domingo, 19 de julho de 2015

Banlist de 16/07: Análise completa

trishula dragon of the ice barrier


E aí, pessoal! Tudo bom? Hoje estarei falando sobre a nossa mais atual Banlist, a Konami a divulgou quase um mês depois do que todos esperavam que faria. Mas o que importa é que agora ela já está até valendo!

Farei uma análise breve de acordo com os motivos e impacto no meta que acredito que teremos com essa nova lista.





A lista:


Proibidas:
Djinn Releaser of Rituals

Limitadas:

Semi-limitadas:

Fora da lista:

Djinn Releaser of Rituals

Djinn Releaser of Rituals


"When you Ritual Summon a monster, you can banish this card from your Graveyard as 1 of the monsters required for the Ritual Summon. If a player Ritual Summons using this card, the other player cannot Special Summon while that Ritual Summoned monster is face-up on the field."


Sobre ela não tem muito o que falar. Todo mundo sabe o terror que essa carta causou ao meta game. Quase todo mundo teve que mudar o seu main deck por conta de uma só carta. Só de ver isso dá para imaginar que essa carta está longe de ser saudável para o jogo. E diferente do Archlord Kristya, que tem suas condições de invocação, ficando muitas vezes travado na mão, negar o efeito do monstro que a Djinn foi tributada não adianta... Só removendo ele do campo ou setando. Isso diminui mais ainda as opções, e em um meta com muitos floaters ou decks que recuperam todo o seu jogo depois de tomar um Raigeki/Dark Hole essas duas cartas não são boas se você não estiver enfrentando Nekroz, na maioria das vezes, claro! Isso sem contar que você pode proteger seu monstro com Hand Traps buscáveis ou Forbidden Lance/Solemn Scoulding. E não precisa sacá-la ou sacar 2/3 cartas específicas para fazer a jogada, com a quantidade de search que Nekroz tem, é difícil uma partida em que o jogador não tem a possibilidade de fazer o lock. Mas poder fazer não é garantia que ele irá, o Djinn lock é bem arriscado, principalmente na mirror match de Nekroz.
Pra mim, mereceu ter sido banida.


Lavalval Chain

Lavalval Chain
"Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card to activate 1 of these effects;● Send 1 card from your Deck to the Graveyard.● Choose 1 monster from your Deck and place it on top of your Deck."

Pra mim essa carta foi a mais injustiçada da lista. Todo mundo se lembra do absurdo que foi em Infernity. A jogada do Djinn Lock não existiria se não fosse ele, e seria mais do que incrível em Clownblade, deck que mesmo se ele não tivesse sido banido, não seria grandes coisas no TCG, aqui não temos Shock Master e Infinity como no OCG para ganhar jogos somente com Rank 4 genéricos, mesmo com a opção do Ptolemaios. Seu efeito de colocar um monstro no topo do deck foi abusado em Nekroz e Volcanic graças ao Nekroz of Valkyrus e a Blaze Accelerator Reload, te dando a opção de conseguir o monstro no mesmo turno que colocou. E, diferente do Foolish Burial, ele pode enviar Spells/Traps para o cemitério. Sendo uma peça importantíssima para Volcanic, para te dar a opção de enviar sua Blaze Accelerator Reload para o cemitério, ou te dando a opção de enviar uma Breakthrough Skill, Galaxy Cyclone,  e mais cartas que funcionam no cemitério para se livrar de alguma carta do seu oponente, ou uma carta que te dê jogo, como a U.A. Penalty Box. Realmente é uma carta com muitas possibilidades, seja para longos combos, set up de jogadas, ou algo mais simples.
Mas não falaremos disso. O que acredito que seja o real motivo da Konami bani-lo foi a quantidade de Loops e FTKs que precisavam desesperadamente dele. E o recente FTK do Blue-Blooded Oni provavelmente foi o basta para a Konami. Mesmo quando o FTK é irrelevante para o metagame, sabemos que a Konami os detesta e sempre irá persegui-los. Dei uma olhada em um vídeo do FTK para ter uma ideia de como funciona, poderiam ter simplesmente limitado o Daigusto Emeral para ele não reciclar outra cópia dele mesmo se esse FTK fosse o único problema. E poderiam ter limitado o Chain também para tentar evitar problemas futuros, pois ele é uma peça muito importante para FTKs, igual o Dewloren. Assim não seria um problema futuro em questão de FTKs. Mas acho que o medo é muito grande de aparecer um novo Frog FTK, então nunca vão dar chances para isso acontecer.
Acredito que deveria ter sido limitado, no máximo.


Shurit, Strategist of the Nekroz

Shurit, Strategist of the Nekroz
"If you Ritual Summon exactly 1 "Nekroz" Ritual Monster with a card effect that requires use of monsters, this card can be used as the entire requirement. If this card is Tributed by a card effect: You can add 1 Warrior-Type "Nekroz" Ritual Monster from your Deck to your hand. You can only use this effect of "Shurit, Strategist of the Nekroz" once per turn."

Fora o que já aconteceu na última lista e a Djinn e o Lavalval Chain. Nekroz acaba sofrendo mais um pouco com a lista.
Pouquíssimos players usavam 3 cópias dele, ainda mais que todo mundo estava usando 2/3 Reinforcement of the Army no main deck e a facilidade que o deck tem de buscar o Brionac para pegar-lo para a mão quando precisar. Mas eram muitas as vezes que você usava as duas cópias, e com a Nekroz Mirror e Nekroz of Unicore existindo, você ainda poderia reciclar suas cópias e usar novamente. Acredito que a coisa mais relevante dessa mudança foi que ela complicou bastante a mirror match de Nekroz, que é por conta de abusar do efeito do Valkyrus, inclusive fazendo Ritual Summon dele do cemitério com a Nekroz Cycle. Agora será mais fácil você usar o Nekroz of Trishula, mas será mais fácil seu oponente usar também.
Isso também tirou um pouco da agressividade do deck, Unicore ganhará mais importância ainda com essa mudança, ainda mais que enviar um monstro level 12 do Extra Deck com a Nekroz Kaleidoscope vai ser mais importante ainda para fazer Ritual Summon do Valkyrius e dele. E é claro que isso também dificultou mais a Ritual Summon do Trishula do cemitério.
Achei correto, e o resultado bem parecido com o OCG limitando a Nekroz Cycle, com a mesma eficiência, pois eles só tem um Unicore, então usar seu efeito de descarte provavelmente não compensaria.


Trishula, Dragon of the Ice Barrier

Trishula, Dragon Of The Ice Barrier

"When this card is Synchro Summoned, you can activate this effect to remove from play up to one card each from your opponent's hand, field and Graveyard. (The card in the hand is chosen at random.)"

Essa com certeza foi a mudança que mais empolgou os jogadores. A maioria das pessoas estava esperando isso já fazem uns bons anos.
As grandes diferenças entre ele e o Nekroz of Trishula é que o Synchro pode ser usado mais de uma vez por turno, apesar de que não veremos isso acontecer por ele estar limitado. E que seu efeito pode resolver mesmo que seu oponente não tenha uma carta na mão, campo e cemitério, diferente de sua versão Ritual.
Achei bacana vê-lo voltar, é uma carta que se usada na hora certa contra certos decks, ganha o jogo. Não consigo vê-lo mudando o metagame por agora. Mas Shaddolls vão ganhar muita força com a sua volta quando o Elder Entity Norden finalmente chegar ao TCG. Ele, o Falco e mais um level 3 qualquer, como Hedgehog ou Mathematician já formam ele, então você consegue invocá-lo com apenas um -1, assim você dá um -2 e meio que -3 se a carta do cemitério do seu oponente for realmente significante, e ainda pode usá-lo para invocar a El Shaddoll Anoyatyllis se estiver enfrentando Nekroz. Com a Djinn banida, ela ganha mais força, já que não vão usar mais outs para a gorda.
Gostei dele ter voltado. Não acho uma carta injusta com a Infernity Launcher estando na lista, sem contar que Infernity não joga mais. É uma carta que gasta muitos recursos para ser invocada, geralmente é um -2 para cada player.


Atlantean Dragoons

Atlantean Dragoons

"All Level 3 or lower Sea Serpent-Type monsters you control can attack your opponent directly. When this card is sent to the Graveyard to activate a WATER monster's effect: Add 1 Sea Serpent-Type monster from your Deck to your hand, except "Atlantean Dragoons"."

Vi gente dizendo que isso foi uma forma de promover o Norden. Discordo completamente, ele não é uma carta que precisa ser promovida.
Mermail continua fraco na situação atual, especialmente depois que o Tidal foi banido. Quem sabe se não soltarem pelo menos a segunda cópia da Deep Sea Diva quando finalmente o Neptabyss the Atlantean Prince chegar ao TCG, Mermail não volta ao meta, pelo menos como Tier 2. Mas não tem como prevermos isso, pois sabe-se lá quando o teremos. E como será a situação do meta na época. Chronomaly foi dominante no OCG e chegou tarde demais ao TCG, espero que isso não aconteça de novo.
Concordo com a mudança, não é algo que trará Mermail de volta ao meta ou causará algum problema muito grande. Se algum dia der problema de novo, volta para a lista de limitadas, ou mexe com outra coisa do deck.



Dragon Ravine

Dragon Ravine

Once per turn: You can discard 1 card, then activate 1 of these effects;Add 1 Level 4 or lower "Dragunity" monster from your Deck to your hand.Send 1 Dragon-Type monster from your Deck to the Graveyard.

Todos os jogadores de Dragunity ficaram extremamente felizes com isso. Agora, com duas cópias o deck fica jogável de novo, usando 2/3 cópias de Terraforming fica bem tranquilo abrir com a Ravine.

Dragunity Combo
Dragunity e seu "Main Combo" com Dragon Ravine.

Mais uma mudança sem influência nenhuma no metagame. Apesar de eu não concordar. É um Foolish Burial uma vez por turno para Dragões. Acho que é o tipo de carta que deveria ficar na lista por uma questão de segurança, como o Red-Eyes Darkness Metal Dragon. Nem dá pra saber se teremos um deck de Dragão que irá fazer bom uso dela. Então que os jogadores de Dragunity aproveitem, se ela foi semi-limitada, é bem provável que saia da lista na próxima.

Glow-Up Bulb, Sinister Serpent, Dark Strike Fighter, Sacred Sword of Seven Stars, Temple of the Kings e Exchange of the Spirit


Glow-Up Bulb


Nenhuma dessas cartas merecia estar na lista. Ninguém usa mais de uma cópia da Glow-Up Bulb, já que seu efeito é só uma vez por duelo. Nem sei o motivo de a terem limitado quando desbaniram ao invés de já tirar da lista.
Agora sem os Dragon Rulers que davam +1 com a Sacred Sword of Seven Stars, ela é só mais uma carta de saque que são duas cartas por duas. E o fato de banir e só poder usar uma vez por turno a deixa inferior a Trade-In, não é como se existissem monstros level 7 que se beneficiariam com isso fora da lista.
Ninguém usa nenhuma dessas outras cartas por conta de suas novas erratas. Então nada mais justo do que tirá-las da lista.

Apesar de simples e pequena. Acabei gostando dessa lista, mesmo não tendo uma boa impressão na primeira vez que vi. Prevejo o metagame bem mais equilibrado. Nekroz perdeu  uma Win Condition contra muitos decks e acabou perdendo um pouco da sua agressividade, abuso do Valkyrus e consistência para invocar seus Boss Monsters.
Não consigo ver nenhum deck que estava fora do meta retornando graças a lista. Mas consigo ver uma meta com os tops mais variados, mas não sonhem pensando que seus rogues irão aparecer com frequência, se é que vão.



Aposto em Burning Abyss como o melhor deck do formato, e você? 

Comentários no Facebook
Comentários no Blogger

0 comentários :

Postar um comentário