E aí, meus caros amigos.
Esse post era pra ter sido trazido mais cedo e em forma de vídeo, mas estamos aqui em forma de texto, e dá tudo na mesma, não é?
O que eu quero no post de hoje é falar de algumas coisas da última coleção que saiu no TCG, Clash of Rebellions, daqui em diante chamada de "CORE".
Vou trazer só as mais importantes, já que não há necessidade de abordar todas as cartas
Clash of Rebellions
Pessoal, vamos tentar abordar em tópicos de fácil compreensão. Como são novidades, opiniões sobre as cartas podem não serem corretas nos próximos dias, mas no momento de agora, são assertivas bem seguras. Beleza?
Suportes Infernoid
Void Imagination e Infernoid Tierra
"Infernoid Onuncu" + "Infernoid Devyaty" + 1 or more "Infernoid" monsters
When this card is Fusion Summoned, you can: Apply these effects, in sequence, depending on the number of Fusion Materials with different names used for this card's Summon;
● 3 or more: Each player sends 3 cards from their Extra Deck to the Graveyard.
● 5 or more: Each player sends the top 3 cards of their Deck to the Graveyard.
● 8 or more: Each player returns up to 3 of their banished cards to the Graveyard.
● 10 or more: Each player sends their entire hand to the Graveyard.
É de se concordar que Infernoid não é, pelo menos ainda, um deck "do topo da cadeia alimentar" no Yu-Gi-Oh. Foi lançado um monstro fusion com uma quantidade grande de efeitos que você pode tirar vantagem. Concordo que precisa-se de muito pra usar todos, mas a Continuous Spell Card, Void Imagination, usa até 6 monstros do Main Deck como Fusion Material caso seu oponente controle um monstro invocado do Extra Deck, então é seguro dizer que na maioria dos jogos você vai fazer os dois primeiros efeitos do Tierra. Vale lembrar que Void Imagination é buscável por Frozen Void, e faz mais do que Fusion, ela deixa o nível dos Infernoid em 1, possibilitando Fields "maiores".
Infernoid Decatron
If this card is Normal or Special Summoned: You can send 1 "Infernoid" monster from your Deck to the Graveyard, except "Infernoid Decatron", and if you do, increase this card's Level by the Level of the sent monster, and if you do that, this card's name becomes that monster's, and replace this effect with that monster's original effects.
Quem tá acostumado a jogar contra infernoid sabe que ter monstros no grave é essencial pra continuar jogando. Decatron permite facilitar isso, e, efetivamente, busca um Infernoid, como um Stratos ou Deneb. Também, possibilita que seja Tuner de qualquer level.
Isso pode parecer irrelevante, mas abre espaço para OTK se você disponibilizar em seu Extra Deck monstros Synchro Non-Effect (para não entrar no limite de nível 8). Também, permite fazer Xyz Summon de qualquer monstro Xyz Genérico de Rank 2 ou mais. Basta você avaliar o que tem em em mão. Por exemplo, se você tem Attondel no campo e Decatron na mão, você pode usar Decatron para enviar Seitsemas pro Graveyard, e então fazer Xyz Summon de um monstro Rank 8, como Felgrand ou Heliopolis. Ou, melhor ainda, se você tem Patrulea no campo e Decatron na mão, use Patrulea para destruir uma carta do seu oponente, Decatron copiando Harmadik e destruindo mais uma e usando ambos para Xyz Rank 4 ou Synchro Level 8.
Suportes Gem-Knight
Em primeiro lugar, Gem-Knight não é o supra-sumo do Yu-Gi-Oh. Neste momento, tudo será somente especulação, mas num futuro onde a banlist equilibre o metagame e aposente o formato Duelist Alliance/Secrets of Eternity, Gem-Knight poderá agir como Geargia/Karakuri era no formato que fazia top em torneios: Fazendo OTK.
Gem-Knight Lady Brilliant Diamond
3 "Gem-Knight" monsters
Must first be Fusion Summoned with the above Fusion Materials. You can only Special Summon "Gem-Knight Lady Brilliant Diamond(s)" once per turn. Once per turn: You can send 1 "Gem-Knight" monster you control to the Graveyard, and if you do, Special Summon 1 "Gem-Knight" Fusion Monster from your Extra Deck, ignoring its Summoning conditions.
Eu acho esta uma carta incrível, não somente por ser o Gem-Knight mais forte, mas também por ter o melhor efeito, que é ter acesso a qualquer um dos melhores Gem-Knight, que é igual a ter acesso aos melhores efeitos. O pior que você pode fazer com essa carta é enviar um monstro para pegar Master Diamond e fazer este copiar o efeito do monstro que você enviou, ganhando uma vantagem somente em ATK, mas isso está longe de ser ruim!
Enquanto você pode achar que 3 Gem-Knight monsters é muita coisa, aguarde até ver a Fusion Spell que foi lançada.
Brilliant Fusion
When this card is activated: Fusion Summon 1 "Gem-Knight" Fusion Monster from your Extra Deck, using monsters from your Deck as Fusion Materials, but change its ATK and DEF to 0. If this card leaves the field, destroy that monster. Once per turn: You can discard 1 Spell Card; the monster Special Summoned by this card's effect gains ATK and DEF equal to its original ATK and DEF, until the end of your opponent's turn. You can only activate 1 "Brilliant Fusion" per turn.
Nós todos sabemos como fazer Fusion Summon usando materiais do deck pode gerar vantagem. Até porque Gem-Knight possui muitas possibilidades de materiais e efeitos que se pode aproveitar no Grave, como a recém-lançada Crystal Rose, Lazuli, Volcanic Shell, entre vários outros.
Usando monstros do deck mitiga toda a questão de perder vantagem usando 3 monstros como materiais, basta enviar um normal monster, uma lazuli e algo para você pegar depois com Obsidian e você já tem um bom setup.
Cabe lembrar também que alguns FTK/OTK já foram criandos usando Brilliant Fusion, envolvendo outras cartas, tal qual outrora se fazia com Future Fusion, que por sinal está banida.
Absorb Fusion
Add 1 "Gem-Knight" card from your Deck to your hand, then you can apply this effect.
● Fusion Summon 1 "Gem-Knight" Fusion Monster from your Extra Deck, by banishing Fusion Materials listed on it from your hand or your side of the field.
You can only activate 1 "Absorb Fusion" per turn. You cannot Special Summon monsters the turn you activate this card, except "Gem-Knight" monsters.
Essa carta aqui é fantástica por vários motivos. Primeiro, é um buscador. Não só de monstros, mais qualquer carta Gem-Knight, em especial Gem-Knight Fusion. A razão pela qual devemos nos importar é que os jogos que Gem-Knight não consegue fluir são os jogos que as Fusion Spells não aparecem. Esta carta, junto com Fusion Conscription, deve dar uma consistência gigante num deck até então apagado. Volto a dizer, não é o momento do Gem-Knight ainda, mas se aproxima a passos largos.
Agora, acrescendo ainda mais as possibilidades, depois do search você pode realizar um fusion summon, se a jogada lhe convier. por remover monstros do jogo no processo, nem sempre será a jogada ideal, mas já seria uma carta excelente sem esse efeito adicional, esse bônus dá muito mais poder e possibilidades que até então eram inéditas no jogo como um todo.
Archetype Kozmo
Na coleção CORE foi lançado um archetype novo, bastante promissor e bem recebido pelos jogadores, para dizer o mínimo. De fato, o deck já conseguiu entrar nas primeiras colocações de torneios decentes e tem se mostrado bom o suficiente para tal.
A engine do deck já aproveita suportes genéricos que preexistiam (como Emergency Teleport para Farmgirl), Juragedo entre outras techs.
No geral, os monstros do deck tem attribute e type bons, muitas cartas são floaters, tem search, tem draw, tem recycle, ou seja, a receita praticamente ideal pra um deck, e como é só a primeira leva de cartas do Archetype eu não ficaria surpreso se algo mais aparecesse nas próximas coleções.
Como o deck ainda é novo, ainda não existe uma tendência de como o deck é montado, então é muito difícil dizer que cartas seu oponente usa, fora a engine principal. A engine, aliás, não é tão simples de "adivinhar" já que muita gente não faz a menor ideia de como o deck funciona nem como joga contra, então acontece mais ou menos o que acontece com algumas pessoas (inclusive eu) quando joga contra Ritual Beast. Fecha os olhos e vai. Dá uma vantagem pra quem joga de Kozmo. Por sorte, o deck é mais fácil de entender e acompanhar as jogadas.
Chicken Game
Eu gosto da arte da carta, que lembra "Pole Position". O resto me preocupa.
Pessoal, não sei se vocês estão cientes a essa altura do campeonato, provavelmente sim, mas a comunidade Yu-Gi-Oh não recebeu bem esta carta por um motivo bem simples: essa carta permite FTK. Simples assim.
O melhor que essa carta tem é o efeito de comprar uma carta mas isso só já basta. Por que agora você tem mais 6 cartas pra Draw (contando com 3 Pseudo Space copiando Chicken Game). Parece pouco, mas quando compara as estatísticas e probabilidades, jogando mais Terraforming na Mistura, você vê a diferença claramente.
O mais comum agora com essa carta, em questão de FTK, é Exodia possivelmente com Library. Mesmo que não seja FTK, já é grande ajuda, e ainda colabora aumentando o alcance da Hope for Escape de forma extremamente consistente, quando aliado a Upstart Goblin, e permitindo que decks voltados em Exodia com Hope for Escape não precisem mais usar coisas absurdas como Gift Card.
Se não está bem claro como isso muda as coisas, essas cartas que eu mencionei, sozinhas, já devem reduzir o tamanho do deck em mais da metade.
Retaliating "C"
During either player's turn, when your opponent activates a Spell Card that includes an effect that Special Summons a monster(s): You can Special Summon this card from your hand. If Summoned this way, while this card is face-up on the field, any card sent to the Graveyard is banished instead. If this card is sent from the field to the Graveyard: You can add 1 EARTH Insect-Type monster with 1500 or less ATK from your Deck to your hand, except "Retaliating "C"".
Antes de começar falando dos usos dessa carta, primeiro falar uma coisa interessante da mecânica dela. Ela funciona como Solemn Warning; seu oponente não precisa necessariamente ativar uma Spell Card pra fazer Special Summon, mas basta que a carta inclua efeito de Special Summon, como Good & Evil ativada do Graveyard ou qualquer coisa similar.
Com isso esclarecido, vamos explicar porque essa carta é ótima. Ela é brutal contra decks que dependem de Spells que fazem Special Summon, seja Nekroz, Shaddoll, ou até Infernoid. Ou qualquer deck Fusion e Ritual. Os recursos do seu oponente somem, e ele vai ficando pra trás no jogo.
E não é só, quando essa carta vai pro cemitério, e é o que vai acontecer porque seu oponente vai tentar "matar" essa carta o mais rápido possível, você pode adicionar uma carta especificada no efeito do seu deck pra sua mão. Entre as escolhas melhores, estão Maxx "C", que geralmente é boa nos decks que Retaliating "C" também é, ou Flying "C".
Archfiend Eccentrick
Pendulum Effect You can target 1 other Spell/Trap Card on the field; destroy both it and this card. You can only use this effect of "Archfiend Eccentrick" once per turn.
Monster Effect You can Tribute this card, then target 1 monster on the field; destroy it. You can only use this effect of "Archfiend Eccentrick" once per turn.
O que eu gosto nessa carta é que ela é um out pra qualquer tipo de carta. Seja monstro, Spell ou Trap. E por ser Pendulum, você pode usar várias vezes durante o jogo! Isso é, se você tiver como fazer pendulum summon dela, é claro!
Também tem a possibilidade de, como pendulum, você pode prevenir que seja destruído, digamos, algum efeito como White Dragon Ninja, Master Key Beetle, ou qualquer coisa parecida e você destrói Spells e Traps de graça, uma vez por turno, e ainda fica com um pendulum com Scale boa para usar durante o jogo.
Uma vez que Pendulum ainda não está popularizado no jogo, essa carta não vai ter muito uso agora, mas não demora a ser introduzido aos poucos, uma vez que Konami quer popularizar a mecânica.
Outros Releases
Entre as cartas lançadas recentemente, tem a muito esperada Storming Mirror Force. Pessoalmente, não acho que será extremamente impactante, mas o pessoal tem expectativas altas pra essa carta. Me desculpa pessoal, mas tô pagando pra ver.
Também foi lançada Secret Blast, que é uma versão da Secret Barrels, que dá mais opções pra o famoso deck Chain Burn. Então quem gosta e ainda não está atualizado, fica ligado aí.
Teve outra carta que eu achei ridícula de absurda e muito inconsistente, mas quem conseguir ativar e resolver vai sair cantando uma música feliz: Balance of Judgment. Essa carta em resposta a um Exciton ou vice-versa põe quem a usar longe demais pro adversário acompanhar. Exciton é aceitável por estar no Extra Deck, e você acessar somente quando precisar. Balance of Judgment não tem essa vantagem
Wavering Eyes foi lançada na versão common, então se você estava procurando mas a grana tava curta, eu diria até que pode comprar booster que cê acha umas delas.
O archetype Red-Eyes teve seu arsenal final liberado pra o TCG na CORE, e creio que não haverá outro upgrade tão cedo. Há de se concordar que é um deck muito bonito e muito amado. Mas não use um deck desses pra jogar sério num torneio, a não ser que você seja maestro ou não tenha mesmo como jogar com outra coisa. É só pra diversão, esse, OK?
Enfim, as cartas mais relevantes entre os lançamentos são essas. A coleção já tem alguns dias mas tudo ainda é novidade e não nos acostumamos às novidades ainda, mas estou ansioso pra ver como fica o metagame daqui pra frente.
Archetype Kozmo
Na coleção CORE foi lançado um archetype novo, bastante promissor e bem recebido pelos jogadores, para dizer o mínimo. De fato, o deck já conseguiu entrar nas primeiras colocações de torneios decentes e tem se mostrado bom o suficiente para tal.
A engine do deck já aproveita suportes genéricos que preexistiam (como Emergency Teleport para Farmgirl), Juragedo entre outras techs.
No geral, os monstros do deck tem attribute e type bons, muitas cartas são floaters, tem search, tem draw, tem recycle, ou seja, a receita praticamente ideal pra um deck, e como é só a primeira leva de cartas do Archetype eu não ficaria surpreso se algo mais aparecesse nas próximas coleções.
Como o deck ainda é novo, ainda não existe uma tendência de como o deck é montado, então é muito difícil dizer que cartas seu oponente usa, fora a engine principal. A engine, aliás, não é tão simples de "adivinhar" já que muita gente não faz a menor ideia de como o deck funciona nem como joga contra, então acontece mais ou menos o que acontece com algumas pessoas (inclusive eu) quando joga contra Ritual Beast. Fecha os olhos e vai. Dá uma vantagem pra quem joga de Kozmo. Por sorte, o deck é mais fácil de entender e acompanhar as jogadas.
Chicken Game
Eu gosto da arte da carta, que lembra "Pole Position". O resto me preocupa.
Pessoal, não sei se vocês estão cientes a essa altura do campeonato, provavelmente sim, mas a comunidade Yu-Gi-Oh não recebeu bem esta carta por um motivo bem simples: essa carta permite FTK. Simples assim.
O melhor que essa carta tem é o efeito de comprar uma carta mas isso só já basta. Por que agora você tem mais 6 cartas pra Draw (contando com 3 Pseudo Space copiando Chicken Game). Parece pouco, mas quando compara as estatísticas e probabilidades, jogando mais Terraforming na Mistura, você vê a diferença claramente.
O mais comum agora com essa carta, em questão de FTK, é Exodia possivelmente com Library. Mesmo que não seja FTK, já é grande ajuda, e ainda colabora aumentando o alcance da Hope for Escape de forma extremamente consistente, quando aliado a Upstart Goblin, e permitindo que decks voltados em Exodia com Hope for Escape não precisem mais usar coisas absurdas como Gift Card.
Se não está bem claro como isso muda as coisas, essas cartas que eu mencionei, sozinhas, já devem reduzir o tamanho do deck em mais da metade.
Retaliating "C"
During either player's turn, when your opponent activates a Spell Card that includes an effect that Special Summons a monster(s): You can Special Summon this card from your hand. If Summoned this way, while this card is face-up on the field, any card sent to the Graveyard is banished instead. If this card is sent from the field to the Graveyard: You can add 1 EARTH Insect-Type monster with 1500 or less ATK from your Deck to your hand, except "Retaliating "C"".
Antes de começar falando dos usos dessa carta, primeiro falar uma coisa interessante da mecânica dela. Ela funciona como Solemn Warning; seu oponente não precisa necessariamente ativar uma Spell Card pra fazer Special Summon, mas basta que a carta inclua efeito de Special Summon, como Good & Evil ativada do Graveyard ou qualquer coisa similar.
Com isso esclarecido, vamos explicar porque essa carta é ótima. Ela é brutal contra decks que dependem de Spells que fazem Special Summon, seja Nekroz, Shaddoll, ou até Infernoid. Ou qualquer deck Fusion e Ritual. Os recursos do seu oponente somem, e ele vai ficando pra trás no jogo.
E não é só, quando essa carta vai pro cemitério, e é o que vai acontecer porque seu oponente vai tentar "matar" essa carta o mais rápido possível, você pode adicionar uma carta especificada no efeito do seu deck pra sua mão. Entre as escolhas melhores, estão Maxx "C", que geralmente é boa nos decks que Retaliating "C" também é, ou Flying "C".
Archfiend Eccentrick
Pendulum Effect You can target 1 other Spell/Trap Card on the field; destroy both it and this card. You can only use this effect of "Archfiend Eccentrick" once per turn.
Monster Effect You can Tribute this card, then target 1 monster on the field; destroy it. You can only use this effect of "Archfiend Eccentrick" once per turn.
O que eu gosto nessa carta é que ela é um out pra qualquer tipo de carta. Seja monstro, Spell ou Trap. E por ser Pendulum, você pode usar várias vezes durante o jogo! Isso é, se você tiver como fazer pendulum summon dela, é claro!
Também tem a possibilidade de, como pendulum, você pode prevenir que seja destruído, digamos, algum efeito como White Dragon Ninja, Master Key Beetle, ou qualquer coisa parecida e você destrói Spells e Traps de graça, uma vez por turno, e ainda fica com um pendulum com Scale boa para usar durante o jogo.
Uma vez que Pendulum ainda não está popularizado no jogo, essa carta não vai ter muito uso agora, mas não demora a ser introduzido aos poucos, uma vez que Konami quer popularizar a mecânica.
Outros Releases
Entre as cartas lançadas recentemente, tem a muito esperada Storming Mirror Force. Pessoalmente, não acho que será extremamente impactante, mas o pessoal tem expectativas altas pra essa carta. Me desculpa pessoal, mas tô pagando pra ver.
Também foi lançada Secret Blast, que é uma versão da Secret Barrels, que dá mais opções pra o famoso deck Chain Burn. Então quem gosta e ainda não está atualizado, fica ligado aí.
Teve outra carta que eu achei ridícula de absurda e muito inconsistente, mas quem conseguir ativar e resolver vai sair cantando uma música feliz: Balance of Judgment. Essa carta em resposta a um Exciton ou vice-versa põe quem a usar longe demais pro adversário acompanhar. Exciton é aceitável por estar no Extra Deck, e você acessar somente quando precisar. Balance of Judgment não tem essa vantagem
Wavering Eyes foi lançada na versão common, então se você estava procurando mas a grana tava curta, eu diria até que pode comprar booster que cê acha umas delas.
O archetype Red-Eyes teve seu arsenal final liberado pra o TCG na CORE, e creio que não haverá outro upgrade tão cedo. Há de se concordar que é um deck muito bonito e muito amado. Mas não use um deck desses pra jogar sério num torneio, a não ser que você seja maestro ou não tenha mesmo como jogar com outra coisa. É só pra diversão, esse, OK?
Enfim, as cartas mais relevantes entre os lançamentos são essas. A coleção já tem alguns dias mas tudo ainda é novidade e não nos acostumamos às novidades ainda, mas estou ansioso pra ver como fica o metagame daqui pra frente.