segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Carta do Dia - Yuki Usagi

E aí, meu povo lindo. Vamos descobrir o que há de novo que a Konami nos dá.

Hoje a gente vai falar de uma carta que o efeito me chamou muita atenção enquanto olhava o Spoiler do Crossover Souls lá pelo carnaval. Queria uma oportunidade de falar sobre a mesma, e não acredito haver uma melhor do que esta!

Crossover Souls

Yuki Usagi
Psychic/Tuner/Effect

During either player's turn (except during the Damage Step), when a monster effect is activated on the field, OR when the effect of a Spell/Trap Card already face-up on the field is activated: You can send this card from your hand or face-up from your side of the field to the Graveyard; destroy that card. You can only use this effect of "Yuki Usagi" once per turn.












Meus amigos, essa carta tem uma inovação imensa, porque é uma carta genérica que destrói, monstros e armadilhas, que tal isso?

Um esclarecimento que é de bom tom é que, geralmente, mesmo que você destrua uma carta quando ela ativa um efeito, o efeito dela ainda aplica. Por que usariamos esta carta, senhoras e senhores?

Os mais sagazes notaram que eu disse "geralmente". Existem situações em que essa regra não se aplica! Mas não é tudo sobre essa carta, também. Vamos ficar atualizados porque Crossover Souls se aproxima a passos largos e você vai ter uma vantagem se estiver por dentro.

Pessoal, Field Spell Cards, Equip Spell Cards e Continuous Spell e Trap Cards devem estar face para cima no campo para ativar e resolver seus efeitos (exceto quando a carta explicitamente diz que o efeito aplica mesmo depois que a carta saia de campo).

Então, quando seu oponente ativa o efeito de uma das cartas do tipo mencionado, você pode usar Yuki Usagi para destruir a carta dele e ela ainda não vai aplicar o efeito. Isso é muito interessante numa partida, vamos ver mais perto da prática!

Field Spell Card

Black Garden - Field Spell Card

If a monster(s) is Normal or Special Summoned, except by the effect of "Black Garden": Halve its ATK, also you Special Summon 1 "Rose Token" (Plant-Type/DARK/Level 2/ATK 800/DEF 800) to its controller's opponent's side of the field, in Attack Position. (This ATK loss remains even if this card leaves the field.) You can target 1 monster in your Graveyard with ATK equal to the total ATK of all Plant-Type monsters on the field; destroy this card and as many Plant-Type monsters on the field as possible, then if the total ATK the destroyed monsters had on the field is equal to that target's ATK, Special Summon that target.





Aqui temos uma carta para odiar. Excelente em algumas builds, e as builds que a usam são dependentes dela em um nível no mínimo perceptível. O efeito de reduzir o ATK, o efeito de criar um token e o efeito de fazer Special Summon são todos indesejáveis para o oponente do controlador desta carta, então faça a você mesmo um favor e a remova de campo. De preferência de surpresa, quando seu oponente contava com ela.

Não é a única Field Spell Card que você pode combater deste jeito. Noble Knights of the Round Table, Ancient City - Rainbow Ruins, Dragon Ravine (que Deus a tenha), Lemuria, the Forgotten City, The Gates of the Dark World e várias outras se encaixam na mesma situação, e os efeitos não serão aplicados se sair de campo!

E já que mencionamos Dark World...

Continuous Trap Cards

Dark Smog - Continuous Trap Card

Once per turn: You can target 1 monster in your opponent's Graveyard; discard 1 Fiend-Type monster, and if you do, banish that target.









Essa carta também é uma visão desagradável em muitos decks. Põe um monstro Dark World a caminho de estragar seu dia e remove algo do seu Graveyard que você talvez queria muito usar (Vayu, Deneb, o monstro que você escolheu pegar com Shaddoll Falco, o monstro que você escolheu pegar com Cir ou Dante...). Mas isso é se você deixar a carta fazer isso, e se Yuki Usagi estiver na sua mão, você pode destruí-la e parar a jogada de seu oponente.

Não se limita a Dark Smog, claro! Seus oponentes de Stellarnova Wave, Re-qliate e, no formato Tradicional, Ultimate Offering e Royal Oppression!

Continuous Spell Cards

Miracle Fertilizer - Continuous Spell Card

Once per turn: You can target 1 Plant-Type monster in your Graveyard; Special Summon that target. You cannot Normal Summon/Set during the turn you Special Summon with this effect (even if this card leaves the field). If a monster Special Summoned by this effect leaves the field, destroy this card.








Se seu oponente joga de Sylvan, ele vai usar essa carta e, se ele conseguir usar, você não vai gostar. Agora se estar carta saísse sem aplicar o efeito, seu oponente ainda assim não poderá fazer Normal Summon. Sem carta, sem Normal Summon, sem Special Summon, sem choro, sem vela.

Tem outras Spells que você pode aplicar a mesma façanha. Lightsworn Sanctuary, Archfiend's Oath pra mencionar algumas! Bom, mencionamos alvos interessantes para o formato Tradicional então não é justo não mencionar nenhuma aqui, então que tal Gateway of the Six Samurai? São só exemplos, mas existem várias opções. Bom, Equip Spell Cards são infrequentes, exceto pela Snatch Steal, onde Yuki Usagi não pode te ajudar, e Noble Arms que retornam após serem destruídas. Mas tem algo em que você definitivamente vai querer usar esta carta.

Pendulum Monsters

Qliphort Scout - Normal/Pendulum Monster

Pendulum Effect - You cannot Special Summon monsters, except ‟Qli” monsters. This effect cannot be negated. Once per turn: You can pay 800 LP; add 1 ‟Qli” card from your Deck to your hand, except ‟Qliphort Scout”.

Flavour Text -  Booting in Replica Mode…
An error has occurred when executing C:\sophia\zefra.exe
Unknown publisher.
Allow C:\tierra\qliphort.exe ? <Y/N>…[Y]
Booting in Autonomy Mode…


Ha-ha. Trágico. A melhor carta do Qliphort ganha um counter sensacional. Pode ser o início das mudanças. Eu gosto de Qliphort, mas eu vou saudar as inovações! Mesmo que Yuki Usagi ria da cara do Scout. Ou de outros Pendulum como Performapal Trampolynx e Odd-Eyes Pendulum Dragon (todos como Spell Cards).

Falamos bastante de Spell Cards, mas muitos Monster Cards são bem respondidos com Yuki Usagi, tome nota!

Yuki Usagi alvo

Mecha Phantom Beast Dracossack - Xyz Monster

2 Level 7 monsters
Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; Special Summon 2 "Mecha Phantom Beast Tokens" (Machine-Type/WIND/Level 3/ATK 0/DEF 0). While you control a Token, this card cannot be destroyed by battle or card effects. Once per turn: You can Tribute 1 "Mecha Phantom Beast" monster, then target 1 card on the field; destroy that target. This card cannot attack during the turn you activate this effect.






Você deve lembrar desse cara da coleção Lord of the Tachyon Galaxy. Ainda o odeia? Quer se vingar? Responda ao efeito dele com Yuki Usagi. Os tokens ainda são Special Summon, mas tarde demais para aplicar o efeito desta carta de não ser destruída.

Tem cartas demais para mencionar na categoria monstros. Alguns Xyz como Gagaga Cowboy (primeiro efeito), Number 17: Leviathan Dragon, Night Papilloperative, Number 101: Silent Honor ARK, Dark Rebellion Xyz Dragon, e muitos outros são inutilizados por Yuki Usagi. Synchro Monsters como Dark End Dragon, Drill Synchron, Armory Arm, Stardust Spark Dragon também perdem a utilidade.

Não é preciso necessariamente que o efeito fique inútil. Destruir o monstro adversário é bom o suficiente, então basicamente você nunca estará preso a esta carta, a não ser que seu oponente jogue um deck que use pouco ou nenhum Monstro ou Spells e Traps em campo, como Exodia ou Burn.

Alguns monstros necessitam estar em campo para ativar e resolver os efeitos, porque a própria carta assim manda, como Zombie Master e Lumina, Lightsworn Summoner. Ambas descartam um card para ativar seus efeitos, então é dois pelo preço de um. Cruel e impiedoso, mas eu acho que é assim que Yu-Gi-Oh funciona, não é verdade? Outras como os Monstros Inzektor também sucumbem quando Yuki Usagi está por perto.

Fora tudo isso que já falamos, aqui vai uma análise curta de vários outros aspectos da carta:

Vantagens

- É uma "Hand Trap", ou seja, uma carta que ativa-se na mão para responder às jogadas do oponente, então é útil mesmo que você seja o segundo a jogar;
- É um tuner level 3 e Psychic, então a sinergia com Decks específicos torna uma opção até para Main Deck! Principalmente se você usar Emergency Teleport. E o fato que é tuner, permite a outros decks usarem monstros Synchro (que tal Tellarknight com Michael, Arch-Lightsworn?), e isso evita que essa carta seja inútil na mão;
- Sairá em duas raridades na coleção Crossed Souls (Super Rare e Secret Rare), uma versão perfeitamente acessível (em questão de dinheiro) e uma versão com foil imponente (algumas pessoas adoram isso);
- É Light, podendo se transformar em algo para Black Luster Soldier remover para fazer Special Summon;
- Não tem restrições de Summon;
- É ativável em ambos os turnos;
- Não é incompatível com Soul Drain, Skill Drain, Light-Imprisioning Mirror;
- A arte é agradável.

Desvantagens

- Como mencionado no início do post, isto não nega efeitos, o que pode não ser adequado em várias situações;
- Por necessitar ser enviada da mão para o Graveyard para ativar, caso cartas como Macro Cosmos, Dimensional Fissure ou Masked Hero Dark Law estejam em campo, esta carta não pode ativar seus efeitos;
- Esta carta não combate Spells e Trap cards que não ativam depois de já estarem em campo;
- Esta carta não lida com campos já estabelecidos ou efeitos já resolvidos;
- Não há modo genérico de buscar esta carta para a mão para usar seus efeitos;
- Mind Drain impede a ativação.
- Ineficaz contra a maior parte do Metagame atual (embora possa destruir monstros quando ativa seus efeitos, os efeitos são aplicados e vantagem será produzida, salvo Qliphort Scout ou casos muito específicos).

Bom, galera. Por hoje vamos parar aqui. Estou ansioso para ver se essa carta vai ser presente e bem aceita. Não esteja surpreso se alguém usá-la contra você no futuro, também, principalmente se seu adversário for eu!
Comentários no Facebook
Comentários no Blogger

0 comentários :

Postar um comentário