quinta-feira, 5 de março de 2015

Carta do Dia: Herald of the Arc Light

Oi pessoal. Estivemos sem movimento faz poucos dias, mas muito ocorre nos bastidores. Aqui vai um pouco.

"Ah, não. Outro post sobre Nekroz?"

Não mude de canal ainda, amigo(a). Esse post não é para eles. Vamos analisar essa jóia juntos e ver o que podemos fazer com ela.

Herald of the Rainbow Light

CARTA DO DIA: Herald of the Arc Light


Não vou mentir. Quando vi essa carta no lançamento, muito tempo atrás, eu pensei "ah, tá, mais um Herald, bacana". Não li o efeito.

O tempo passou, vi umas pessoas usando em decks de Ritual testando e pensei "ah, ela busca cartas? legal". Não li o efeito.


Hoje, muito tempo depois, eu pensei "cara, será que o efeito é bom?". Você ficaria surpreso.

1 Tuner + 1 or more non-Tuner monsters
Any monster sent from the hand or Main Deck to the Graveyard is banished instead. During either player's turn, when a Spell Card, Trap Card or monster effect is activated: You can Tribute this card; negate the activation, and if you do, destroy that card. If this card is sent to the Graveyard: You can add 1 Ritual Monster or 1 Ritual Spell Card from your Deck to your hand.

"Macacos me mordam"


Vamos ter que destrinchar em partes porque é muita coisa para processar em uma levada só. Bom...

a) Any monster sent from the hand or Main Deck to the Graveyard is banished instead.

Hmm... com certeza isso deixa o jogo completamente de ponta à cabeça. Cartas sendo banished inesperadamente são cartas que você nunca vai recuperar. Se seu deck não recicla cartas entre Banished, como Burial from Different Dimension, Necroface, etc. suas cartas estão fadadas a sumir pelo resto do jogo. E já que se refere a cartas da mão e do deck, as chances são de que você nunca vai ter chance de usar.

Lumina, Lightsworn Summoner

Lightsworns são só a ponta do Iceberg, meus amigos. O deck vai perder metade da capacidade. E quem disse que só eles? Shaddoll, Burning Abyss, Infernoid, Dark World, Sylvan, muitos, MUITOS outros vao se perder no limbo.

Não é só isso. Você odeia Maxx "C", Effect Veiler e afins? Bom, a maioria das Hand Traps requer que você as mande da mão para o Graveyard para serem ativadas (como custo). A relevância disso é que se o custo não pode ser pago, a carta não pode ser ativada. Em outras palavras, como seu oponente não vai poder enviar, por exemplo, Droll & Lock Bird da mão para o Graveyard, não vai poder ativá-la. Isso também impede Honest e Bujingi Crane pelos mesmos motivos!

OBS: Se você não sabe exatamente o que é "custo" em Yu-Gi-Oh, é bom se inteirar e ler novamente este parágrafo. Não explicaremos nesse post porque não é o foco, mas em outro será mais detalhado.

Até agora, ótimo. Vamos prosseguir.

b) During either player's turn, when a Spell Card, Trap Card or monster effect is activated: You can Tribute this card; negate the activation, and if you do, destroy that card.

É isso mesmo. Essa carta nega, em teoria, qualquer coisa, exceto Counter Trap Cards. Eu não preciso explicar porque isso é incrível, porque isso é autoexplicativo. Você pode negar qualquer coisa, não preciso mais tentar te vender esse peixe.

Não se convenceu? Muito bem, eu vim preparado.

Stellarknight Deneb

Meus amigos, existem cartas que, se não conseguir resolver o efeito com sucesso, o jogo não vai fluir mais. Às vezes certo deck é mais ou menos dependente de uma carta só e uma situação parecida é perigosa. Só atentar em quanto do deck tem vistas a uma carta só. Claro, haverão situações onde isso não fará muita diferença e haverão situações onde determinará o jogo no segundo turno.

Satellarknight Deneb é o único? Não. Façam a fila, por favor, Shaddoll Fusion, Qliphort Scout, Bujin Yamato, Kuribandit, Fire Formation - Tenki, Traptrix Myrmeleo...

No geral, é um efeito que não dá para ser ignorado. Tanto por você quanto por seu oponente, afinal, isso mudará o jogo inteiro dele naquele turno, garanto.

c) If this card is sent to the Graveyard: You can add 1 Ritual Monster or 1 Ritual Spell Card from your Deck to your hand.

Sei, sei, estamos cansados de saber disso nesse formato. 

Evigishki Zeal Gigas

Se um Ritual Deck puder enviar essa carta para o Graveyard de alguma forma, faça-o. Não importa como, diretamente do Extra Deck, do campo, via Xyz Material, vale tudo. Aliás, a forma mais favorável seria do campo (depois de ter usado seu efeito de negar cartas, claro!). Imagine seu monstro Ritual fortemente seguro, seu oponente tendo que remover seu Ritual Monster só depois do Arc Light, e ainda sabendo que outro monstro Ritual vai substituí-lo. É isso que bons decks fazem.

d) 1 Tuner + 1 or more non-Tuner monsters

Uma pequena surpresa, suponho? Bom, isso é importante. Synchro Summon de um monstro com efeito tão bom poderia incluir uma forma de invocação muito mais difícil (quantidade de materiais, tipo e atributo dos materiais, limitações em ativação ou invocação de cartas).

Shooting Quasar Dragon


Ok, eu sei que essa comparação pode não ser justa por uma infinidade de motivos, mas faça um paralelo por um segundo. A Konami nos deu um presente completamente subestimado. Se Herald of the Arc Light fosse um Effect Monster, poderia ser menos útil. A razão para tanto é que Synchro Monsters são acessíveis do Extra Deck, não necessitando ser buscados e não é obrigado a usá-lo (diferentemente de muitas situações envolvendo cartas na mão). Fora que é uma baita surpresa para seu inimigo!

Outros monstros com efeitos parecidos ao efeito b) são Majestic Star Dragon, Void Ogre Dragon, The Fabled Unicore... todos de difícil acessibilidade. Outros monstro Synchro level 4 genéricos são Armory Arm ou Underworld Fighter Balmung; embora eu reconheça os méritos de cada um, o efeito do Herald of the Arc Light é muito mais interessante para mim, principalmente falando do Yu-Gi-Oh de atualmente, onde efeitos potentes e acesso ao graveyard são maioria.

Pessoal, hoje vamos terminando aqui. Não esquecemos de vocês, estaremos sempre com bons posts no tambor do revólver. Um abraço!
Comentários no Facebook
Comentários no Blogger

0 comentários :

Postar um comentário