quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Série: Dez Duelos com Synchron

Certeza que alguém gritou na cadeira "eita porra". É isso mesmo, pessoal.

Eu tava pensando em fazer algo mais voltado pro metagame, mas aí lançou o Synchron Extreme 27 de agosto. Obviamente eu precisava fazer algo a respeito. Esse artigo está sendo iniciado às 01:17 AM do dia 29 de Agosto. Gastei  o dia 27 e 28 aprendendo as cartas novas e criando umas interações legais.

Gente, esse deck não é pra vingar. A sacada é que tem uns suportes genéricos muito bacanas que você pode esperar em decks diversos.

Outra coisa, esse deck aqui não vai ser aquela loucura de jogar 5 Quasar First turn. É um deck experimental, então vamos jogar com variedade de Synchros e techs, adaptar às situações coisa e tal. Dá um jogo até mais bonito.

Synchron Deck

Dez Duelos com Synchron

É, então pessoal. Tô numa preguiça marota, mas vamo que vamo.

Com certeza eu já deveria ter dito, mas eu costumo colocar a lista no começo pra galera já saber o que eu to usando, poderia ter feito, coisa e tal. Lista no fim às vezes faz a pessoa ler de novo e fica sem entender algumas jogadas. Taí.

Synchron Deck Profile 2015

Já estamos com tudo pronto, vamos começar a brincadeira.

Hoje tem um detalhe. Embora eu tenha feito side e tudo, vou fazer alguns singles, OK? Tentar dar uma inovada aqui.

Duelo 1 - ToniCasa - 975/302 - Monarch



Uma mão quase perfeita pra começar. Se tivesse um Level Eater na mistura, tava perfeito.

Não lembro exatamente como foram as jogadas, mas de uma Tuning eu joguei um O-Lion. Daí eu fiz Library e Road. Não dava pra pegar o Level Eater, não vinha nada tipo One for One ou qualquer coisa assim, então eu fiz Accel Synchro e taquei um Stardust Warrior com ele e Library. Passei né.


Ele já começou me dando um Raigeki. É de matar. Eu trouxe Jet Warrior. Ele jogou Cyber Dragon e depois Caius. Bateu e pronto.

Eu não lembro em detalhes como tava minha mão, mas eu tinha bastante recurso, tinha Hedgehog, tinha um Jet Synchron que eu trouxe do Road, não tinha usado a Bulb então fiz um Clear Wing e um Formula, comprando Mathematician.

Daí fui controlando o jogo, ele sem poder jogar Monarch porque senão Clear Wing comia ele. Aí uma hora eu joguei Mathematician, mandei Level Eater, bati e ele usou The Golden Apples. No turno dele ele usou o Token e bateu no Mathematician.

Não lembro exatamente quem me fez comprar o que, mas teve uma hora que eu tinha De-Synchro e usei Soul Charge. Da Charge peguei Stardust e Librarian. Do Librarian eu fiz Horus, do Horus fiz Baxia com o Formula. E aí comecei os Shennenigans de Monster Reborn de Baxia.

Quando ele entrou no turno dele, deu Stormforth no Clear Wing, jogou Caius e matou meu Stardust de vez. Bateu num matemático que eu trouxe do Baxia.

Entrei no meu turno, trouxe um Level Eater no baxia, matei ele e trouxe Formula. Trouxe Level Eater de novo. Fiz Hot Red Dragon Archfiend, bati com todo mundo, usei De-Synchro, dei mais efeito de Baxia pra lá e pra cá, passei com Baxia (level 7), Formula, Tatsunoko, e T.G. Recipro Dragonfly (eu fiz Blade Blaster e desfiz pra usar mais Baxia) e Mathematician.

No turno dele, ele setou uma e passou.

Trouxe logo o Quasar, bati. Ele deu uma Enemy Controller. Aceitei. Bati com Mathematician.

No turno dele ele setou mais uma. Bati com Quasar. Ele deu Mirror Force. Não aceitei e ele concedeu.


Tecnicamente, usei todos os monstros do Extra. Só lá o Hot Red retornado pela De-Synchro, e um Formula, mas já tinha usado um também.

Duelo 2 - (OTP) Matthew - 98/615 - Dark World

O cara deu um brick infeliz e eu vim quase perfeito.


Se tivesse vindo um Level Eater tava 100%. De começo, eu joguei Quickdraw, trouxe Quill com Junk, doppel em seguida. Daí, eu fiz Librarian (Junk + Doppel) e Road Warrior. Com os draws, eventualmente eu comprei One for One. Trouxe o Level Eater e daí pro Quasar foi um tapa.

Ele tomou todos os ataques e condedeu.


A gente fez um Rematch já que ele nem jogou. No outro ele não veio tão bem. Ele deu duas Dealings e não veio nenhum Dark World. Setou 2. Eu nem lembro o que eu vim porque eu só tive a idéia de printar no meio do duelo, mas eu lembro que a mão tava parecida, tanto que os 4 primeiros summon estavam iguais. Só que eu resolvi um Approach diferente, fiz Stardust Warrior e Road Warrior. Bati e ele deu Mirror. Trouxe Jet, ativei o efeito, bati.

No turno dele ele me deu uma Dark Hole e bateu com Sillva. Setou uma e passou.

Eu comecei fazendo jogada, fazendo jogada, deu no seguinte. Fiz um Baxia, retornei a set. Fiz um Clear Wing com os plus do Baxia. Bati e passei.

Ele comprou e concedeu.


Foi um atropelamento.

Duelo 4 - XxDemetryxX - 865/1378 - Kozmo

Não lembro perfeitamente como começou o jogo, eu fui primeiro, setei um monstro (Level Eater ou Jet Synchron, costumo fazer isso), aí ele jogou Goodwitch, acho, bateu, trouxe Forerunner, bateu de novo, setou uma e passou.

Fui fazendo meu joguinho, aí tinha uma hora que eu tinha Librarian e fiz Formula, comprei uma Cyclone e joguei nele. Ele ativou, era uma Generation Shift. Muito bacana. Ele pegou outro Forerunner e trouxe uma Farmgirl com o Forerunner destruído.

Daí, eu fiz Horus e dei na Farmgirl. Ele trouxe Forerunner e eu fiz Hot Red Dragon Archfiend. Como eu tinha 2 Token de Doppel e um Mathematician, resolvi não dar o efeito. Bati. Ele deu Honest.


Me ferrou né.

Ele podia ter encerrado o jogo, mas deixei só pra ver o que ele fazia, se soltar e tal, conhecer o Kozmo e as techs. Ele setou uma e bateu... no Mathematician! Sobrou 800 LP. Ele jogou uma Goodwitch e passou.

No meu turno eu fiz umas jogadas, terminei com Clear Wing, Jet, Formula. Bati na Witch, ele deixou. Na Standby dele, eu dei Clear Wing no Forerunner e ele deu outra Generation Shift. Aí limpou meu campo e ficou com Forerunner e Splirider. No meu turno comprei e concedi.


Duelo 5 - got2bedge - 208/201 - Lightsworn

Comecei o jogo com uma das mãos que considero perfeitas. Tanto que terminei com Quasar e Baxia, comprando coisa pra caramba e guardando recurso no grave.


Ele tinha Raigeki (me contou no fim do Duelo), mas não dava pra dar porque eu simplesmente ia negar. Foi tentando fazer um monte de efeito até aparecer um que eu decidisse negar. Quase neguei uma Solar Recharge no começo (porque seria -2 pra ele), mas é óbvio que no Raigeki ele recuperava. Passou tudo e eu nem dei nada.

No meu turno nem usei Baxia e terminei com Mathematician e Clear Wing além dos outros dois. Queria ter feito Stardust Warrior. Mas deixa lá. Bati com todo mundo e ele não tinha nada.


Tá. Chega de singles. Vamos às Matches.

Match 1 - DoctorMadman - 351/307 - Mill

Se você ver esse cara, fuja. Horror de pessoa tentando encher o saco e atrapalhar o duelo o tempo todo. Pelo menos sabia as regras e tal.

Ele começou setando duas no backrow e um monstro e passou.


Comecei jogando meu Tuning e joguei Level Eater no Mill. Perfeito. Dei Cyclone numa carta e ele deu Bribe. Arrisquei as jogadas. Fui no Road + Librarian. Quando fiz o Formula, comprei outra Cyclone e e dei na outra set. Quando tinha Road Warrior sem usar efeito, Dragonfly, Librarian Level 4, Formula e outras coisas na mão, fiz Horus e Baxia e retornei o monstro set. Daí eu retornei Formula com Baxia matando um Level Eater e fiz Quasar. Deu conta do recado.


1x0

Ele começou e fez bem parecido. Setou uma, jogou Neo-Spacian Glow Moss, jogou Gravekeeper's Servant e passou.

Eu comecei a fazer minhas jogadas e dei missplay. Eu mandei O'Lion com Tuning, joguei Mathematician. Dois monstros em campo. Joguei Quickdraw descartando Dandylion. E depois dei conta que travou o campo. Aí bati com Mathematician. Comprei um monstro e dei mill com Servant. O efeito de monstro encerra a BP então passei como tava.


Turno seguinte comprei Typhoon no Glow Moss. Glow morreu. Ele deu Swords of Revealing Light.

No meu turno comprei D.D. Sprite. removi Mathematician e destravei tudo. Basicamente o mesmo padrão de antes. Com Horus neguei a Servant. Fiz Baxia e voltei o monstro. Aí eu tinha Baxia e Road. Ao invés do padrão Quasar, fiz Jet pra voltar a Swords. Na outra set dei uma Typhoon comprada num dos draws. Como ele já tinha tomado um tapinha do Mathematician, tinha ATK suficiente pra terminar.


2x0

Maníaco lunático.

Match 2 - antimormones - 193/191 - Synchron

Interessante uma mirror Match. Eu comecei, ativei Tuning, peguei Quickdraw e passei. Dei Mill em alguma bobagem, não lembro.

Ele setou 2 Traps e 1 Monstro e passou.

Eu comprei Mathematician e concluí que dava pra fazer minhas jogadas.


Quando fui começar, eu tomei Maxx "C". Olhei minha mão... dava pra dar Deck out nele.

Quem dera. Se não fosse os 2 Veiler que eu tomei, dava.

Passei com 1 Level Eater, Road Warrior, Stardust Warrior, Hot Red Dragon Archfiend, T.G. Recipro Dragonfly.

O cara já começou flipando Ryko, matou Stardust, trouxe Jet e dei no Ryko. Ele deu Raigeki.

Ele foi fazer as jogadas dele e se ligou que tinha feito Librarian e Formula, e ficou com 1 no deck. Não dava pra continuar fazendo Synchro. Ele desceu um Black Luster, deu Forbidden Chalice na Librarian e chegou na quantidade que precisava pra ganhar.


G2 ele começou. Setou 3 e um monstro e passou.

Eu fui na calma, joguei Mathematician, bati, era um Ryko. Passei.

Ele fez Librarian tendo que dar Soul Charge e passou.

Eu fui jogar sério, comecei dando Breakthrough no Librarian dele, e tomei um Black Horn no meu Librarian. Ainda fiz Road Warrior. Consegui jogar o Trishula nele e tomei Forbidden Chalice. Continuei as jogadas e fiz Stardust Warrior. Bati nele e passei.



Ele jogou Dark Hole que tava set, joguei meu Jet Warrior com Stardust, ele usou Reinforcement of the Army pra pegar Junk Warrior. Dei Maxx "C" nele. Aí ele fez Magical Android (faz tempo que não vejo essa carta), bateu no Jet e passou.

Como eu tinha uns recurso maneiro no campo, fiz Clear Wing, Formula e um Token de Dandy. Bati no Android.

Ele comprou uma, setou e passou.

Bati com Clear Wing era Mirror Force. Joguei Mathematician, mandei algo que não lembro e passei.

Ele comprou e passou.

Olhei o campo, eu tinha Formula, Mathematician. Ele tinha 2300 LP. Faltava 600. Eu tinha um Spell Strike na mão. Joguei e ele concedeu.


1x1


Comecei meus combinhos de boa, dei tuner jogando Level Eater, joguei Mathematician pra ver se ele não tinha Veiler. Passou tranquilo. Joguei Quickdraw descartando Dandy. Ele me deu Maxx "C", não sei porque só depois dos Tokens do Dandy. Depois de muito pensar, eu passei.

Ele setou um monstro e uma trap e passou.

Comprei Typhoon, dei ela e ele tinha uma black horn. Fui fazer minhas jogadas. Quando dei um Baxia feito de 2 Wyrm ele desistiu (eu podia fazer Quasar logo em seguida e ele só tinha uma carta na mão porque tinha dado Veiler no meu Formula).



Match 3 - nospace - 431/287 - Skull Servant

O deck do carinha tá bem legal pra um Skull Servant. Deu até vontade de perguntar a lista. Enfim.

Ele começou o jogo, jogou Armagedom, Prince, Skull Servant e Lady no grave.

Eu vim com uma mão quase legal. Se tivesse praticamente qualquer coisa além dos Level Eater já dava pra jogar. Como não se pode ter tudo, só passei.



Tomei um tapinha do Armagedom e passei.

Eu comprei não lembro o que e comecei a fazer jogada. Não dava pra fazer Quasar. Eu tinha opção de ficar com Stardust Warrior e Librarian ou Baxia e Clear Wing. Escolhi a última e bati com eles e 2 Eater.

Ele fez um Skull Servant de 3k e Bateu no Baxia.

No meu turno eu fiz Hot Red, destrui ele, bati, ele deu Call of the Haunted, suicidei (tinha Soul Charge) ele trouxe de volta com 2k.

No turno dele ele fez uns showzinho, bateu firme passou.

Eu dei Charge no Hot Red, dei o efeito, fiz umas barreirinhas no campo e passei.

Ele fez um King gigante e bateu e não tinha mais LP sobrando.


Se não me engano ele começou o G2. Jogou Unizombie, Prince no grave e por aí vai. Beleza.


Eu não lembro perfeitamente como desenrolou, mas fiz os seguintes Synchros nessa ordem: Librarian, Road Warrior, Formula, T.G. Blade Blaster (com Formula e Road), Dragonfly, Dei o efeito da Dragonfly no Blaster, Quasar, Jet Warrior, Accel Synchron (Jet com Level reduzido + alguma coisa que não lembro), Stardust Warrior (Accel + Librarian). Não tive tempo nem de tirar o print porque ele deu admit. Eu poderia ter feito Clear Wing também, mas dei uma vacilada. No Quickdraw eu tinha 2 Olion na mão e não queria usar porque não ia ter espaço pro Token. Mas na situação final eu poderia ter usado o efeito do Olion pra fazer normal summon do outro, trazia um Eater, matava o Eater pro Jet e fazia Clear Wing. Fica pra próxima.

Pelo menos consegui capturar ele falando que eu já tinha 11k em campo.


Ele começou jogando um Armageddom Knight, Prince e tal e tal

Tentei fazer minhas jogadas e tomei Solemn Warning no Quickdraw. Joguei Mathematician e dei um Tapinha no Armagedom e passei.

Ele deu Call of the Haunted na End Phase jogando Armagedom... e mais prince e mais coisa no grave. No turno dele, ele jogou Mathematician, e vocês já sabem o resto. Ele fez um King de 7k e matou o jogo.


Foi um jogo muito bom, apesar da derrota.

Match 4 - frog34 - 209/171 - Six Samurai

Até agora o duelo mais emocionante do artigo.

Ele começou com Shi En e um set.

O ruim é que eu tinha muitas spells na mão.


Eu precisava muito da Tuning. Então meu raciocínio foi o seguinte. Dava Reinforcement primeiro. Se passasse, ele deixaria passar a Tuning. Se não, ele deixaria passar a Tuning.

Ele negou Reinforcement of the Army, então fui fazendo as jogadinhas Road Warrior e Formula, eventualmente consegui fazer Librarian, aí fui ladeira abaixo fazendo jogada atrás de jogada.

Aí teve um ponto que eu tinha Road (Lv 6), One for One, Librarian, Dragonfly, Level Eater.

Trouxe Bulb com One for One, fiz Horus, fiz um Formula trazendo Bulb do Grave, fiz Formula e Baxia.

No que fiz o Baxia, eu retornei a Trap dele. Aí eu usei o Baxia pra ressucitar o Formula e aí fazer Quasar. Deu ATK o suficiente pra matar.


Não dá pra ter pena de Six Samurai, cara.

G2 eu vim com uma mão esquisita. Ele começou com Shi En e 2 sets. Eu setei um Jet Synchron e passei.

Ele jogou um Zanji, deu Macro Cosmos e bateu. Comprei, olhei minha mão, resolvi que eventualmente ele ia ganhar, em no máximo 3 turnos.



Que foi que eu disse?

Bom, tudo bem.

Comecei o G3 jogando Mathematician pra Level Eater. Seria o setup inicial. Passei.

Ele começou com 2 Reinforcement of the Army e 1 Smoke Signal. Pensei "OK, vai ser mais um Shi En". Pra minha surpresa não, ele fez Trishula. Baniu Mathematician, Level Eater e Junk Synchro da mão. Desastre. Ele atacou direto com Trishula e Kizan. Eu ia desistir, mas resolvi olhar o topo do deck.

Comprei Tuning.


Que eu fiz, busquei Quickdraw, joguei Unknown, Mathematician mandando Dandylion. Aí fiz Formula, depois Librarian usando Formula. Usei Soul Charge voltando Dandy, Formula, Unknown. E aí coloquei as coisas pra andar. Fui jogando como pude até o momento que fiz Stardust, (com Baxia voltando Trishula), Clear Wing. Poderia ter feito Quasar, porque na hora eu tinha Jet, Librarian e Formula. Mas deixei o Librarian.

Setei uma Breakthrough Skill e uma Typhoon comprada nessa historinha de Librarian e Formulas.


Ele jogou Zanji e bateu no Stardust Warrior, então eu dei Breakthrough Skill nele. Ele setou uma Double-Edge e eu dei Typhoon.

No meu turno, quando eu dei Jet Synchron do Graveyard descartando Spore ele concedeu.


Match 5 - j4k3j - 272/456 - Shaddoll Performage

No primeiro game não deu pra printar. Ele fez eu começar o jogo e eu vim com uma mão decente. Mas não dava pra fazer muita coisa, e não dava pra arriscar montar um campo. Então, o que eu fiz foi só passar, sem ativar nada.

Ele fez Construct e o Performage Xyz. 8100 de dano.

G2 eu fiz ele começar. Foi uma idéia ruim. Minha mão não tava tão ruim, e ele fez Winda.


Eu podia jurar que eu não coloquei esse Flying "C" e sim Breakthrough Skill. Acho que eu tava pensando "Performage" na hora do side, e não a Engine principal. Como quer que seja, essa Winda ficou em campo, tentei segurar com um Mathematician mandando Dandylion mas tomei até Raigeki.

Bom, chega de duelar, agora eu quero relaxar fazer uma análise bonitinha do que a gente usou e vamos às considerações pertinentes.

Synchron: Carta por Carta

Vamos conhecer as interações bacanas que vimos por aqui, explicar o porque de cada carta, e vamos tentar fazer da melhor forma possível.

Quasar Deck Stardust Warrior

Taí a lista novamente, não mudei nada do começo do artigo pra cá, mas da fase de testes até o começo do artigo mudei coisa demais, principalmente no Extra. Nesse deck, o Extra é mais importante que seu Main Deck. O Extra Deck vai ditar o Main Deck, e não o contrário.

Main Deck

2 D.D. Sprite - Essa carta aqui dá uma leve consertada no field, evita que seu campo fique enguiçado. Isso se dá um pouco pela quantidade de synchros genéricos que permitem que você faça um desvio da estratégia se tiver Sprite na mão. Uma tech bem legal. Só não chegou a ser extraordinária.

Dandylion - Staple nesses decks synchros, faz o que o deck precisa, faz monstros continuamente aparecerem em campo. Concluí que não era bom rodear tanto em plant, e acabou sendo melhor.

3 Doppel Warrior - Se você não usar Doppel Warrior, só tá usando meio deck. Talvez até melhor que o Dandylion porque você pode usar ele e depois os Tokens (Dandylion quase sempre só usa os Tokens). Como é buscável também pela Engine do Deck, funciona maravilhas.

Glow-Up Bulb - Um Tuner Lv 1 genérico, que você pode reusar. Não é indispensável nem extraordinário, mas é sempre um recurso que você pode guardar e te ajudar no aperto, e não trava a Engine, então é ótimo ter.

2 Jet Synchron - Uma das novidades do novo Structure Deck, e tem efeitos ótimos. O efeito de Search não usei no artigo inteiro. O efeito de Special Summon eu fiz no artigo inteiro. Digo até que pode ser usado como Synchro genérico. O fato de que ele pode jogar algo no Grave é de grande valia, nem parece um "custo". Ótima adição ao deck.

3 Junk Warrior - Bem comum nessas builds, resolvi usar ainda, tem bastante sinergia e faz fácil T.G. Librarian, que vou dirigir meus comentários na hora oportuna.

3 Level Eater - Detesto essa carta. Pro seu jogo fluir, você tem que ter essa carta. Não vai muito longe sem Level Eater. E mesmo tendo, tem que ser extremamente cuidadoso pra usar, porque tirando o nível do monstro errado simplesmente para seu turno. Fora esses problemas, a carta é tão boa em tantos aspectos que se pudesse usar até 5, eu usaria pra garantir que sempre teria. Uma pena que as características da carta dificultam buscar.

Mathematician - Falando em buscar, esse foi um dos métodos que me veio à mente. Funciona perfeitamente. Já usava em outro deck synchron, que infelizmente não jogava quando Mathematician jogava. Só no turno seguinte. Nesse deck não há esse problema. E se já tem Level Eater, pode fazer muito mais jogadas que não trava e nem fica morto na mão. Fora que na pior das hipóteses fica flutuando no field por um draw.

2 Mecha Phantom Beast O'Lion - Se eu conhecesse antes a carta, teria usado antes em decks Synchrons. É Tuner buscável por Road Warrior, gera um Token Nv 3, faz normal summon de outro dele (que, por incrível que pareça, acontece quando o jogo desenrola até certo ponto). Só é meio situacional, mas usando dois não vi problema.

3 Quickdraw Synchron - Inicialmente eu tinha planejado esse deck com varios "Warrior" Synchro monsters diferentes, pra tirar proveito do Quickdraw. No fim das contas, só o Road Warrior e Jet Synchro (esse raríssimas vezes) interessava. É quase indispensável pra fazer as jogadas, e pra ser justo só fluiu o jogo quando tinha ele.

2 Quillbolt Hedgehog - Muito bom pra fazer o jogo fluir mais, economiza uns recursos da mão ou guarda pra uma hora mais oportuna, principalmente Doppel Warrior quando os Tokens travariam o jogo.

Spell Striker - Não gostei tanto dessa carta. Na teoria, é excelente. Na prática, só usei uma ou duas vezes. Acho que dá pra tirar pra algo melhor. Ainda não sei o que, mas com certeza há.

Spore - Um assistente dos Plants que pode ser Lv 1, 2 ou 4 dependendo da necessidade. Como precisa de setup, geralmente eu vou usar Spore quando já tem os outros dois no grave, mas trocaria não.

Unknown Synchron - Igual Spell Striker, usei no máximo duas vezes, e só usei porque não tinha mais coisa pra usar. Taí um Slot pra se repensar, mas não quero me adiantar e dizer que definitivamente esse slot estaria melhor representado por outra carta.

De-Synchro - Às vezes conserta muita jogada mal feita. E te rende um Draw (ou dois) se Librarian estiver no campo. Foi até boa, se tivesse muito mais slots, definitivamente eu me arriscaria em mais uma cópia, mas não é uma carta indispensável em qualquer sentido, então sempre saia pra algo do side.

Foolish Burial - Quarto Mathematician.

Galaxy Cyclone - Foi uma escolha genérica, queria uma coisa Anti-Backrow bacana. Gosto de Cyclone, e coloquei duas cópias.

One for One - Quinto Mathematician, no sentido de aproximar do Level Eater, ou Bulb, Spore, essas coisas. De quebra pega aquele D.D. Sprite ou Unknown Synchro.

3 Reinforcement of the Army - Pra pegar Junk Warrior, Doppel Warrior ou Spell Strike. 90% das vezes foi Doppel, 10% Junk.

1 Soul Charge - Aqui sim essa carta é boa, compensa mais pagar 1000 LP num monstro Synchro de boa presença de campo do que num monstro floater genérico, então me dei muito bem com essa carta.

3 Tuning - Acho que é uma das razões pela qual esse deck é jogável.

Extra Deck

Accel Synchron - Um synchro novo do Structure Deck, na verdade é um Tuner Synchro. Tem um efeito que permite jogadas mais diversificadas. Fora que faz o setup do Jet Synchron.

Baxia, Brightness of the Yang Zing e Metaphys Horus - O Horus é só pra fazer o Baxia. Ponto. Se eu usar o efeito é lucro. Baxia que é o meu interesse nessa escolha de cartas. Primeiro porque dá um ou dois alvos no primeiro efeito, que ajuda demais finalizar o jogo rápido, segundo que dá uma agitada no campo, de modo que sempre acaba num Stardust Warrior ou Quasar, e põe muita pressão um Baxia revivendo qualquer coisa por causa dum Level Eater.

Clear Wing Synchro Dragon - A escolha aqui é de um Synchro genérico nível 7. Na mecânica do deck, decidi que o melhor é um Clear Wing. Realmente foi. Nada mais a declarar.

2 Formula Synchron - A questão maior aqui é a quantidade. Dois foi ótimo. Não sobrou nem faltou. Como o deck exige Tuners Synchro, e sendo Formula o melhor deles, nada mais óbvio que tê-lo no deck.

Hot Red Dragon Archfiend - Outro monstro que foi Synchro Genérico. Talvez eu devesse trocar por um Scrap Dragon, porque às vezes eu não me permitia usar o efeito do Hot Red, porque eu tinha monstros em ataque que não queria perder. Mas fazia o Hot Red porque o desenrolar do jogo exigia.

Jet Synchron - Um dos Synchros que usei menos. Acho que invoquei mais pelo efeito do Stardust Warrior do que com Tuner e não-tuner. No entanto tem dois efeitos extremamente úteis, e tá saindo muito melhor que Junk Warrior, sem dúvida nenhuma.

Road Warrior - 99% das vezes que usei Quickdraw Synchro, eu fiz esse cara. Librarian + Road levava sempre a Quasar. Só saber manejar. Faz setup do campo e do Grave, gera recursos, é perfeito.

Shooting Quasar Dragon - Todos esses Synchros tem que ir pra algum lugar, e Quasar definitivamente é a melhor escolha entre os "intercamibiáveis".

Stardust Warrior - A outra novidade, definitivamente tem efeitos que valem muito a pena, e permite que eu não seja obrigado a usar Stardust Dragon pra fazer Shooting Star Dragon.

T.G. Blade Blaster e T.G. Recipro Dragonfly - Dragonfly está aí porque é um monstro Synchro Nv 2 Genérico que eu posso usar com Baxia ou Road + Formula pra chegar no Quasar. O Blade Blaster está aí porque permite gerar mais recursos com Dragonfly. Funciona assim, tendo Road Warrior e Librarian no campo, você faz uma jogada que lhe renda um Formula (geralmente um Level Eater tirando level do Librarian e um Jet Synchron trazido pelo Road; se for necessário retirar o nível do Road Warrior, pode ser usado Tatsunoko ao invés disso). Daí, você faz Blade Blaster. Tendo Level Eater no Graveyard, você tira um nível do Blade e traz o Level Eater, daí provavelmente você vai usar o efeito do Jet Synchron no Graveyard e fazer Dragonfly. Use Dragonfly e traga de volta Road e Formula, use Road de novo e daí você pode fazer Quasar (ou outra jogada que lhe pareça interessante). Tendo Librarian em campo, esse desvio permite mais draws. Vale muito a pena!

T.G. Hyper Librarian - Definitivamente essa é a primeira coisa que você quer colocar em campo antes de começar a jogar. Se vier um Formula Synchron depois disso, é 95% de chances de você fazer o que quiser depois disso.

Tatsunoko - Fiquei impressionado como essa carta me rendeu muito mais do que esperei. Se eu tivesse um décimo sexto lugar no Extra Deck, seria dum Herald of the Arc-Light porque precisei de um Level 4 genérico, e o décimo sétimo seria de mais um Tatsunoko. Me impressionou como põe versatilidade, e que se traduz em mais mãos que se tornaram jogáveis.

Trishula, Dragon of the Ice Barrier - Um detalhe é que essa carta estava no side, que eu pretendi usar em decks que gerar recursos no grave. Saiu mais ou menos como planejei.

Considerações Finais

"Moço, já? Cê esqueceu de falar do Side Deck". Não vou me alongar no Side Deck. Nenhuma explicação teria relação com o Deck em si, seria um trecho sem sentido. Sem contar que isso varia de acordo com o Metagame que você está jogando.

O que me leva ao mais importante. Talvez você veja algo parecido no suíço de um Regional, mas não vai além disso (salvo um revolucionário aparecer com uma técnica completamente inusitada). Não quero iludir ninguém: O Deck é ruim.

O Deck depende e muito de Quickdraw Synchron, Level Eater e outras coisas pra gerar mais recursos. As mãos tem que vir quase perfeitas pro jogo fluir. Você pode até fazer um Synchro genérico, mas de que isso vale num deck sem defesas?

Fora os problemas de consistência, quase qualquer defesa do seu oponente faz sua jogada encerrar e provavelmente sua chance no duelo também.

Fora isso, o deck é doloroso de montar e "pilotar". A jogada tem que ser pensada vários passos adiante. Isso requer certa experiência. Um jogador mais experiente com certeza notaria esses defeitos e usaria um deck melhor.

Houve uma maioria de vitórias no artigo, mas entre duelos que a conexão cai, meu oponente desiste, duelos de teste (principalmente), o Rating caiu abruptamente. Dá pra ver comparando com o nível dos oponentes nos outros artigos.

Para se divertir e fazer jogadas grandes, é muito prazeroso. Certamente é algo que eu jogaria contra alguma inteligência artificial usando decks aleatórios, mas num cenário competitivo é uma coisa, na melhor das expectativas, ousada além da razoabilidade.
Comentários no Facebook
Comentários no Blogger

2 comentários :