Um artigo sobre Ice Barrier? Eu imagino que sua reação foi "Nossa, que máximo!" ou "Nossa, que ridículo!". Qualquer que seja, tem mais do que seus olhos vêem.
Se você não acompanha nosso grupo no facebook, eu te atualizo. Nós decidimos criar uma série de posts de análise de decks, e o deck da vez é votado por lá! É provável que você veio através de nosso grupo. Se sim, saudações. Se não, não deixe de participar, e, desde já, seja bem-vindo!
E aí, vamos começar?
Raio-X do Deck: Ice Barrier
Estou muito contente por terem votado nesse archetype e por fazer esse artigo. Em questão de arte e temática, Ice Barrier é meu favorito. Por isso, também, eu simpatizei tanto com Nekroz, que, inclusive, eu mesmo escrevi um Artigo sobre Nekroz antes do lançamento e, sem falsa modéstia, foi muito bem recepcionado. Inclusive, aproveito a deixa para prestar nossos agradecimentos, meus e em nome da equipe Duel Brasil.
Bom, hoje não é o dia de Nekroz. Hoje é o dia das raízes. E vamos analisar direitinho as principais cartas Ice Barrier, como montar um deck se você pretende jogar umas partidas e outras informações bacanas.
Numa breve análise do deck, é difícil ver o que se pode fazer com ele. As cartas não tem efeitos que cooperam, salvo raros casos, e nem possuem efeitos muito bons ou que sejam muito bons sem algum tipo de "Drawback", como dificuldade no summon, stats baixos, efeito que dá e tira, entre outros.
Enfim, vamos conhecer as cartas? Eu vou começar te apresentando as melhores do deck, então fique de olho, porque o ouro do deck está aqui!
Prior of the Ice Barrier
If you control a face-up "Ice Barrier" monster, you can Special Summon this card (from your hand). You cannot Special Summon any Level 5 or higher monsters the turn you use this effect. You can Tribute this card to target 1 "Ice Barrier" monster in your Graveyard, except "Prior of the Ice Barrier"; Special Summon that target.
Meus amigos, sem nenhuma dúvida, essa carta é excelente. Isso é, para uma carta Ice Barrier, é claro! Ela faz Special Summon de um monstro do Graveyard, sem perguntas e sem satisfações a dar. Não interessa que variante de Ice Barrier você vai usar, essa carta aqui é fundamental, e eu te garanto que vai ser de muita valia. Tem um efeito de Special Summon inerente, mas te impede de trazer os "big bosses" por Special Summon, mas não por Tribute Summon. Mas ainda assim é bom! Você pode fazer um Rank 2 para Gachi-Gachi, Daigusto Phoenix, qualquer coisa que lhe agrade. Ou até um monstro Ice Barrier level 4, sem uso de seu normal summon, por que não? Além do mais, você pode fazer Special Summon dele por outros métodos, que não vão impedir o Special Summon de coisas maiores. Sem contar que ele é bonitão. Use esse cara!
General Raiho of the Ice Barrier
When an effect resolves that was activated by an Effect Monster that was on your opponent's side of the field, they must discard 1 card or the effect is negated (their choice).
Olha só que achado! Essa carta no campo pode ser um pesadelo pra seu oponente. É bem simples, ou seu oponente descarta, ou nada feito. Ele tem a escolha, mas mesmo descartando para não ter efeitos negados, uma carta da mão pode ser muita coisa. Uma carta a cada efeito é uma ofensa. O efeito é contínuo, então seu oponente não pode responder em chain, nem tentar negar em resposta. Pode tentar negar de outros modos (como Forbidden Chalice) mas ele não estaria gastando uma carta mesmo assim?
Agora, o efeito de descartar pode não ser tão desvantajoso para seu oponente. Seu oponente pode ter Dark World, Burning Abyss, Fabled, ou outra coisa que, pelo menos, não faz diferença descartar uma carta da mão. O que eu acredito ser a melhor jogada é ter algo no seu Side Deck para trocar pelos Raiho. Ou deixar o Raiho no side, mas para mim o Main Deck é o lugar dele.
Ah, tem outro detalhe. Ele é level 6. E não tem método de Special Summon dele. Antes que você desista dele, lembre-se do Prior! E, para os mais valentes, tem outro General...
General Gantala of the Ice Barrier
Once per turn, during your End Phase, you can select and Special Summon 1 "Ice Barrier" monster from your Graveyard, except "General Gantala of the Ice Barrier".
E vai ficando melhor. Quase tão bom quanto o Prior. O Prior é usável em mais situações, e pode ser usado na Main Phase. Mas não ignore Gantala, porque ele tem qualidades próprias. Esse Dalshim do gelo não só tem Stats bons como também pode trazer do Grave qualquer Ice Barrier sem nenhuma limitação como acontece no Prior. Não dá pra ir tão desenfreado quanto Prior, mas dá pra chegar perto.
Strategist of the Ice Barrier
Once per turn, you can send 1 "Ice Barrier" monster from your hand to the Graveyard to draw 1 card.
Strategist, Prior, Raiho e Gantala se combinam de diversas formas como pão e manteiga. Entenda, não é um combo usando 4 cartas. Muitas são dispensáveis em vários contextos, mas cada uma vai te proporcionar alguma vantagem se estiver presente. A situação ideal é usar Strategist, descartar uma carta e comprar outra, usar Prior para trazer Gantala e Gantala para trazer Raiho. Mas não fique triste se você só ir até a parte que ativa o Strategist. Usá-lo uma vez a cada turno, conseguindo mantê-lo no campo, vai fazer milagres.
Medallion of the ice Barrier
Add 1 "Ice Barrier" monster from your Deck to your hand.
E, é claro, uma Spell de busca genérica, sem limitação de nível, vezes por turno, special summon, battle phase, etc. Todo deck deseja uma carta como essa e nós temos! Você vai ter uma chance muito maior de montar seu combo. Está tentando calcular probabilidades? Já fizemos isso para você aqui. E nem precisa de conta. Até um chimpanzé consegue ver que essa carta é essencial, então não seja menos que um chimpanzé e a trate como tal.
Bom, não vou falar dos Synchros nessa análise. Por que? Você já os conhece, por ter visto em outros decks, principalmente Mermail. Nem toda build vai usar Tuners, também. Sem contar que dos quatro, dois estão banidos e um está limitado, se me lembro bem. Tem efeitos muito bons, claro, mas basta tratar como Synchro Monsters genéricos que você pode reciclar com Gantala e é só. O máximo que você vai conseguir combar é o Dewloren com suas techs, o que se espera em qualquer deck que usa Dewloren, e o Gungnir descartando coisas para Prior e Gantala pegarem, o que é uma situação rara.
Falamos do "ouro" do deck. Vamos falar da "prata" também. São as cartas que pertencem ao archetype e são boas, mas em um nível ligeiramente inferior.
Sacred Spirit of the Ice Barrier
This card cannot be Special Summoned. This card returns to the hand during the End Phase of the turn it is Normal Summoned or flipped face-up, unless you control another face-up "Ice Barrier" monster. In that case, this card's effect changes to select 1 monster your opponent controls and return it to the hand, instead.
Eu acho essa carta bem interessante. Resumindo o efeito, é um Spirit que volta um monstro do oponente, se você tiver outro monstro Ice Barrier. Prior ajuda a cumprir essa condição. Seja conservador ao usar essa carta. Não somente na quantidade de cópias no deck, como também no modo de usar. Essa carta é muito difícil de reciclar, provavelmente você vai usar o efeito só uma vez para cada cópia que você comprar, então saber esperar o momento adequado é importante.
Medium of the Ice Barrier
If your opponent controls 4 or more cards than you do, you can Special Summon this card (from your hand). Your opponent can only activate 1 Spell/Trap Card each turn.
Outra carta interessante. Uma pena que é situacional. Pode te presentear com um Rank 7 com Gantalla, como Abyssgaios. O efeito de limitar Spells e Traps é bacana, mas também situacional. Eu acredito que, se seu oponente ativar algo, vai ser uma carta para se livrar da Medium, como Dark Hole ou Raigeki, então eu gosto de tratar como algo para forçar essas cartas. Se você não fizer Special Summon dessa carta várias vezes, isso não vai fazer uma diferença grande, a não ser que seu oponente jogue de Spellbook ou algo assim.
Spellbreaker of the Ice Barrier
Once per turn, you can send 1 "Ice Barrier" monster from your hand to the Graveyard. If you do, Spell Cards cannot be activated until the End Phase of your next turn, as long as this card remains face-up on the field.
Quase bom demais. Diferentemente de cold wave, você não precisa ativar no começo da sua Main 1, mas tem que esperar até o fim da sua End. Além do mais, seu oponente pode sair do "lock", mas provavelmente só na Battle Phase, mas ainda assim... é possível tirar proveitos grandes dessa carta, mas frequentemente eles serão poucos.
Warlock of the Ice Barrier
While you control another face-up "Ice Barrier" monster, both players must Set Spell Cards before activating them, and cannot activate them until their next turn.
A mesma expectativa da outra carta e os mesmos problemas. Só que maiores. Eu não sei por que alguém usaria isso, até por causa da Anti-Spell Fragance existir, mas se você quiser tentar algo diferente, está aí...
Dance Princess of the Ice Barrier
Once per turn, if you control another face-up "Ice Barrier" monster, you can reveal any number of "Ice Barrier" monsters in your hand to select an equal number of Set Spell/Trap cards your opponent controls. Return the selected Set Spell/Trap cards your opponent controls to the hand.
De todos os efeitos médios que eu listei, esse é o melhor. Se você tiver Warlock junto desa carta, mais algo que proteja seus monstros, como Mirror Force, você estabeleceu um campo decente para cartas não-tão-boas-quanto-desejado. Parabéns, aliás. O efeito Giant Trunade-Esque é legal. Afinal, Giant Trunade não está banido à tóa. Tal qual o Sacred Spirit, seja conservador com essa carta.
Já foi o ouro e a prata, falta o bronze. Não são cartas tão boas. Na verdade, são cartas que eu vou deixar como aviso, porque parecem ser boas mas na verdade são bem ruins na prática.
Blizzed, Defender of the Ice Barrier
When this card is destroyed by battle and sent to the Graveyard, draw 1 card.
Se é pelo Draw, use Mathemathician. A não ser que essa carta tenha mais sinergia, mas ter isso na mão é horrível, não importa em que estado do jogo. Desperdício de slot.
Dai-Sojo of the Ice Barrier
When this card is Normal or Flip Summoned, it is changed to Defense Position. Face-up "Ice Barrier" monsters you control cannot be destroyed by Spell or Trap Card effects.
Os mesmos problemas do Medium, só que ainda maiores. Em outras épocas, estaria na segunda categoria, mas Castel, 101, e afins estão por aí. Além do mais, o Swarm de Ice Barrier é fraco, então corte caminho e faça summon de cartas que você realmente precisa.
Defender of the Ice Barrier
While you control another face-up "Ice Barrier" monster, monsters your opponent controls cannot declare an attack if their ATK is greater than or equal to this card's DEF.
Essa carta e o Infernity Beetle... só entram no deck porque são tuners e têm uma leve sinergia. O efeito dessa carta não é tão bom, e pra que você vai mantê-la em campo? Faça um Synchro, a não ser que o outro monstro deva ser mantido.
Cryomancer of the Ice Barrier
While you control another "Ice Barrier" monster, Level 4 or higher monsters cannot declare an attack.
O mesmo problema do Defender. Talvez até maior, porque te afeta. Numa build específica, OK, útil. Nada de especial aqui.
Samurai of the Ice Barrier
When this face-up Attack Position card is changed to face-up Defense Position: Destroy this card, and if you do, draw 1 card.
Que carta estranha. É um beater decente. Não sei por que você cometeria seppuku com seu samurai para comprar uma carta, a menos que você esteja usando múltiplas cópias de Supply Squad e/ou Stumbling. Consigo facilmente me ver usando um deck sem essas cartas.
Shock Troops of the Ice Barrier
You can Tribute this card to destroy 1 face-up WATER monster on the field, and add 1 "Ice Barrier" monster from your Deck to your hand.
Outra carta estranha. Konami está te dando uma dica para você destruir seus próprios Ice Barrier. Não sei porque você faria isso, mesmo com Supply Squad. Se seu oponente tem um deck Water, é ligeiramente plausível. Do contrário, não preciso nem dizer para deixar essa carta de lado. Acidentalmente fiz um trocadilho, coloque essa carta no SIDE deck, se quiser muito usá-la.
Secret Guards of the Ice Barrier
Face-up "Ice Barrier" monsters you control cannot be targeted by the effects of your opponent's Effect Monsters.
Quase, Konami. QUASE. Valeu a tentativa. Você não vai ver seu oponente pressionado por esse efeito, e é só o que eu tenho pra dizer.
General Grunard of the Ice Barrier
During your Main Phase, you can Normal Summon 1 "Ice Barrier" monster in addition to your Normal Summon or Set. This effect can only be used once per turn.
O efeito é decente, mas o fato de que é level 8 não ajuda muito. Você vai usar algum tipo de recurso para invocar essa carta, e talvez deixe de trazer Gantala ou Raiho por causa disso. Não é o tipo de jogada que faz um turno sólido.
Magic Triangle of the Ice Barrier
Reveal 3 "Ice Barrier" monsters with different names in your hand to select 1 card your opponent controls. Destroy the opponent's card and Special Summon 1 "Ice Barrier" monster from your hand.
Surpreso dessa carta estar aqui? A arte é linda, o efeito também, mas ativar essa carta é difícil.
Pra começar, uma mão com 3 monstros Ice Barrier dificilmente vai ser uma mão boa, você precisa de suportes. Depois, ter 3 monstros Ice Barrier na mão é uma coisa difícil de acontecer, mesmo em builds que só tenham monstros Ice Barrier, a não ser que sua build seja bem esquisita. Se essa carta fosse um Field com esse efeito uma vez por turno, seria usável.
Não me ouso a recomendar essa carta se você quer uma build tão boa quanto possível, mas se você quer só pela diversão, não vejo por que não. Resolver o efeito dessa carta pode te beneficiar bastante. Swarm muito necessário no deck e destruir uma carta. Os Generais que estão na arte são as melhores escolhas de monstros para invocar, já que precisam de um gasto de recursos para invocar. Sim, até Grunard. Nessa situação, você vai ter 3 monstros, um Special Summon e um turno com 2 Normal Summon.
Mirror of the Ice Barrier
During this turn, each time a card(s) is removed from play from your hand, your side of the field, and/or your Graveyard by the effect of an opponent's Effect Monster: ● If a card in your hand is removed from play, remove from play up to 2 random cards in your opponent's hand. ● If a card you control is removed from play, remove from play up to 2 cards your opponent controls. ● If a card in your Graveyard is removed from play, remove from play up to 2 cards in your opponent's Graveyard.
Eu sei que você estava torcendo o tempo todo para eu recomendar essa carta, mas simplesmente não farei isso. Alguns podem argumentar que é uma carta boa contra alguns decks (Nekroz, Monarch, Infernoid), mas eu não chego a tanto, porque para você causar impacto no seu oponente, você tem que levar o chumbo também. Eu prefiro impedir a jogada completamente e jogar do meu jeito. Mas eu não serei teimoso nisso, se você quiser usar, use-a, mas não diga depois que fui eu que disse pra usar. Capitch?
As demais cartas Ice Barrier recebem medalha de Barro. O efeito é tão ruim que eu duvido que precise de uma análise para chegar a essa conclusão.
E aí, se familiarizou? Vamo tentar fazer umas variantes do deck? Eu separei 3 variantes pra gente discutir, e vou apresentar por ordem de qualidade, numa avaliação completamente subjetiva.
VARIANTE 1 - Ice Barrier Froggynarch Style
Não sou bom com batismos. Não importa, essa variante deve agradar a maioria.
Se você já jogou de Frog Monarch, é o de sempre. Usar Swap Frog pra colocar Treeborn Frog e Ronintoad no graveyard, e usá-los como tributo para os monstros Ice Barrier maiores. Como bônus, Swap Frog pode descartar Raiho e Gantala para fazer Special Summon, e então Prior pode fazer Special Summon logo em seguida. Swap Frog, no late game, também pode ser XYZ Material com Prior e/ou Ronintoad.
Essa build pode abusar das mesmas vantagens da build Monarch, como Dark Dust Spirit, Light and Darkness Dragon, Vanity's Fiend, Majesty Fiend e os próprios Monarchs! Sem contar que você pode, e deve, usar várias cópias de The Monarch Stormforth, Soul Exchange e Enemy Controller. Aí você não precisa ser tímido com o nível dos montros que você vai usar.
Essa build é o mais consistente que consegui chegar com Ice Barrier. Basicamente eu reduzi o uso de Ice Barriers para somente os melhores (que são nível alto). O nível deles deixa de ser problema. Lembre-se, nada de backrows. Somente Treacherous Trap Hole no máximo. Você vai ter que se fiar em hand traps, como Effect Veiler e Maxx "C", mas isso é opcional, com exceção de Battle Fader.
VARIANTE 2 - Ice Barrier Puro
Essa variante é a que eu recomendo se você está usando por amor ao deck. Ice Barriers e ninguém mais.
Como a imagem indica, essa é a build que eu vejo probabilidade maior de usar Strategist, Triangle e Sacred Spirit. Gantala e Raiho continuam aqui, afinal são os melhores descartes para Strategist, que vão ser invocados por Prior, que também deve estar. Dance Princess também é aceitável nessa Build.
O que você vai fazer aqui é "setupar" seu graveyard com Strategist, entre outras cartas, e reviver com Prior, Call of the Haunted, Soul Charge, e outras cartas que chamarem sua atenção.
Já que essa build precisa fazer um setup antes de jogar devidamente, eu aconselho ser rígido com a montagem do deck. Isso inclui sensatez na inclusão de Magic Triangle, Dance Princess, quantidade de monstros level alto, entre outras coisas. Você tem que primar pela melhor consistência possível. Obtive os melhores resultados com quantidades altas de Backrows.
VARIANTE 3 - Wetlands Ice Barrier
Essa é a build para se usar os monstros de level menor. É claro, Prior sendo o principal deles.
Nota do editor: um ataque direto de 2400 de Dewdark é assustador. Pior que seu Nightmare Shark às ocultas.
Essa build é bem interessante para uma mudança de ares. Você pode vê-la como uma variante Ice Barrier ou como uma variante Wetlands.
A razão pela qual eu considero essa sendo a menos consistente das 3 é o fato de que às vezes Wetlands, peça chave do sucesso, simplesmente não aparece. E nas vezes que aparece você pode ter muito trabalho para conseguir êxito.
Aqui você tem bastante versatilidade. Frogs obviamente são úteis. Outras techs como Deep Sea Diva são bem-vindas. Gravity Bind pode ser bacana, mas lembre-se de usar bem Dewloren ou você pode tomar um tiro no próprio pé.
OUTRAS DICAS
Não suba suas calças ainda, tem mais do que se falar. Aqui vai uma pequena lista de cartas que vale a pena considerar em cada build.
Surface - Renasce Prior, que faz renascer qualquer Ice Barrier
Abyss Dweller - Sinergia com o deck
Salvage - Recicla várias cartas, inclusive e principalmente Prior
Aqua Spirit - XYZ rápido com Strategist, Sacred Spirit, etc.
Torrential Reborn - Garante presença de campo, especialmente de monstros floodgate-esque, como Medium, Dai-Sojo, Warlock, etc.
Lemuria the Forgotten City - Amplia os XYZ e Synchros possíveis
Tidal, Dragon Ruler of the Waterfalls - Presença de campo e envio rápido ao grave
Imperial Iron Wall - Preserva jogadas e estratégias (melhor em side deck)
Gozen Match - Assegura presença de campo (melhor em side deck)
Breakthrough Skill - Carta genérica que permite jogar através de floodgates do oponente
Foolish Burial - Setup rápido do deck
Sea Lancer - Reciclador e assegurador de presença de campo (melhor em variantes frog)
A lista não para aí. Sinta-se livre para usar suas próprias techs. A propósito, vamos tentar montar algo bem interessante. Nosso amigo, editor e escritor do blog Wenderson nos agraciou com um "Deck Recipe" muito peculiar e muito interessante.
Eu, particularmente, achei sensacional as idéias do nosso amigo. Como vocês podem ver, é uma build focada em xyz summon de Rank 4 e 7. Não só isso, mas tem um leve suporte Hero, o que é muito bem vindo, já que Masked Hero Acid é muito violento.
Essa build parece equilibrar confortavelmente um lado agressivo com outro lado "control", o que é bem singular. Não somente isso, mas a build parece flexível, no sentido de que é possível fazer ajuste sem prejudicar a integridade da estratégia principal. Mas é um detalhe, esse deck não carece de retoques. É montar e jogar.
Finalizamos por hoje. Esperamos ter agradado, esperamos lhe ver na próxima, claro, com seu feedback e voto para próxima análise. Valeu!
Ótimo post maninhos! Continuem assim!
ResponderExcluirSó eu que achei spellbreaker fudido contra Nekroz? Prior traz ele em Def.... Sem spell cards!
Vou testar essa build aí de cima! Porque eu adoro esses caras!
Bom Artigo!
ResponderExcluirLegal o artigo
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