Hoje vim falar de um deck que todo mundo conhece, que todo mundo gosta, e que certamente todo mundo esperava sair no TCG, desde seu anúncio no OCG. Vim falar dos novos suportes para HERO.
Com a chegada do HERO Strike Structure Deck, houve um certo hype relacionado à HERO (que não durou mais que 15 dias – logo após isso foi lançada a coleção The Secret Forces). Vim falar um pouco do deck para vocês.
A estratégia a ser usada com HERO é basicamente beatdown – ou seja, você não pode ficar cozinhando o jogo, logo seus monstros acabam e você fica sem recursos – e com um grande potencial de OTK.
O novo structure trouxe ao OCG/TCG oito novas cartas, e todas muito boas. Não me recordo de um structure que trouxe tanta coisa realmente interessante – inclusive utilizáveis em outros decks. Mas não vim aqui falar do structure, e sim sobre como os decks HERO ficaram muito melhores após os novos suportes.
Novos suportes
Como citado, o deck é um beatdown com um tremendo potencial de OTK, e com muita explosão. Os antigos HERO Beat já eram assim, mas com os novos suportes isso aumentou muito.Graças a nossa querida (sim, ela é uma garota) heroína Shadow Mist, Stratos não vai fazer mais taaaanta falta.
If this card is Special Summoned: You can add 1 "Change" Quick-Play Spell Card from your Deck to your hand. If this card is sent to theGraveyard: You can add 1 "HERO" monster from your Deck to your hand, except "Elemental HERO Shadow Mist". You can only use 1 "Elemental HERO Shadow Mist" effect per turn, and only once that turn.
Ao contrario do nosso Stratos, ela não pode buscar a si mesma, e seu efeito só pode ser usado uma vez por turno. Seu outro efeito, é realizar uma busca de uma quick-play spell card “Change” do deck para mão, quando a mesma é special summon – adicionando Mask Change, Mask Change II ou Form Change para sua mão.
A estratégia do deck pós-structure é basicamente tentar abrir com o special summon da Shadow Mist no primeiro turno do game, com cartas como Goblindbergh, A Hero Lives, Summoner Monk e até mesmo Tin Goldfish – esse ultimo utilizado apenas no OCG, por não dar miss timing no Stratos, como o Goblindbergh faz.
Porque fazer o special summon da Shadow Mist logo no primeiro? Por causa do novo - e talvez o único que possamos realmente utilizar no nosso meta – Masked HERO Dark Law.
Must be Special Summoned with "Mask Change" and cannot be Special Summoned by other ways. Any card sent to your opponent's Graveyard is banished instead. Once per turn, if your opponent adds a card(s) from their Deck to their hand (except during the Draw Phase or the Damage Step): You can banish 1 random card from your opponent's hand.
Tirando proveito da Shadow Mist e do Dark Law
Como podemos ver claramente no texto da Shadow Mist, “You can only use 1 "Elemental HERO Shadow Mist" effect per turn, and only once that turn.”, você pode usar somente um efeito dela por turno, e somente uma vez no turno – ou seja, você pode ou buscar uma spell “Change” ou buscar um monstro “HERO” por turno.A estratégia em torno dela é fazer a special summon dela, buscar o que você tem que buscar, e, no turno do seu oponente – seja em resposta a uma Reinforcement of the Army, por exemplo – ativar Mask Change e buscar um monstro “HERO” do seu deck para sua mão, no turno do seu oponente. Fazendo assim com que a carta faça duas buscas para você, te fazendo +2.
Nesse caso, após a resolução da Reinforcement of the Army, você poderia ativar o efeito do Dark Law, banindo uma carta aleatória da mão do seu oponente, fazendo -1 para ele.
Ativando Mask Change no turno do seu oponente, em resposta à uma carta que adiciona uma carta do deck para a mão – seja Pot of Duality, Reinforcement of the Army ou até mesmo Upstart Goblin –, desde que não seja na Draw Phase ou na Damage Step, você ira automaticamente fazer +1 para você e -1 para o oponente. Ativar Mask Change aleatoriamente no turno do seu oponente não é uma coisa boa – levando em conta que Dark Law fica vulnerável a cartas com Raigeki, Snatch Steal e Book of Moon, que quebram totalmente a estratégia em torno dele.
Pontos fortes do deck
Um dos principais pontos fortes do deck é a quantidade de buscadores – 3 A Hero Lives, 3 Reinforcement of the Army, 3 E – Emergency Call e 3 Elemental HERO Shadow Mist –, e vejo como o ponto mais absurdo do deck atualmente. E, por incrível que pareça, você pode arranjar espaço tranquilamente para rodar essa quantidade absurda de buscadores.Outro ponto forte do deck, e, para mim, o melhor HERO que existe, é o Elemental HERO Bubbleman.
If this is the only card in your hand, you can Special Summon it (from your hand). When this card is Summoned: You can draw 2 cards. You must control no other cards and have no cards in your hand to activate and to resolve this effect.
Agora, a melhor parte do nosso querido Bubbleman: seu efeito de te dar duas draws! Pode não parecer, mas um deck de HERO vive de top draw – ou seja, Elemental HERO Bubbleman e Miracle Fusion, principalmente – Bubbleman já me deu MUITAS vitórias com seu efeito de dar duas draws – seja um monstro para uma XYZ summon, uma Miracle Fusion, um Raigeki, Typhoon ou qualquer outra carta que fosse salvar minha pele naquele instante.
O segundo melhor top deck é a nossa querida Miracle Fusion.
Fusion Summon 1 "Elemental HERO" Fusion Monster from your Extra Deck, by banishing Fusion Materials listed on it from your side of the field or your Graveyard.
Um combo muito comum que um player de HERO faz é exatamente esse: invocar Blade Armor e Excalibur, utilizando Bubbleman/Shadow Mist/Alius, e ativar Miracle Fusion para invocar Elemental HERO Absolute Zero ou Elemental HERO The Shining – já famosos da época do HERO Beat.
Eu rodo três cópias da Miracle Fusion, e aconselho a qualquer um fazer o mesmo. Além de Absolute Zero e The Shining, temos Elemental HERO Escuridao, Elemental HERO Gaia e Elemental HERO Nova Master são algumas das opções que temos – claro que a utilização de cada um desses E-HEROes vai depender muito da build do seu main deck.
Match-ups
HERO está longe de ser um tier 1 – foi lançado na época errada, ao invés do structure sair junto com o lançamento dos Shaddolls no DUEA, foi lançado junto com os Nekroz na Secret Forces – o que fez com que o deck tenha perdido um pouco de seu brilho.Vou avaliar as match-ups, contra os principais decks do meta, de acordo com o que vivenciei desde o lançamento do structure.
Qliphort – é uma match-up muito equilibrada, pois o fato de um player de Qliphort ter a necessidade de adicionar algo para a mão se torna um grande problema com Dark Law em campo. Uma Vanity’s Emptiness ou Skill Drain acabam com seu jogo.
Shaddoll – com a facilidade de fazermos rank 4, aliada com o efeito de Macro Cosmos do Dark Law, facilitam muito as coisas. Algumas cópias de Forbidden Chalice podem dar conta dos efeitos de monstros como Shaddoll Dragon e Shaddoll Squamata, enquanto De-Fusion pode voltar El Shaddoll Winda para o extra deck.
Burning Abyss – tirar o Graveyard deles é quase uma win-condition. Só é necessário tomar cuidado com Phoenix Wing Wind Blast e Karma Cut. Com Dark Law em campo, o máximo que eles podem fazer é um Virgil, Acid Golemn ou Zenmaines – nada que nossa possamos nos esquivar.
Nekroz – teoricamente, pelos dois efeitos do Dark Law, essa seria a match-up mais favorável, mas não é bem assim. Nekroz of Unicore, Nekroz of Gungnir e Nekroz of Clausolas se tornam um grande problema em campo, e Nekroz of Valkyrus te impede de dar um OTK rápido.
Spiritual Beast – match-up quase horrível, mas não impossível. Dark Law mais ajuda do que atrapalha, e a trap Ritual Beast Steeds acaba com qualquer chance sua de OTK, em vista que ela pode destruir seus monstros antes que você consiga dar overlay de algum XYZ. Cartas como De-Fusion e Compulsory são inúteis contra as fusões, mas cartas como Dark Hole e Raigeki são mais efetivas.
Yosenju – match-up horrível. Um deck cheio de traps de destruição em massa como Torrential Tribute e Mirror Force, além de floodgates que não te deixam jogar, como Macro Cosmos, Mistake e Vanity’s Emptiness. Tentar limpar o backrow deles com Masked HERO Acid é a melhor opção.
Pontos fracos
Um dos principais pontos fracos do deck é a falta de defesa. Com pouco espaço no main deck, graças a quantidade ridícula de buscadores – e também a cartas que saem aleatoriamente da lista de restritas (cof cof Raigeki cof cof Snatch Steal) – acabam ocupando obrigatoriamente alguns slots. Não tem coisa pior do que ver seu oponente fazendo toda sua jogada, sem você poder fazer nada, a não ser ativar o efeito do Dark Law uma vez no turno.Mas, algumas cartas trazem um problema muito maior para os players de HERO. Cartas como Dark Hole, Raigeki, Mirror Force e Torrential Tribute destroem a presença de campo que seus monstros podem criar, e cartas como Book of Moon podem atrapalhar qualquer estratégia de atrapalhar seu oponente no turno dele. Mas, não existe nada pior do que tomar uma Snatch Steal no seu Dark Law. Realmente, isso dói. Dói muito.
Thunder King Rai-Oh é um monstro que pode atrapalhar muito, assim como monstros com ataque muito alto, como El Shaddoll Construct ou Leo, the Keeper of the Sacred Tree. El Shaddoll Winda pode quebrar totalmente suas special summons.
O mesmo se pode dizer de extra deck. Levando-se em conta que, ao menos 6 slots vão estar ocupados com fusões – isso levando em conta que o player opte por usar 3 Miracle Fusion – sobram apenas 9 slots para monstros XYZ, muito pouco levando em consideração a quantidade de excelentes XYZ rank 4 que nós temos.
Outros suportes interessantes
Junto com o structure, vieram algumas cartas interessantes – algumas podem ser utilizadas em builds de HERO, outras podem ter proveitos em outros decks. Vamos ver duas dessas cartas, começando pela Mask Charge.Target 1 "HERO" monster and 1 "Change" Quick-Play Spell Card in your Graveyard; add them to your hand.
Discard 1 card, then target 1 face-up monster you control that has a Level; send it to the Graveyard, also, after that, if it left the field by this effect, Special Summon from your Extra Deck, 1 "Masked HERO" monster with the same Attribute, but a higher Level than, the Attribute/Level the monster had when it was on the field (its original Attribute/Level, if face-down. This Special Summon is treated as a Special Summon with "Mask Change"). You can only activate 1 "Mask Change II" per turn.
Futuro
Build
Para finalizar, vou deixar aqui a minha build atual de HERO – ainda em fase de testes.Main deck
3x Elemental HERO Shadow Mist
3x Elemental HERO Bubbleman
1x Elemental HERO Neos Alius
2x Summoner Monk
2x Goblindbergh
Spells (21)
3x A HERO Lives
3x E – Emergency Call
3x Reinforcement of the Army
3x Miracle Fusion
3x Mystical Space Typhoon
3x Mask Change
1x Raigeki
1x Book of Moon
1x Snatch Steal
Traps (8)
1x Bottomless Trap Hole
1x Compulsory Evacuation Device
3x Vanitys Emptiness
3x Fiendish Chain
Extra deck
1x Masked HERO Acid
1x Masked HERO Koga
1x Elemental HERO Absolute Zero
1x Elemental HERO The Shining
1x Elemental HERO Escuridao
1x Blade Armor Ninja
1x Heroic Champion – Excalibur
1x Castel, the Skyblaste Musketeer
1x Number 103: Ragnazero
1x Number 101: Silent Honor ARK
1x Diamond Dire Wolf
1x Evilswarm Exciton Knight
É isso ai galera, esse é o primeiro artigo que escrevo, e espero que tenham gostado. Até a próxima!
aqueles efeitos de cards que fazem o monstro voltar para a mão.Vamos supor que voce controla o dark law e tem uma mudar mascara ou mudar forma na mão e o oponente usou algum monstro que tem efeito de voltar para a mão ou extra deck se eu ativar a mudar mascara ou mudar forma eu continuo com o monstro em campo né ? e se o oponente usar Raigeki isso funciona tambem ?
ResponderExcluirOlá Brandon, não funciona assim, mesmo que o efeito faça voltar para não, ou seja uma Raigeki, que destrói os monstros, você vai conseguir apenas salvar a destruição do monstro atual, então seguindo essas correntes a seguir, vc tem um Dark Law, oponente usa Raigeki, vc usa masked change, agora a corrente oposta que seguirá no duelo, masked change troca seu herói , depois Raigeki destrói seu novo herói...para o efeito de voltar pra mão, eh besteir usar a males chenge, pq de toda forma, ele voltará para o extra deck.
ResponderExcluirEspero ter ajudado, abraços