tinha retornado um Dante pro Extra quando dei Detach na Downerd).

Infelizmente ele tributou o Carrier pra um Helix e aí foi adeus.


Tudo bem. Tem jogo. 1x0

No segundo jogo minha mão veio estranha. Setei tudo menos Jack Back e passei.


A mão estava ruim? Estava. O problema é que é um ruim adequado pra situação, o que fazia dele bom. Basicamente, tudo que ele tentou ativar encontrou uma destas cartas no caminho. O máximo que ele conseguiu fazer foi trazer Carrier por normal summon, equipar com Saqlifice e atacar. Permiti. Na end phase ele não fez nada, então dei Phoenix Wing Wind Blast com Back Jack na Saqlifice. Olhei o topo do deck. Ainda nessa End Phase, ativei Jack Back mandando Scarm. Peguei Tour Guide. Quando comecei a jogar Dante, dando detach no Scarm e jogando Cagna e Cir ele nem esperou o resto e concedeu.

1x1

Duelo seguinte ele começou. E de novo minha mão veio esquisita. A dele também. Máximo que ele conseguiu foi fazer Pendulum Summon de um Stealth e de um Disk.


Comprei uma Phoenix Wing Wind Blast. Fiz o que todo jogador de Burning Abyss faria. Ativei Dark Hole, Typhoon no scout, setei as duas traps e passei.

Ele tentou jogar outrou Scout, eu dei Wind Blast, descartando Good & Evil. Ele passou.

Comprei Raigeki Break. No meu turno ativei a Good & Evil descartando o Scarm, trouxe Cir, ataquei, busquei Graff com Scarm e passei.

No turno dele ele tentou reativar o Scout. Quando respondi com Raigeki Break ele revelou duas Towers que tinha na mão e concedeu.


Brincadeiras à parte com o deck, o carinha foi muito legal. E esse duelo disse bastante sobre Qliphort Towers Turbo.

Primeira vitória em 2x1.

Duelo 2 - Minato__Namikaze - 426/1243 - Shaddoll

O coitado achou que eu ia ser moleza fazendo Fusion do deck.

Ele começou, setou um monstro e uma no Backrow e passou.

Eu joguei Tour Guide, Scarm. Quando fiz Dante ele deu Torrential Tribute. Com Dante peguei Graff e com Graff peguei Cir. Bati na cara dele, setei tudo e passei.


Ele achou boa idéia bater no meu Cir com Dragon e dar Raigeki no Dante que eu trouxe do Cir. Deu End phase e ainda na End eu dei Griefing no Peropero, mandei Cagna, comecei a fazer mil coisas na frente dele aproveitando o máximo de efeitos que eu pudesse antes de entrar no meu turno pra fazer tudo de novo. Dei Wind Blast no Dragon descartando Graff, trouxe Scarm, fiz muita coisa, até um Kuribandit.

No meu turno continuei fazendo Dante, e mais efeito, e mill, e mais coisa e mais coisa.

No turno dele, comprou Dragon, setou um monstro (obviamente o Dragon) e passou.

Eu fiz Normal Summon do Graff, bati no Dragon, ele flipou e tomou Divine Wrath. Lindo. Concedeu o jogo.

1x0

Ele começou, fez Mathematician, mandou Squamata e Falco, Setou 3 e passou.

Comecei meio ruim. Dois Graff. Só setei um Graff, uma Breakthrough Skill, uma Wrath e passei. Na minha End, ele deu El-Shaddoll Fusion com o Falco e uma Squamata da mão, com Squamata mandou Dragon e destruiu a Wrath.

No turno dele, ele deu Typhoon na Breakthrough, virou o falco, trouxe Dragon, bateu no Graff com Winda, eu trouxe Scarm. Ele passou.

Dei Breakthrough na winda e Dark Hole na galera inteira. Fiz monte de coisa nesse turno, sei que ele acabou com uma set e eu acabei com um Virgil e um Graff.

Adivinha qual era a set?


Ele fez Shaddoll Fusion do deck, eu dei Maxx "C", ele matou meu Virgil, terminou com Construct, Falco set, um monstro set e uma backrow set.

Eu tinha comprado 2 com Maxx "C" e 1 com Virgil e 1 na Draw então dava pra voltar.



Dei Typhoon na backrow, não lembro o que era, mas é irrelevante, comecei a fazer os efeitos dos monstros pra poder trazer o Virgil de volta, me descuidei porque eu queria devolver construct com Virgil e fazer Alucard pra matar o falco. Mas o outro monstro set era um Hedgehog. La vem Fusion de novo. Fiz Downerd por cima do Alucard.

Ele deu Fusion do deck, fez Shekinaga. Bateu no Virgil e passou. OK.

Eu tinha uma Downerd com 2 Materiais. Embaixo tinha um Graff. Bati na Shekinaga, fiz o efeito do Graff, fiz um Dante com Scarm e algo embaixo que não lembro, acho que era Cir, fiz Downerd pra ficar com 3 Materiais.

Ele fez Soul Charge, trouxe Falco, Squamata e Beast e fez Star Eater. Passou depois de colocar Naga em defesa.

No meu turno comprei uma Divine Wrath e passei. No turno dele, ele atacou a Downerd, eu fiz um monte de efeitos, ele passou.

No meu turno ele deu um Maxx "C" no vácuo, na Standby Phase. setei Cir e passei. Ele setou uma Backrow, atacou meu Cir, trouxe Virgil e passou.

O campo estava pronto.

Na minha Standby ele deu Sinister Shadow Games, mandou falco e tirou uma Backrow. Eu fiz o efeito do Virgil no Star Eater, ele respondeu com Shekinaga, eu dei Divine Wrath e o campo ficou aberto para eu encerrar.


Oh, baby. 2x0, e segunda vitória seguida.

Duelo 3 - Infinite Cats - 1203/1668 - Nekroz

Esse duelo demorou tanto que eu não vou lembrar de muita coisa, muito embora eu tenha 20 abas com Print Screens tirados. Vou ver se arrumo outro método pra lembrar.


Essa mão inicial tá linda, na minha humilde opinião. Fiz a jogada segura, Dante com Graff e Cagna. Já não lembro quem eu dei detach, mas acho que foi o Cagna. Fiquei só com Scarm na mão.

Ele começou jogando Nekroz of Dance Princess. Já estragou meu dia porque eu não queria dar nem a Breakthrough Skill nem a Wind Blast na Dance Princess. Mas vamos jogando. Eu lembro que entrei no meu turno seguinte com Dante com algo embaixo, Rubic, as 2 Sets, e ele com a Princess, Unicore, Valkryus na mão e 3 sets.

Como eu disse, eu não lembro nada do G1. Mas apanhei bastante porque a gente ia grindando e os Valkyrus dele tava vindo tudo ótimo.

No fim das contas o jogo terminou assim:

Ele tentou dar uma Trishula mas eu respondi com Raigeki Break me livrando da última carta da mão. A Trishula não fez nada, ele atacou uma Downerd com Cir e Dante embaixo e passou. Eu fiz outro Dante e fiz F0. Tomei a Trishula, bati, devolvi e ela ficou lá no campo olhando pra mim. Isso era um cenário ótimo porque eu podia continuar fazendo isso pra grindar o jogo sem ele poder usar os efeitos do Grave. Mas ele acabou, com os Draws da Draw Phase, conseguindo fazer Unicore, e mesmo com Maxx "C" na mão, não havia nada que eu pudesse fazer então concedi o jogo.


 Enquanto sideava, notei que a maioria das minhas cartas no Side serviriam. Tive que escolher cuidadosamente. Coloquei 3 Typhoon imaginando que ele ia usar uns Floodgates estranhos.


Pedi pra ele começar, e sim, ele fez esse open estranhíssimo. Eu bati com Scarm, setei tudo e passei.

Ele jogou uma Denko, bateu no Scarm e passou. Busquei Tour Guide. Joguei a Tour Guide e tomei Maxx "C". Trouxe Cagna pra jogar a Good & Evil, torci pra não mandar Graff nem Cir, mandou 2 Griefing e outra Trap. Joguei o Dante pra def e pronto.

Nessa hora aqui eu tava preocupado porque eu tava comprando coisa e sem poder jogar no campo, então Trishula ia acontecer, embora eu já tivesse 2 Breakthrough Skill no campo.

Ele jogou Manju e eu dei Shared Ride. Ele buscou Valkyrus e passou. Ele setou uma Book of Moon eu dei Typhoon. Grande vitória. No meu turno dei o efeito do dante, bati no Manju esperando pegar o Valkyrus. Não aconteceu. Terminei meu turno com Downerd com Dante embaixo, Phoenix Wind Blast, 3 Breakthrough Skill e 1 Typhoon.

No turno dele, ele fez Unicore e Gungnir. Bateu na Downerd com Gungnir, depois direto com Unicore. Na mp2 ele deu Gungnir em uma das Break. No meu turno eu dei Good & Evil descartando Graff, fiz Virgil, bati no Unicore, voltei Gungnir com Virgil, descartando Cir e pegando Dante do Grave.

No turno dele. ele começou jogando Manju. Como vi que ele só tinha duas cartas na mão, dei uma Breakthrough Skill. Ainda assim, ele fez Unicore. Quando partiu pro Exciton e tomou a terceira Breakthrough Skill. Passou.

No meu turno eu pensei "OK, eu tenho 3 Breakthrough Skill no grave, Exciton não vai ser problema". Nessa hora eu tinha, além do Dante e Virgil, 2 Typhoons e uma Vanity set. Ataquei, tomei Valkyrus. Fazer o que?

No turno dele, ele deu Exciton.

No meu, fiz Angineer, com Graff e Cir, fiz Angineer dando Detach no Cir, trouxe Virgil, bati no Exciton.

No turno dele, dei Lancea na Standby Phase. Ele tinha só 3 cartas na mão.

Aqui dá um branco de novo, Mas lembro que aconteceu o seguinte:

Nossos LP's já estavam acabando. Ele limpou meu campo, passou com Diamond de Unicore + Unicore + Ptolemaeus.

Na minha draw phase eu olhei minha mão, tinha Graff, Cir, Shared Ride. Dei Breakthrough Skill nele, fiz Dante, tirei o Cir, peguei outro Dante do Graveyard, fiz F0 e ele concedeu.



1x1, pessoal.

Na hora do side eu pensei "OK, não vi Floodgates durante o duelo. Talvez seja uma boa idéia tirar um dos Typhoon e adicionar Raigeki, e usar como uma espécie de quarta Breakthrough Skill".

No G3 ele fez eu começar e eu esqueci de tirar Print da mão que eu iniciei. Mas eu acho que vim com uns BA ruins, acho que Cagna e Cir, fiz Dante, setei Breakthrough, Good & Evil, e Griefing.


Ele jogou Manju, pegou Brionac. Jogou brionac pegando Shurit e depois jogou Clausolas pra pegar Cycle. Quando ele ativou Cycle eu ri do plano dele. Voltei o Brionac com Griefing e mandei Scarm, ele jogou um Decisive Armor forçado, baniu a Good & Evil. Ufa! Tinha setado aquilo porque não podia deixar nada na mão pra evitar tomar Trishula sem necessidade. Serviu pra algo no fim das contas. Ele não bateu no Dante porque tinha Cir embaixo. Passou.

No meu turno, adivinha quem eu compro?


Eu já estava pensando como ia fazer pra me livrar do Decisive Armor, e Raigeki seria a melhor de todas. Eu dei Raigeki ele respondeu com Forbidden Lance no Armor. Beleza! Um armor de 2500 é muito mais fácil de matar do que um de 3300. Joguei a Tour Guide, trouxe Graff. Fiz o efeito do Dante, trouxe Rubic com Graff. Pensei bem, não fiz Virgil. Dei o efeito do outro Dante, e com o Cir trouxe Scarm. Fiz Muzurhythm. Ataquei o Armor e dei Detach no Rubic, depois ataquei com a galera toda. Os ataques passaram. 5500 dano no total. Fiz duas Downerd por cima dos Dante e passei.

No turno dele, ele fez os Shennenigans, fez Brionac e tentou dar nas Downerd e eu dei Breakthrough Skill, que ele respondeu com Trishula. Como ele tinha feito Brionac com Cycle, eu tava tranquilo. Ele fez um Clausolas com Mirror e deu no Muzurhythm. Com os dantes eu já tinha pegado Cir e Graff, com o Scarm que tava no Muzurhythm busquei Farfa.

Nos dois Dantes que eu tinha feito, tinha 2 Breakthrough Skill no meio do Mill. Eu tinha ativado uma, então eu tinha 3 Breakthrough Skill à disposição.

Eu joguei Farfa por Special e Graff por normal. Fiz Nightmare Shark. Antes de ativar, eu pensei "ele vai zerar meu ataque na Damage Step". Olhei o graveyard. Dei Breakthrough Skill no Clausolas, ele respondeu com o Próprio Clausolas. Eu dei outra Breakthrogh Skill em Chain. Com o Graff que eu tirei do Nightmare Shark, eu fui buscar o Barbar. Não achei no deck. Olhei no grave e ele tava lá. Busquei o Cir, peguei Barbar, fiz o efeito e meu oponente concedeu.


A Shared Ride comprada na Draw Phase foi só a cereja do bolo. 2x1

Pessoal, já temos 3 vitórias contra 3 decks decentes. Esse duelo foi bem legal, me deu uma autoconfiança bacana porque melhorou meu conceito do deck e o conceito de mim mesmo sobre eu saber manejar o deck. Mas tem muito ainda por vir nesse artigo.

Nota: Clash of Rebellions foi lançado um dia depois deste duelo. Do próximo duelo em diante, Clash of Rebellions já é TCG.

Duelo 4 - Wittgenstein. - 807/183 - Tellarknight

Tellars? Ótimo negócio. Um desafio porque o Diamond vai aparecer quando eu menos esperar.


Não é o melhor open da série, mas não é desespero. Dá pra fazer Dante com Cir embaixo, e quem pode dizer não pra isso? Joguei Barbar por Special e Cir em normal summon. Tomei book of moon no Barbar. Basicamente, isso me colocou pelo menos 2 cartas atrasado no jogo. Nem tenho muitos print screen do jogo, mas segurei com Farfa set, com Griefing, Breakthrough no Dweller, mas o jogo foi indo, ele fazendo vantagem com os Altair e eu sem fazer vantagem com nada, chegou uma hora que simplesmente aconteceu o inevitável, que seria ele me enterrar em vantagem e fazer o que quisesse no campo.

1x0

Péssimo começo. Vamos tentar de novo.


Aqui eu fiz normal summon do Cagna e Special do Cir. Queria fazer Dante, com Cir por baixo, já deixando Graff na mão com Divine Wrath set. Era o open ideal, praticamente. Tomei Maxx "C" no Special do Dante. Resolvi não parar ali mesmo.

Ele jogou Vega, deixei, jogou Deneb e eu respondi com Wrath. Com Graff eu peguei um Scarm e coloquei no campo. Ele deu book of moon no Cagna, todo mundo morreu, ele bateu no Cagna e mandei Good & Evil.

Nem adiantou muito. Ele destruiu Scarm e eu coloquei Good & Evil no grave. Na Draw eu comprei Typhoon e ele tinha setado 2. A matemática fecha. Dei as duas Typhoon, ativei Good & Evil descartando Graff que eu busquei do Scarm, e daí a jogada flui. Não lembro em detalhes como foi a jogada, mas lembro que terminei com Virgil e Graff no campo, Tour Guide na mão buscada por um Scarm. Eu tinha dado Virgil no Deneb, então tava lindo.


No turno dele, ele jogou Altair, pegou Vega, fez Ptolemaeus, passou pela Battle Phase e fez Diamond na Main Phase 2. Jogou Raigeki.

A expectativa dele era negar o Graff. Coitado. Eu coloquei Virgil no Link 2 e Graff no Link 1. Funcionou como magica. Do Graff eu busquei Farfa.

No meu turno eu comprei uma Divine Wrath. Fiz normal summon do Tour Guide. O normal summon do Tour Guide faz o Farfa se destrui. Então a chain eu poderia montar Tour Guide link 1 e Farfa link 2. Ele negou o Farfa, eu fiz a Tour Guide, trouxe Cir, fiz Muzurhythm, bati no Diamond tirando Tour Guide, setei Wrath e passei.

No turno dele ele compra uma, seta e passa.

No meu turno eu bato com Muzurhythm, tento fazer normal summon do Kuribandit e ele dá Solemn Warning. Coloco Breakthrough Skill set e passo.

No turno dele, ele dá Typhoon na Wrath, ativa Oasis trazendo Altair e Vega, faz Dweller e ativa, eu respondo com a Breakthrough Skill e ele passa.

No meu turno, eu ataco o Dweller com Muzurhythm. Ele dá o Dweller e eu devolvo com Breakthrough Skill do grave. Do Muzurhythm eu tiro Cir, que me dá Virgil pra fechar o jogo.


Me recuperei bem. 1x1

Partida final, eu comecei muito bem. Setei Typhoon, dei Kuribandit, peguei Dark Hole.


Reparem que no Kuribandit eu mandei Cagna, que mandou Good & Evil, e Scarm, que iria buscar algo pra eu usar o Good & Evil (sempre melhor o Graff, tá, pessoal?), e de quebra uma Breakthrough Skill que já me tira dor de cabeça. Ta 10.

No turno dele ele joga Vega e eu respondo com Maxx "C". Ele joga Vega, ataca com ambos, seta uma e passa. Eu dou Typhoon na set dele, uma Fiendish.

No meu turno eu comprei Divine Wrath. Aí o que eu fiz, ativei Good & Evil, descartei Graff, busquei Rubic, com Graff eu trouxe Scarm, fiz Special do Rubic da mão, devolvi o Deneb, bani Vega, trouxe Tour Guide, fiz meu Dante com Cir embaixo. Tirei Tour Guide do Dante, bati com todo mundo, fiz Downerd por cima do Dante, busquei Barbar com Scarm e passei.

Turno perfeito.

O Vega dele voltou, ele jogou outro Vega e eu dei Wrath descartando e ativando Barbar. O outro Vega que já estava no campo ficou com cara de cu, ele setou uma e passou.

Eu tava muito desconfiado dessa set. Eu pensava que só podia ser Alpha. Bati com Virgil, ele deu Book no Virgil. Eu bati com Downerd, e Downerd tirou Cir. Ele só tinha 800 Life Points sobrando, trouxe Barbar de novo pra finalizar.


2x1 na quarta vitória consecutiva. Estamos ladeira abaixo e eu estou louco pra terminar em pelo menos 9 vitórias, pra superar o outro artigo. Mas me contento com oito também.

Ele reclamou um pouquinho, disse que eu tive muita sorte. Quem quiser, pode concordar, mas acho que joguei da melhor maneira possível, e ce vai dizer que isso não ajuda?

Duelo 5 - Code23 - 1022/311 - Burning Abyss

Opa, Mirror Match? Vamos, claro.


Comecei com Scarm e Cagna. Set era Allure, Breakthrough Skill e Rising Energy. Um open muito bom, desde que ele não seja Nekroz.

Ele começou ativando Cyclone na Rising Energy, pensei bastante e ativei descartando Graff, trouxe Scarm. Continuou fazendo Calcab e Scarm, matou a Breakthrough Skill com Alucard. Jogada estranha. Buscou Rubic na End Phase.

Como essa jogada foi muito ruim (desculpa, gente, foi mesmo). Eu atropelei ele no turno seguinte, de modo que só restou 400 life points depois do Barbar. Ele concedeu o jogo.

1x0

Ele começou o jogo, fez normal summon de Cir, seguiu com Barbar por Special Summon e eu ativei Maxx "C" comprando uma Allure of Darkness. Ele setou duas e passou.

Eu comprei Graff na Draw Phase. Ativei allure, comprei Graff de novo e Cir.


O plano do turno era fazer Dante com Cir embaixo. Eu joguei Cir por Special Summon e ele deu Maxx "C". Fiz normal Summon do Graff, fiz Dante, dei Detach no Graff e trouxe Cagna. Ataquei Cir com Dante e ele deu Breakthrough Skill, voltando meu Dante para 1000 ATK. Eu tentei fazer com que ele não tirasse vantagem do Cir, mas parece que o feitiço virou contra mim. Peguei Graff pra mão (normalmente seria um Cir, mas eu tinha um plano diferente).

Depois de setar todas as cartas, busquei um Kuribandit com Scarm e passei.

Ele fez Special Summon de um Cagna e normal summon de um Calcab. Começou a fazer um monte de efeito, voltou a Traveler pra mão com Calcab, no desenrolar da história ele terminou com Farfa, Graff, 2 Dantes cada um com 1 Material. Eu tinha 1 Dante (mandei cir com Grieving pra dar Stall).

No meu turno, fiz Normal Summon do Kuribandit, ativei o efeito, mandei 2 Breakthrough Skill, 1 Raigeki Break, 1 Wrath, 1 Cir. do Cir peguei Scarm.

No turno dele, ele simplesmente fez de novo todos os efeitos que quis. Encerrou com 2 Downerds, cada um com um Dante. Foi um turno extremamente exagerado porque ele até desperdiçou um Graff  do field. Eu tinha usado Raigeki Break, salvo engano, num Virgil descartando Graff, ele tinha dado Farfa no meu dante e matado o Scarm na porrada. Na End Phase dei o Scarm pegando Tour Guide e depois dei Traveler.


Quando fiz um Dante com Graff e Scarm ele deu um Maxx "C". Será essa a melhor jogada pra ele?

Olhei o deck dele. 13 cartas. Dava pra matar. Comecei a fazer tanto Special Summon quanto possível, usei Rising Energy descartando Wrath só pra poder fazer Special Summon de um Farfa que eu comprei na Draw Phase.

Resumo da obra. Terminei o turno com Virgil, F0 feito com 2 Downerd, Angineer, Downerd (as 3 Downerds feitas nesse turno com Dantes).

E ele?


Virgil foi o último Special Summon e o último card do deck.

2x0, Cinco vitórias na mão.

Duelo 6 - Silenth - 676/143 - Kozmo

Rostos novos. Eu não sei perfeitamente cada efeito de carta e techs a se esperar. Mas tenho uma breve noção. Em contrapartida, esse cara não tem experiencia com Matchs, a julgar pelo perfil dele. Tomara que isso tenha equilibrado.


Que mão ruim. E sem saber o que eu ia encarar... horrível. OK, nada de pânico. Seta as duas traps, passa e reza. Ótimo.

Ele jogou uma Farmgirl, atacou e eu dei Breakthrough Skill. Ainda na Battle Phase, ele deu Emergency Teleport e eu dei Maxx "C" comprando Kuribandit. Ele trouxe outra Farmgirl e eu descartei Good & Evil na Wind Blast, e ele passou.

Joguei Kuribandit, entre os relevantes, veio Back Jack, Graff e Foolish Burial que peguei pra mão. Desse Graff peguei Scarm e do Jackback coloquei Cir no topo.

Ele deu Raigeki no Graff, tentou atacar com 2 Farmgirl e eu dei Back Jack, jogando o cir e pegando o Graff. Ele ativou Kozmotown e passou.

O campo tava perfeito pra mim, com Good & Evil no Grave e nenhuma backrow. Fiz Dante e Virgil, voltei o Town, Bati nas Farmgirl e passei.

No turno dele, ele comprou e passou.

No meu turno, ele tinha 5200. Pra mim o óbvio era Barbar e bater. Quando fiz barbar ele jogou Gorz em def.

Daí pra frente foi um grind longo, rolou outro gorz, F0, monte de jogada. Ele queria me dar Deck Out. Inclusive, eu joguei um Kuribandit com 5 cartas no deck. Ele atacou Kuribandit com Farmgirl e eu dei Rising Energy, deixando ele com muito pouco LP. No fim das contas eu acabei ativando traps pra deixar ele de campo limpo na End Phase dele, enquanto eu tinha Kuribandit e ele tinha 900 LP. Ufa!


1x0, depois de muito grind.


Essa aqui vai ser curtinha. O máximo que eu extraí desse jogo foi 2 Cir. Se ao menos tivesse feito Dante. Tentei barrar as Farmgirl com Cir, mas ele invocou um monstro Esquisito que dá 1000 Atk, fugiu o nome, galera. Resumo da obra, perdi sem conseguir lutar.


Agora sim temos um open bem agradável. Dante, dando detach no Scarm, buscando algo, era meu plano. Ele deu Maxx "C". e eu passei.

No turno dele, ele jogou Kozmogirl e eu dei Lancea. Ele permitiu. Bateu no Scarm e deixei. Ele pegou o field e ativou. Deixei. Setou uma e passou. Na End Phase dei Typhoon numa Decree.

No meu turno fiz dois Dantes com um monte de efeito diferente, dei Mills ótimos, uma pena que ele deu um Stall decente, fazendo com que eu só tirasse só 700 Life Points. Tá, tudo bem. Setei Phoenix Wing Wind Blast, busquei Cagna com Scarm e passei.

Ele tentou usar o efeito do Field e eu dei Blast. Joguei Cagna e Good & Evil. O desespero bateu, ele deu Dark Hole e passou. Debaixo dos dois Dantes tinha Cir e Graff;

No meu turno, quando eu comecei a fazer efeito demais ele concedeu o jogo.


Se não matasse, ficava dentro do range do Barbar com Shark. Ainda estava a depender do Mill pra saber se terminava nesse turno ou não. Mas ganhamos.

Seis vitórias seguidas. Assim que eu gosto.

Duelo 7 - DatabaseError#0 - Dark World - 1251/1024

Não qualquer Dark World, meus amigos, um Dark World com Chicken Game e Pseudo Space. No G1 isso assustou.


Comecei com 5 monstros, e isso não é bom na maioria dos casos. Fiz um dante com Graff e Libic, detach no Graff, trouxe Scarm e fiz Special de Barbar. Aí eu parei e pensei "outro Dante?"... achei melhor não usar tanto recurso num começo de jogo. Fiz Fortune Tune e passei.

Eu realmente não tenho como lembrar o turno inteiro o que aconteceu. Ele terminou com 12 cartas no deck, mas basicamente usou todos os Chicken Game e Gates, fez Dweller, depois deu Hieratic Dragon Heliopolis tributando todo mundo pra matar o Dante, antes disso ainda tinha rolado Dealings que dei com Graff e Trouxe Cagna que depois morreu pro Grapha, muita coisa.

Qual foi a chave aqui... ele ativou Chicken Game três vezes, deu Pseudo Space copiando Chicken Game uma vez, deu Soul Charge com 3 monstros, perdendo 1000 Life Points, coisa que ele não deveria fazer numa Match contra BA.

Meu turno seguinte começou assim: Eu tinha Fortune Tune com Scarm, Cir, Breakthrough Skill e Kuribandit na mão. Ele tinha Pseudo Space, Grapha e uma carta set.

Eu joguei o Cir que se matou por causa do Fortune Tune, trouxe Dante e fiz F0. Perfeito. Bati no Grapha, ele deu Eradicator Epidemic Virus pedindo traps. Perdi a Breakthrough e passei.

No turno dele, ele fez Felgrand, matou meu F0, eu peguei Cir com Dante e passei.

No meu turno eu dei a Breakthrough Skill no Felgrand e fiz Nightmare Shark e ele concedeu.


1x0

Dessa vez ele pediu pra começar, já sabia meu deck. Não sei qual matchup ele esperava, mas tudo bem.


Esse open foi ligeiramente melhor. Dava pra contornar algumas coisas que eu esperava.

Só que ele veio meio ruim... veio os descartes e não vinha Dark World. Tanto que ele deu Dragged Down descartando uma Terraforming, acho. E como ele viu minha mão acabou concedendo.


Sétima vitória. Vamo que vamo.

Duelo 8 - MatthewCollinss - 833/5337 - Infernoids

Infernoids? Deve ser moleza.


Comecei com Kuribandit e setei Breakthrough Skill e joguei mais 5. Com o Scarm peguei Cir. Dia ótimo.

Bom, ele começou com o Infernoid que destroi Spells e Traps na Breakthrough Skill, deu monster Gate, Charge of the Light Brigade, Lumina... OTK Surpresa.


Esqueci do Jack Back, poderia ter dado mill em algo interessante. Tá, vamo de novo.


Provavelmente o melhor Kuribandit que eu poderia ter dado na vida, peguei a Raigeki Break. As sets são Phoenix Wing Wind Blast e Crush Card Virus. Por que eu coloquei CCV do side vai além de minha compreensão. Enfim, deixei o field com Cagna do Deck e Graff do Grave que cir pegou. Do Scarm ainda peguei tour guide. Ainda tinha sobrado uma Breakthrough Skill no grave, então tava ótimo.

Ele começou dando um Charge of the Light Brigade. Nessa altura eu tinha percebido que CCV não era uma opção boa, então eu ativei logo porque eu tinha certeza que ia pegar o Raiden. Sobrou um Pirmas e uma Breakthrough Skill. Logo que resolvi Graff buscando Scarm dei logo Maxx "C". Ele fez Seitsemas, bateu no Cagna, removeu Scarm e passou com Breakthrough set.

Turno seguinte, eu comprei Graff, resolvi a Good and Evil, fiz um Virgil com farfa no Seistsemas, joguei o efeito do Virgil só pra ele perder a Breakthrough Skill, depois disso dei meu Tour Guide, trouxe Cir, fiz Dante, do Cir trouxe Graff. Ia me fazer vantagem e ele fica no range de Nightmare Shark. PERFEITO.

No turno dele, Seitsemas voltou, ele fez outro seitsemas. Eu tinha a Raigeki Break do Kuribandit set e Cir na mão. Meu plano era o seguinte: ele bate com um seitsemas e eu deixo. Depois quando ele for atacar com o outro eu dou Raigeki Break no segundo Seitsemas e volto o que ele matou, se for um monstro importante. Faz sentido?

Ele bateu no Virgil com o primeiro Seitsemas. Deixei. Comprei Vanity's Fiend. Ele atacou o Graff, dei Raigeki Break mas ele respondeu com Void Seer, trouxe o Virgil com Cir. Ele continuou no Graff. Quando fui buscar com Graff só tinha Graff e Barbar no deck. Trouxe Barbar. Ele removeu Dante e Virgil com os Seitsemas e passou.

No meu turno eu comprei Artifact Lancea. Eu já ia dar Dark Hole quando notei que ele tinha Void Seer no grave. Só passei.

Ele atacou com ambos Seitsemas e passou.

No meu turno comprei Typhoon. Não consegui fazer nada então concedi o jogo.


Sete vitórias e uma derrota. Quero uma revanche.

Duelo 9 - TiRompo - 1152/859 - Fire Kings

Taí um deck que não vejo faz um tempo. É meio fraco, mas tomara que ele não espere que eu pegue leve.

Tá, comecei com Tour Guide, Wrath, Maxx "C", Graff e Foolish Burial. Desci Tour Guide, trouxe um Scarm pensando em buscar algo pra Wrath... acabei dando Mill em Cir e Graff também. Fiz um Fortune Tune e pra mim tava perfeito.


Ele deu Onslaught of the Fire King, trouxe Garunix, deu uma Foolish Burial num Barong (não me pergunte por que) fez Normal Summon dum Yaksha. Bateu com os dois no Fortune Tune. Dei detach num Cagna e um Graff do Fortune Tune e do Graff tive a ideia de trazer Farfa pra remover o Garunix. Ele deu Dark Hole, eu peguei Cir com meu Dante e ele matou outro Garunix da mão com Yaksha.

Certo, entrei no meu turno, dei a Good & Evil, e Good & Evil sempre rende jogadas ótimas. Fiz um Virgil e voltei Garunix do Field. Bati com ele e um Scarm. Passei com Wrath, Breakthrough e algo que não lembro set, além dos monstros que já falei e um Dante.

Beleza, entra no turno dele, na Standby ele dá um Garunix, eu dei Breakthrough Skill. Ele deu Wolfbark e eu dei Wrath. Ótimo. Ele bateu no Virgil, setou uma e passou.

Eu tinha Dante e Scarm, comprei Graff. Ele tinha 4700 Life Points então bolei o plano. Fiz um Alucard, dei Detach no Graff, trouxe Cir, que se matou e trouxe Virgil. Do Alucard e Dante fiz F0, e aí o jogo acabou pra ele.


Foi mole, ele nem tinha recurso que desse pra encarar.

Um a zero? Beleza.


Eu achei um erro da parte dele me deixar começar. Tudo bem. Fiz Special do Graff e normal do Scarm. Nesse momento tomei Flying "C". A forma que eu joguei meio que estava jogando ao redor disso porque ainda pude tirar vantagem do Scarm. Tranquilo. Setei as duas traps, busquei Kuribandit e passei,

No turno dele, ele deu Tenki, pegou Bear, deu o Bear no Flying "C", bateu com o Bear e eu dei Wind Blast nele, descartei o Cir e peguei Graff. Ótimo. Ele setou uma e passou.

No meu turno comprei Cagna, corri pra fazer um dante com os dois, tomei Black Horn. Fiz os efeitos dos monstros e passei. No turno dele, ele deu o Bear, trouxe a Tenki e passou (sem ativar a Tenki). Não entendi bem.

No meu turno dei uma Good & Evil fazendo Alucard com Scarm e Graff. Fiz normal summon do Kuribandit, bati com ambos, busquei Tour Guide com Scarm e peguei Fiend Grieving com Kuribandit. Ele deu Wolfbark, e quando respondi com Raigeki Break ele concedeu o jogo.


Um jogo simples, mas até que foi bem divertido.

Temos oito vitórias e uma derrota, então no mínimo empatamos com o episódio anterior. Pra o duelo final eu quero ou a revanche com Infernoid ou um duelo bacana contra Ritual Beasts, seria o ideal.

Duelo 10 - heroes_unite - 1329/9076 - Heroes

Eu não esperava pegar cachorro grande no último duelo. Sem contar que o Match-Up foi ruim. Nunca gosto de jogar contra Hero usando qualquer deck. Já peguei até a manha do que usar, mas sempre vai ter aquele momento bosta do duelo que vai remover tudo. Então, vamo lá né...

Comecei setando Raigeki Break e Phoenix Wing Wind Blast, dei Kuribandit, peguei Foolish Burial. Mill ruim, mas...


Tá, no turno dele ele bateu com Rai-Oh, setou 4 e passou. Mal sinal.

Dei Foolish no Graff e peguei Cagna. Dei Raigeki Break no Rai-Oh, ele deu Forbidden Lance. Aceitei, agora era só bater com o Cagna. Tomei Mirror Force. Joguei a Good & Evil no grave, passei.

Não lembro bem o desenrolar do G1, mas chegou um ponto que ele tinha Dweller e Rai-oh, eu tinha Barbar e uma set, o jogo não fluiu e eu tive que conceder.

0x1


Até que começou legal. Setei as 3 dei Kuribandit. Peguei outra Typhoon e passei. Nada de bom nesse Kuribandit também.

No turno dele, ele deu A Hero Lives, trouxe Mist, deu o efeito, pegou Mask Change e ativou, eu respondi com Raigeki Break descartando a Typhoon. Ele ainda fez Dweller. Na End dele eu dei Grieving pra ver se ele deixava passar o Dweller, ele ativou, mandei o Barbar, mas o principal era tirar o Shadow Mist de alcance. Engraçado que depois disso dei Typhoon numa Call of the Haunted.

No meu turno dei Dark Hole e setei o Graff e passei.

Ele jogou Allius e bateu no Graff. Quando fui ativar, ele deu Solemn Warning. Pensei comigo "Tá no range do Nightmare Shark".

No meu turno comprei Raigeki e ativei.

No turno dele, ele setou e não fez nada.

No meu turno comprei Raigeki Break e setei.

No turno dele, ele setou um monstro e passou.

No meu turno eu comprei Tour Guide e ele deu maxx "C". Depois de muito pensar, fiz Nightmare Shark com Scarm, porque eu tinha a Raigeki Break.

No turno dele, ele deu Typhoon e eu respondi descartando um Cir que eu busquei com Scarm na Raigeki Break, dando alvo no monstro set, que era um Summoner Monk. Ele deu A Hero Lives e pegou Mist e partiu pro Dark Law. Ele bateu no Scarm que eu trouxe do Cir e passou com uma set.

No meu turno comprei Good & Evil.

No turno dele, ele bateu e setou uma.

No meu turno comprei Cir. Na end Phase ele mostrou Compulsory Evacuation Device e eu concedi.


Oito vitórias e duas derrotas. Desejava um final melhor, mas acho que 80% é uma ótima taxa, não concordam?

É isso, vamos pra análise do deck, então olho vivo agora.

Burning Abyss - Carta por Carta

Pessoal, além do que eu já falei no post do Shaddoll Seraph, tem umas coisas pra se considerar aqui. O deck que eu montei tinha em vista um metagame. À medida que o tempo foi passando, já que esse artigo demorou porque eu só podia fazer um ou dois duelos por dia no máximo, isso aqui levou um tempo, e o jogo foi mudando, tanto que lançou Clash of Rebellion no meio do caminho, mas de qualquer maneira eu me mantive com o deck sem fazer mudanças no deck. Então esse artigo será metade ultrapassado, mas há o lado bom nisso, a gente vai poder ver o que eu acertei na época, o que não vale mais, e o que devemos fazer hoje. A gente precisa ver o deck de novo agora.


Falando do deck no geral, eu achei perfeitamente consistente, só que meus recursos vão embora rápido demais, na maioria dos duelos, senão quase todos, pouco antes das partidas acabarem eu buscava no deck e só havia no máximo dois monstros Burning Abyss no deck. Saber disso me fez ter uma cautela diferenciada ao jogar, tanto que quase todos os Dantes no cemitério pegavam Cir, e eu não saia fazendo dois dantes sempre que podia, fazia um desvio no gameplay pra segurar recursos, que tem sido a chave do Metagame, inclusive.

Enfim. vamos analisar as cartas. Como no Shaddoll, cartas que precisarem ser analisadas em conjunto, assim serão, no mais, tentarei manter uma ordem lógica.

Main Deck

3x Scarm, Malebranche of the Burning Abyss, 3x Graff, Malebranche of the Burning Abyss, 3x Cir, Malebranche of the Burning Abyss - Esse aqui é o coração do deck (Dante é o cérebro). Essa é aquela parte do deck que não carece explicação. Se você não tá entendendo essa escolha de cartas, volta o artigo todo que uma hora cê entende, beleza?

Cagna, Malebranche of the Burning Abyss, Good & Evil in the Burning Abyss - Basicamente, o Cagna eu usei primariamente pra jogar o Good & Evil no grave, e se ele não pode cumprir essa função, jogava Traveler num estado do jogo que comprá-la seria ruim. A Good & Evil permite que eu faça jogadas com muito mais potência, envolvendo os 3 Burning Abyss principais sem que eu precise usar o efeito de Special Summon deles. Procurei ao máximo fazer mais vantagem possível nessas cartas, então quase sempre uso em campo limpo descartando Graff, funciona maravilhas.

1 Rubic, Malebranche of the Burning Abyss, 1 Libic, Malebranche of the Burning Abyss, 1 Farfa, Malebranche of the Burning Abyss - Essas aqui são cartas adicionais cujos efeitos eu posso tirar proveito, mas não quero fazer sempre, só em situações bem específicas. Embora sejam muito boas (especialmente Farfa), se eu fosse usar, digamos, duas copias de Libic e Farfa e 3 de Rubic me põe numa mão que o Dante e o Mill é obrigatório e Mill nos Burning Abyss principais é mandatório, e não é uma situação que é bom se colocar. O mesmo se aplicaria nos outros Burning Abyss que não entraram na lista, Draghig, Calcab, Alich, e assim por diante.

1 Barbar, Malebranche of the Burning Abyss - Essa carta aqui é o "Cowboy" do deck. Aumenta o alcance do Nightmare Shark, e eu garanto a vocês que ganha jogos. Uma pena que no Early Game não é muito bom, exceto pelo ataque decente que vai ser de notável utilidade.

Tour Guide of the Underworld - Igual ao Good & Evil, se eu conseguir usar com sucesso esta carta na melhor oportunidade possível, eu terei vantagens grandes e me põe muito à frente no jogo. O interessante é que o pessoal, na Mirror Match, se descuida demais com essa carta. Eu não uso Flying "C" e nem preciso. O pessoal corre pra fazer Tour Guide o mais rápido possível, e tudo que eu tenho que fazer é "Matar" o Burning Abyss que trouxer com ela e controlar com Farfa. Pronto, pode dispensar Flying "C". Fora o detalhe que é um Floodgate que você dá em si mesmo se não tiver cuidado, indispensável no deck.

2 Kuribandit 1 Absolute King Back Jack - A ideia com essas duas cartas era uma só. Pegar as traps adequadas pro Match-Up que eu encarava, tanto que eu podia me desfazer mais deles depois do primeiro jogo de cada partida, já que eu tirava as cartas que não eram muito boas contra o deck que eu enfrentava, e se eu esperasse aparecer Royal Decree eu não iria querer muitas Traps e por consequência ia ter menos coisas que eu quero pegar. Open de Kuribandit, exceto nesse último duelo, é excelente. E você ainda pode fazer Dante com Special Summons e fazer Kuribandit depois, e fazer um Set-up ótimo. Back Jack também é ótimo, se fosse do Level correto pro deck eu talvez usasse 1 Kuribandit 2 Back Jack. Arruma o topo do deck pra você escolher seu Draw e uma trap fica no topo do seu deck pronto pra ser usada como se estivesse no campo, muito bom.

2 Maxx "C" - Se vocês querem saber a verdade, Maxx "C" está tão bom atualmente que eu definitivamente usaria 3 se continuasse a jogar com o Deck, já que o único Match-Up que não favorece é contra Qli, que acabou por sumir.

Allure of Darkness - Eu disse e repito. Dois Draws? Claro que eu quero.

Foolish Burial - Até que eu não tirei tanta vantagem dessa carta. É um "Coringa", mas vem com um preço, que é limitar sua jogada por você já ter usado um Burning Abyss. Inclusive quando eu precisava tirar muitas cartas do Main pro Side, Foolish saia às vezes.

3 Breakthrough Skill - Essa carta definitivamente teria me salvado no último duelo se tivesse aparecido. Tenha em mente que cartas boas de se fazerem Mill não é só monstros Burning Abyss, e por causa dessa carta eu não tive trabalho pra lidar com Dweller durante os duelos desse artigo.

2 Divine Wrath - Algumas cartas do deck estão aqui meramente para experimentação. Divine Wrath é uma delas. A idéia não é minha, peguei com o nosso parceiro, o Paulo Roberto Gonçalves (PRRJ), e decidi ver como seria usando ela. Verdade seja dita, foi legal. Mas não sei se vou continuaria usando, acho que precisaria ver o Metagame por inteiro para depois chegar a uma conclusão.

3 Fiend Griefing - Ótimo em vários Match-ups e perfeito counter de várias cartas chave em um deck (Cir, Altair, Call of the Haunted, Shaddoll Falco, et cetera), e uma Fiend Grieving resolvida corretamente desestrutura o jogo te ganhando ele, praticamente, como foi com os Tellarknight que simplesmente perdiam o duelo quando perdiam o Deneb, aí ficava todos aqueles Altair e Vega na mão sem conseguir criar vantagem (em parte, graças ao ban do Lavalval Chain).

3 Phoenix Wing Wind Blast 3 Raigeki Break - aqui é o out-genérico-pra-qualquer-coisa do deck. Existe discussão entre o melhor mas não vamos nem aprofundar aqui. De novo, depende do Match-Up, e aí volta a questão do Kuribandit, e não é sempre que eu posso escolher qual eu vou usar, mas quase sempre qualquer uma vai te servir muito bem, e é ótimo pra fazer efeitos no turno do seu oponente, ou descartar Back Jack e Good & Evil que ocasionalmente aparecem na mão.

2 Rising Energy - Antes de mais nada, vou contar como essa carta veio parar aqui. Eu discutia com a equipe Duel Brasil sobre o deck (salvo engano, inclusive até antes dessa série), e dizia que queria muito ter alguma idéia de algo pra usar na engine do Burning Abyss que, de forma flúida, me desse a possibilidade de jogar sobre Apoqliphort Towers. Após várias idéias como Honest e Magnum Shield, o Raphael Albuquerque, nosso amigo, autor de artigos do blog, moderador do grupo entre outras atribuições, citou esta carta. Imediatamente eu percebi que era essa a carta que eu procurava. Estava perfeito. Daí depois veio a idéia de manejar com Kuribandit e Back Jack. E inclusive, funcionou como previsto. Detalhe, eu perdi o jogo que matei o Towers, mas se eu não tivesse essa carta no deck, eu tinha perdido antes do meu primeiro turno sequer começar (e por isso também não usei no Side Deck). No dia que montei o deck pra jogar, Qli era um dos dominantes e parecia a idéia mais sensata ter algo contra Qli no main deck. Acertei na escolha, mas à medida que o tempo passou, a carta se tornou obsoleta, mas se eu tivesse feito os dez duelos no mesmo dia, teriamos visto muito melhor essa idéia. Enfim, fora de Qli, a carta é medíocre, então independentemente de qualquer coisa, sempre tirava ela pro Side, exceto contra Qli (talvez fosse útil contra infernoid se meu oponente usasse 3 cópias de Void Seer, mas isso é impossível precisar). Ela aumenta o alcance do Nightmare Shark e as possibilidades de situações em que você pode dar um OTK, então não é absolutamente inútil, apenas existem opções mais vantajosas.

The Traveler and the Burning Abyss - Não consegui tirar muito proveito, provavelmente pela build não ser adequada e talvez por eu não saber muito bem como tirar o máximo dela, mas a impressão que tive é que fora do Early Game não há muito que eu consiga fazer nessa build.

Extra Deck

Virgil, Rockstar of The Burning Abyss - Um virgil pra um Rubic, foi minha lógica. Tudo bem que nada impede que eu faça 3 Virgil com 1 Rubic, mas isso gasta Cir que dificilmente recuperarei, inclusive se eu reviver Virgil várias vezes com Cir (que é necessário em vários Match-ups). Como só faço Virgil em situações muito específicas e nunca quis fazer o segundo, uma cópia pra mim está ótimo e tende a permanecer assim. Em tais Match-ups que eu estou mencionando, Virgil põe o oponente muito pra trás, basicamente nos mesmos que Fiend Grieving e mais alguns outros.

3 Dante, Traveler of the Burning Abyss - Auto-explicativo como os 3 Burning Abyss principais. Só devo acrescentar que a única quantidade aceitável é 3, muito embora eu controle muito fazer o terceiro, que às vezes acontece, já que é o monstro que mantem os recursos basicamente infinitos no deck, enquanto você conseguir resolver com sucesso os efeitos.

3 Downerd Magician - Não é tão indispensável quando Dante, mas é muito versátil, e previne que meu adversário faça o óbvio, que é Castel, muito embora retornar o Dante não é uma coisa tão ruim quanto parece, já que essencialmente eu ganho o quarto Dante. Inclusive eu às vezes retorno um Dante do Graveyard com outro, esporadicamente. Voltando à Downerd Magician, ela deixa viva qualquer monstro xyz do Extra depois de ter usado os materiais, então há mais uso nela do que evitar bounce de Dantes.

Ghostrick Alucard - Uma carta que eu gosto de usar antes de fazer a jogada que eu realmente pretendo, não é exatamente uma carta pra usar como se fosse Typhoon e correr pra fazer se meu oponente tem algo set no campo. Enfim, é ótimo em situações específicas como contra Falco ou Dragon set no campo entre outras aleatoriedades flutuando.

Mechquipped Angineer - Aqui foi uma escolha pra ganhar de algumas coisas como Valkyrus e permitir um controle em situações que obviamente eu possa tirar proveito, entre outras interações como o Farfa no turno do oponente, ou Alich, se usasse. Não usei muito. mas vai permanecer aí, como uma carta "obrigatória", se quer ter um Burning Abyss funcionando direito.

Muzurhythm the String Djinn - Eu queria algo que me permitisse não me prender a Acid Golem e os, digamos "efeitos colaterais". Até usei mais do que esperava que iria. Inclusive, num dos duelos o oponente tentou fazer com que eu usasse o Acid Golem e felizmente não precisei.

Number 30: Acid Golem of Destruction - Uso mais essa carta só pra fazer OTK junto com dois Dantes, principalmente tendo Muzurhythym à disposição.

Number 47: Nightmare Shark - Indispensável também no Burning Abyss. Muita gente vai me apedrejar por eu só usar uma cópia, mas eu tentei ao máximo ser versátil no Extra Deck para fins de experimentação. Nunca precisei fazer o segundo, muito devido ao fato de eu só fazer Nightmare Shark quando os Life Points do meu oponente já estão baixo o suficiente.

Number 49: Fortune Tune - Usei mais por versatilidade. Por incrível que pareça, até que foi bom quando comecei a pegar o jeito. É meio floater, não pode ser alvo, se previne de destruição, retorna Cir, Scarm, Graff e Tour Guide pro Deck, definitivamente continuaria usando.

Number F0: Utopic Future - Quando usei essa carta pela primeira vez não gostei e tirei. Aprendi a jogar direito com ela e não tirarei mais. Essa carta me deu jogos que eu demoraria muito mais tentando atropelar um monstro do oponente. Muito bom pegando o Trishula do meu oponente e devolvendo para que ele não use nenhum efeito de Spell do Graveyard, entre outras interações muito boas.

Wind-Up Zenmaines - Usei essa carta como "Out Genérico". Vai permanecer por questões de imprescindibilidade e só.

Side Deck

Artifact Lancea - Eu tinha comentado no post do Shaddoll que ia cogitar essa carta. Não achei muita vantagem não. Vou repensar essa carta.

Maxx "C" - A única razão de estar aqui era o receio pela quantidade grande de Qli's rondando o Dueling Network. Quase sempre veio pro main entre jogos, então eu creio que deveria estar no main deck.

Vanity's Fiend e Vanity's Emptiness - Pensei em usar essa carta como "bloqueio" pra decks que dependem muito de Special Summon, e não achei ter dado bons resultados, não, principalmente Fiend.

2 Dark Hole - Eu usei essa carta contra decks que gastam muitos recursos fazendo monstros "grandes" em campo e outros que talvez me dessem Maxx "C". Achei super positivo, especialmente contra Hero e Nekroz.

3 Mystical Space Typhoon - Muito embora Burning Abyss seja tolerante a Floodgates, não significa que eu posso deixá-los no campo, então achei sensato tê-las no Side Deck.

Raigeki - Praticamente mesmas aplicações de Dark Hole

3 Shared Ride - Só usei mesmo contra Nekroz, mas já é motivo suficiente para permanecer onde está, já que dá uma vantagem gigante.

1 Crush Card Virus - Eu queria ter usado contra Nekroz e Qli, talvez Hero, hoje em dia talvez use contra Kozmo, mas no geral nem foi muito útil.

Substitutos Cogitados

Main Deck

Não tenho arrependimentos no que diz respeito ao Main Deck, a única questão é adaptar corretamente ao metagame que eu vou jogar com o Deck, então não dá pra dizer com certeza o que eu vou colocar ou tirar. No máximo as Techs e só.

Extra Deck

Esse extra tinha o propósito mais experimental, e tenho que dizer saiu já em versão final. Senti falta do Giga-Brilliant, mais de uma vez fui no Extra Deck pra fazer ele e não estava lá. Mas não compensa tirar qualquer das cartas pra tentar jogar ele lá.

Side Deck

Acho que vai ter umas mudanças maiores aqui, até porque o metagame teve uma leve alteração do começo ao fim do artigo. Senti falta de umas Galaxy Cyclone, mas talvez use de Main Deck. Não há nada definido ainda.

Considerações Finais

Acredito ter acertado maior parte das escolhas logo de cara pro artigo. Creio que parte se dá pela versatilidade do deck, já que eu posso usar cartas impensadas em outros decks, tudo bem.

Peguei um deck bem forte pra fazer esse artigo. Teve bastante gente desistindo dos duelos quando eu fazia vantagem demais. Às vezes não dá pra acompanhar as vantagens que o deck gera, e nem dá pra impedir de fazer também.

Nesse momento está acontecendo o Mundial de Yu-Gi-Oh. Por ser TCG Exclusive, Burning Abyss não era válido nesse torneio, mas se o fosse, definitivamente teria sua cota do Top do Torneio. Já faz quase um ano da coleção Duelist Alliance, e Burning Abyss vem mostrando que, enquanto "existir", sempre será um adversário que jamais se pode ignorar.
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Um comentário :

  1. Deck List mal feita, cenário horrível pra testes, muitas cartas random no Deck, adversários de baixíssimo nível e por fim teorias falhas como a da Rising Energy (melhor uma Pena, contra Shaddoll é mais efetiva, além de Nekroz). Pra mim, desconsiderável.

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