terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Artigo: Matemática no Card Game - Parte 1/2

Olá, meu nome é Raphael Albuquerque, e vocês já devem me conhecer do grupo do facebook “Yu-Gi-Oh! TCG Duel Brasil”, e nessa humilde postagem estarei ensinando a vocês alguns simples números que vão te ajudar na hora de montar um deck, e realizar suas decisões em um duelo.


Yugioh Math


A Matemática no Card Game - Parte 1/2




 Toda vez que você pergunta a um jogador experiente o que eles acreditam que faz um jogador ser bem sucedido, você estará prestes a receber algumas respostas comuns, como "prática, conhecimento do meta game, experiência com decks populares, ser bom com side deck, habilidade de leitura do oponente, e um bom conhecimento sobre as regras do jogo, etc"
 Porém o que poucas pessoas entendem, e as respostas que raramente você vai escutar, é o fator matemático no jogo. Não apenas aqueles termos básicos como "+1" ou "-1", mas cálculos reais que são pouco estimados. 

 Bom, agora que você sabe que há muito mais para se tornar um bom jogador do que simplesmente jogar, em um jogo onde cada embaralhamento altera o fluxo de um duelo, e um único topdeck pode transformar uma perda em uma vitória (né, Black Luster Soldier e Snatch Steal?), é chocante o quão simples e úteis as probabilidades são no jogo.




Matemática

"Ain odeio matemática não vou ler" 


Tudo bem, obviamente ninguém é obrigado, mas lembra daquelas aulas de probabilidade que você teve na escola e disse que nunca ia usar na vida? Pois é.


"Tá, mas e como isso interfere no meu deck?"

Simples, as probabilidades e porcentagens são fatos matematicamente comprovados. Se você quer saber se deve usar uma, duas, ou até três cópias de uma carta no deck, você pode olhar para os números e encontrar sua resposta. 

Há vários elementos no jogo que não podem ser resolvidos e solucionados apenas com cálculos matemáticos, isso é mais do que óbvio. Mas por que você iria ignorar os raros casos em que os números estão lá, e podem te ajudar tanto?

Em primeiro lugar, os cálculos reais podem ser realmente demorados, e nem todo mundo sabe como faze-los. 

E em segundo lugar, muitas pessoas simplesmente odeiam matemática, e eu garanto que essas pessoas nem chegaram até aqui no texto.

Bom, pensando nisso que eu venho no esse post para os senhores. Um conjunto de
"atalhos matemáticos" que serão de grande ajuda na hora de montar seus decks e side decks. Vão ajudar também a fazer a leitura sobre seus adversários, e com toda certeza, te fazer um duelista muito melhor. 

Sem trabalho, sem cálculos e apenas alguns números para memorizar, e depois apenas aplicar. Parece bom? Então bora lá.


39,3% - Chance de abrir com 1 de 3 cópias.

Quando se trata de construir um deck, esse será provavelmente o número mais importante que você vai aprender. O número acima (e também os outros números que vamos aprender aqui) assumem APENAS decks de 40 cartas. 

A cada vez que você não compra a carta, a porcentagem sobre drasticamente. Então você precisa saber o que essas três cópias significam para o seu jogo, e se é realmente necessária na maior parte do tempo. Se você não abrir com uma das três "cartas alvo", esse número aumenta cerca de 5% a cada carta que você compra. Isso significa que você terá uma chance de 39% em sua open hand, cerca de 44% no próximo draw, 49% no próximo, e assim por diante. 
  
Alternativamente, 39% também é a chance de seu oponente de ter um Kalut, ou um Bujingi Crane quando você ataca. Uma Stellarnova Alpha para negar sua vida, uma Phoenix Wing Wind Blast ou uma Sinister Shadow Games setada. Observe como esse simples número pode ser usada de muitas maneiras diferentes e eficientes. 

Essa ideia de que um percentual usado para encontrar informações em diversas situações diferentes é a chave dessa discussão.

A probabilidade de 39% tem várias implicações. Primeiro, é a prova matemática de que se você tiver uma carta indispensável para o deck, use três cópias. O medo de ''Ah, não quero usar três porque eu não quero abrir com duas dela na mão'' é muito irracional. A alternativa de usar apenas duas cópias de uma carta no deck é o assunto do próximo tópico.

26,2% - Chance de abrir com 1 de 2 cópias.

Deixe-me entender. Você quer muito abrir a mão com uma carta, e apenas roda duas cópias? É esse número que você está enfrentando. Enquanto você usar três cópias de uma carta, e vê-lo na sua open hand em pelo menos duas vezes em cada cinco jogos, com duas cópias, significa que você só vai abrir com essa carta aproximadamente uma vez em cada quatro jogos. Talvez mais importante do que isso, tirar uma das cópias, também tirou aquela probabilidade de 5% em cada draw. O que agora lhe concede apenas 4%. Você está começando o jogo de forma defasada, e seu progresso será mais lento também.

Este número também serve como a probabilidade de comprar qualquer carta semi-limitada que você rode duas no deck avá

O número é importante para mais do que apenas criação de um deck. A partir dessa probabilidade, você pode usa-la para calcular as probabilidades de o seu adversário ter certos jogos. Por exemplo, se você pensa em fazer uma jogada “x”, mas teme que seu oponente tenha uma Stellarnova Alpha, Mirror Force, Dimensional Prison, ou algo que não seja apenas uma cópia, observe quantas cópias o oponente usa e quantas já foram usadas. Assim você terá uma base de porcentagem para saber se seu oponente tem ou não a carta que você teme.
 Agora, tenha isso em mente, não é só porque o seu adversário tem uma boa chance de ter tirado uma determinada carta que isso significa que ele a tenha. A matematica infelizmente não pode dizer exatamente o que seu adversário tem, mas posso afirmar que usar a probabilidade para aumentar a probabilidade de que algo provável aconteça, é realmente muito útil.

5,4% - Chance de abrir com 2 de 3 cópias.

Por outro lado, quais as chances de você abrir com duas cópias de uma carta que você usa três no deck? Quais as chances de você abrir com duas Qliphort Scout, ficar preso com 2 Artifact Moralltach (não mais, mas já perdi jogos importantes por isso) ou tirar uma dupla ROTA

Sim, como você já viu o número ali em cima, a resposta é 5,4% de chances, também conhecido como cerca de uma a cada vinte jogos. Parece pouco? Mas pense em um campeonato regional por exemplo, onde normalmente são 7 rodadas, cada uma podendo durar até três jogos. Fez as contas? Sim, você joga até 21 partidas ao decorrer do dia sem contar o top. Lembre-se, a probabilidade em Yu-Gi-Oh sempre estará contra você. Principalmente em partidas importantes. É um fato que não pode ser mudado, infelizmente. 

Porém, este número também pode ser aplicado ao tentar ler a mão de seu oponente. Se você ver um Satellarknight Deneb, por exemplo, logo de ínicio, a partir dos números que lhes mostrei, podem tentar uma boa leitura de jogo de acordo com o decorrer da partida.

14% - Chances de abertura com duas cartas "combantes" na qual você usa 3 cópias de cada.

Agora estamos ficando um pouco mais avançados. Essa probabilidade representa a chance de abrir com um combo de duas cartas, de duas cartas diferentes (ficou repetitivo mas não achei outro jeito de explicar), por exemplo: Abrir a mão com um XX-Saber Boggart Knight e uma XX-Saber Fulhelmknight, ou um Banisher of the Radiance junto com uma Vanity's Emptiness pra acabar com a paciência de qualquer um. 

Se o seu deck é mais criativo, e se a chave do seu deck for um combo de duas cartas, saiba que esse combo pode acontecer cerca de um em cada sete jogos que você joga. Então é melhor você aumentar o Draw Power do seu deck

A cada draw as chances de conseguir sua combinação irá aumentar em certa de 4,5~5% (obviamente não estamos contando com cartas que fazem um searching direto no deck), cerca de 23% na sua oitava draw e cerca de 33% na sua décima draw! A cada "draw 2" que você joga, como Destiny Draw, Allure of Darkness, Pot of Greed que você joga, suas chances aumentam em 10%! Isso mesmo, mais 10% de chance em montar a mão ideal para seus combos fluírem do jeito que você quer. 

Esse número pode lhe ajudar tanto a avaliar a viabilidade de combinações de cartas, como o número de cópias de cada carta que você deverá usar para poder executar com sucesso.

Sem contar que também irá te ajudar a avaliar as probabilidades de seu oponente unir combos que certamente você não quer ver.


E por hoje é isso. 

Eu sei que ficou cansativo, afinal estamos falando de números, cálculos e porcentagens, mas acreditem, são para um bem maior. Essas informações com certeza te transformarão num player de alto nível se bem utilizadas. 

Com certeza ainda há alguns outros números para ensina-los, porém vou deixar para um futuro post para não sobrecarregar a cabeça de vocês. Vamos com calma, um passo de cada vez. 

Espero que tenham gostado e aproveitem ao máximo essas informações. Muito obrigado por lerem até aqui e até a próxima!



Comentários no Facebook
Comentários no Blogger

2 comentários :

  1. Muito bom o post, você poderia me dar a referencia dessas contas?

    ResponderExcluir
  2. Muito foda! Eu sempre quis entender a mecanica de "como monta um deck?" E esse texto abriu muito a minha cabeça em relação ao assunto. Eu tenho uma vontade enorme de montar um deck Genex, acho muito legal, e seus efeitos se ajudam, o problema que são muitos e não cabe todos em uma build.. a partir de agora vou olhar as prioridades e triplicar o que tem q ser triplicado! Valeu cara, parabéns!

    ResponderExcluir