quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

20 Maneiras de sair do Djinn Lock

Eita, como esse tal de Nekroz tem a atenção dos jogadores, não é verdade? Só que não é pra menos, e em uma mísera semana esse deck já mostrou porque.

Se você acompanhou o jogo nessa semana pós-THSF você notou que todo jogador de Nekroz de sucesso usou pelo menos uma cópia desta carta aqui, ó:


Djinn Releaser of Rituals



Djinn Releaser of Rituals

When you Ritual Summon a monster, you can banish this card from your Graveyard as 1 of the monsters required for the Ritual Summon. If a player Ritual Summons using this card, the other player cannot Special Summon while that Ritual Summoned monster is face-up on the field.








Gafanhoto, se seu deck se prejudica em seu oponente usar este efeito, tenha certeza, ele vai tentar usar, e se ele obtiver êxito e você não estiver preparado, fim de jogo.

Não é uma coisa exatamente fácil de se passar, mas não tema, estamos aqui para te dar algumas dicas do que fazer. Olhe as alternativas e veja a viabilidade de incluir em seu deck algum dos salva-vidas.

20 Maneiras de sair do Djinn Lock



Galera do Burning Abyss, Shaddoll, até mesmo outros jogadores de Nekroz, sentem-se em um círculo e prestem bastante atenção porque não tem Hype dessa vez, Djinn Lock é bem sério.

Primeiramente, umas observações:

1 - Snatch Steal & Cia não vão resolver seu problema. Se você tomar controle do monstro que usou Djinn para seu Summon, ainda assim você não vai fazer Special Summon e seu oponente vai (muito embora isso possa lhe ajudar de outra forma);

2 - Skill Drain, Forbidden Chalice, Breakthrough Skill e outras cartas semelhantes NÃO vão te ajudar. Embora sejam cartas com seus próprios méritos, elas não "desligam" o Djinn Lock;

3 - Soul Drain, Shadow Imprisioning Mirror e outros também não previnem;

4 - O monstro tem que sair do campo ou ficar face-down, basicamente;

5 - Existem várias cartas que podem fazer isso para você, mas algumas tem alguma limitação que impede de usar em qualquer deck, então essas opções serão descartadas.

Cientes? Vamos começar. Eu disse em outro post que isso era bem difícil, mas nós conseguimos reunir boas táticas.

Book of Eclipse

Book of Eclipse - Quick-play Spell Card

Change all face-up monsters on the field to face-down Defense Position. During the End Phase, flip all face-down Defense Position monsters your opponent controls face-up, and if you do, your opponent draws 1 card for each.








Surpreso? Você não é o único. A razão pela qual você usaria essa carta é porque você pode desligar o Djinn e várias outras coisas. Ser quick-play é de ajuda marginal, mas ainda é um fator a ser considerado, certo? Definitivamente.

Se você usar algum monstro FLIP ou que tem efeito quando é Flipped Face-up ou Flipped Summoned, vai bônus pra você. Shaddoll, Spellbook Magician of Prophecy, você escolhe. Muitos jogadores usaram essa carta recentemente o obtiveram sucesso, para surpresa de outras pessoas, inclusive eu!

O fator de risco são os Draws. Claro, é muito mais fácil se livrar de um campo estabelecido com monstros face-down, mas talvez isso não seja o bastante. Claro, você pode precisar fazer Special Summons mas não que bastem para se livrar de tudo que seu oponente tem. Sem contar que Valkyrus-out-of-nowhere é sempre algo para se atentar, então não vacile quando usar essa carta.

Swords of Concealing Light

Swords of Concealing Light - Continuous Spell Card

When this card resolves, all monsters your opponent controlled when this card was activated are changed to face-down Defense Position. Monsters your opponent controls cannot change their battle positions. Destroy this card during your 2nd Standby Phase after activation.








Talvez haja gente para dizer que esta carta não é a melhor opção mas é minha favorita. E com vários motivos. Primeiramente, ela te dá dois turnos para respirar, deve ser tempo suficiente para você se recuperar e reagir. Depois, ela é bem genérica, e te livra de outras coisas irritantes como Kycoo, Banisher of Radiance, Doomcaliber Knight e afins. Por fim, ela é muito útil contra alguns decks que usam meios de proteção sem fim como Bujin, Noble Knight e agora Nekroz, já que não faz alvo, não destrói, não remove do jogo.

Nessa carta você não tira o proveito de ser quick-play nem de colocar seus próprios monstros virados para baixo. Por outro lado você não arrisca dar Draws a seu oponente e o fato que te dá dois turnos te deixa menos preocupado sobre Valkyrus. No geral, ela te exige menos comedimento. Sem contar que a arte é a mais bacana dessa análise.

Nordic Relic Laevateinn

Nordic Relic Laevateinn - Normal Trap Card

Target 1 face-up monster on the field that destroyed a monster by battle this turn; destroy it. Cards and effects cannot be activated in response to this card's activation.








Eu vejo essa carta como um tesouro bem subestimado. Ou... talvez... eu esteja superestimando. Afinal, quem garante que seu oponente vai atacar com o monstro que faz parte do lock? Você, é claro. Ou atacando ou impedindo que outro summon, de modo que seu oponente deva atacar seu monstro, digamos, um floater, que tal? A razão para essa carta ser super bacana é que não tem Gungnir ou Trishula que dê jeito.

Agora, os problemas pertinentes a essa carta são bem chatos. Primeiramente, você só vai usar quase no fim do turno. Pode esperar pelas Night Beam e Mystical Space Typhoon. Isso e o fato de que seu oponente pode atacar com outro monstro. Pelo menos ele não vai esperar essa carta, isso eu te garanto!

Book of Moon

Book of Moon - Quick-play Spell Card

Target 1 face-up monster on the field; change that target to face-down Defense Position.









Tão simples e tão fantástica. Esta carta, sozinha, consegue te dar uma vantagem tão grande que você não sonha obter com outras cartas. Tão versátil que vai resolver não somente seu problema com Djinn como também vai resolver outra série de problemas como Majesty's Fiend, seu oponente tentando um Synchro ou Xyz Summon ou qualquer monstro que seu oponente acabou de invocar e ainda não ativou o efeito.

Infelizmente, tem alguns "porém" bem sérios. O primeiro deles é que você só tem uma cópia dessa carta, oh, tão deliciosa. Eu não consigo nem contar quantos jogadores eu conheço que adorariam que essa carta fosse pelo menos semi-limitada. O segundo porém é o Trishula. Se seu oponente tiver uma cópia na mão, ele não vai deixar você resolver essa carta. Por sorte muitos jogadores não estão usando muitas cópias de Trishula (o que eu acho meio maluco, mas isso sou só eu e isso é um assunto diferente). No mais, carta excelente, cinco estrelas, A+, 10/10.

Murmur of the Forest

Murmur of the Forest - Normal Spell Card

Target 1 face-up monster your opponent controls; change that target to face-down Defense Position, then you can return all Field Spell Cards on the field to the hand.








No mesmo modelo de Book of Moon, só que com diferenciais. Não é Quick-play Spell Card e nem é genérico, mas nem por isso deixa de ser bom, não é verdade? Creio que sim. Não só isso, mas há mais proveito a se tirar dela. 

O detalhe, que eu acho muito legal, é retornar os Field Spell Cards no campo para a mão. Digamos... que tal ativar de novo seu The Gates of the Dark World? Ou utilizar de novo sua Dragon Ravine? Ou, Deus me perdoe, comprar mais uma carta com sua Rainbow City? E voltar o field do seu oponente não é nada para se ignorar também. Seu oponente pode ter Necrovalley, Closed Forest, Clear World, ou algo igualmente nonsense, e provavelmente não em Nekroz, mas se sua região aparece esse tipo de coisa, você vai achar essa carta bem interessante.

The Monarchs Stormforth

The Monarchs Stormforth - Quick-play Spell Card

Once during this turn, if you would Tribute a monster(s) for a Tribute Summon, you can Tribute 1 monster your opponent controls as if you controlled it. You can only activate 1 "The Monarchs Stormforth" per turn. During the turn you activate this card, you cannot Special Summon monsters from the Extra Deck.








Uma alternativa muito boa se você tem bastante monstros invocáveis por Tribute Summon em seu deck. Além de seu monstro poder te produzir alguma vantagem, de quebra você se livra do Djinn e do Ritual. Sem destruir, sem dar alvo, sem sujeira. Mesmo que o summon seja negado, o tributo vai ser feito.

Como nada é perfeito nessa vida, essa carta tem lá seus defeitos. Você não pode fazer Special Summon do Extra Deck. Se seu deck depende disso pra viver, então você também se prejudica. Depois, monstros Tribute Summon não são fáceis de se usar hoje em dia e ainda competir. Depois, você tem que ter duas cartas na mão que funcionam juntas (Stormforth e um monstro nível 5 ou maior que pode ser Normal Summon). Você seria bobo se pensasse que nós ainda não fizemos os cálculos. Mas não se apavore, essa carta é excelente se você conseguir usar com êxito.

Soul Exchange

Soul Exchange - Normal Spell Card

Target 1 monster your opponent controls; this turn, if you Tribute a monster, you must Tribute that monster, as if you controlled it. You cannot conduct your Battle Phase the turn you activate this card.








Quase a mesma coisa, mas totalmente diferente. Em outras palavras, o efeito é basicamente o mesmo, o resultado é outro. A principal razão para se usar essa carta no lugar de Stormforth é que você pode tributar o monstro do seu oponente para qualquer coisa, não somente um tribute summon. Enemy Controller, por exemplo, é uma ótima pedida. E seu extra deck permanece acessível, então não saia por aí jogando Stormforth sem pensar nesta aqui também.

O alerta vermelho que eu tenho para te dar é: Trishula. Sim, ele nega essa carta. Essa Spell faz alvo. E perder a Battle Phase não é brincadeira também. Eu diria que se seu oponente só controla 1 Ritual Monster, vale a pena tomar essa rota. Do contrário, tem que repensar.

Caius the Shadow Monarch

Caius the Shadow Monarch - Effect Monster

When this card is Tribute Summoned: Target 1 card on the field; banish that target, and if you do, inflict 1000 damage to your opponent if it was a DARK monster.








E já que estamos falando de tribute summon, vamos trazer para a mesa "o monstro". O monstro que todo mundo pensa quando se pergunta "que monstro Tribute Summon é bom?" ou também o monstro que todo mundo espera depois de Stormforth.

Caius, de um só golpe, te tira do sufoco e manda o monstro do oponente para o limbo. Mas só se não tiver Trishula na mão. Essa é a grande sacada. Isso e o fato de que você precisa de um tribute. Sem Stormforth, Soul Exchange, ou algo do tipo, Caius não vai te ajudar muito. Porque você não vai fazer Special Summon, óbvio, você provavelmente não vai ter monstros sobrando e só se você conseguir fazer dois Normal Summons, o que não é muito simples de conseguir e você vai ter que usar mais esforço para tanto.

Raiza the Storm Monarch

Raiza the Storm Monarch - Effect Monster

When this card is Tribute Summoned: Target 1 card on the field; place that target on the top of the Deck.









Para os mesmo fins, temos Raiza. Caius é só um pouquinho superior, eu não se se por gosto pessoal ou são fatos mesmo. Se bem que Raiza foi muito usada no formato passado para contornar Shadow-Imprisioning Mirror, enquanto Caius sequer apareceu.

Os mesmos problemas com Caius existem aqui. Não somente isso, mas a carta voltar para o topo do deck do oponente pode ser muito ruim ou muito bom. Seu oponente vai comprar aquela carta de novo, e isso pode ser horrível ou ser justamente o que ele precisa. Bom, se tratando de Nekroz... provavelmente isso não é uma coisa boa. Olho aberto nessa escolha.

Back to Square One

Back to Square One - Normal Spell Card

Discard 1 card, then target 1 monster on the field; place that target on the top of the Deck.









Se você gostou do efeito da Raiza mas quer cortar caminho do Tribute Summon ou quer poupar seu normal summon. Temos essa Spell aqui, que pode fazer mais por ti do que resolver seu problema com Djinn. Sua versatilidade lhe dá mais margem de uso do que Raiza se seu deck não trabalha muito Tribute Summon, então comprar essa carta numa hora inadequada é uma preocupação menor.

O probleminha aqui é que você usa DUAS cartas para se livrar de UMA. O custo de um descarte não é leve. Claro, seu deck pode não se prejudicar ou até se beneficiar, então eu creio que o uso dessa carta se resume a esses decks. Essa carta é bem genérica, então pode-se ousar a apostar no uso em outros decks, mas com discrição, OK? Não esqueça do fator que você vai "reciclar" a carta do seu oponente.

Share the Pain

Share the Pain - Normal Spell Card

Tribute 1 monster; make your opponent Tribute 1 monster (for no effect).









Se Back to Square One não te agradou por que você tem medo que Trishula te dê dor de cabeça, você pode usar esta aqui no lugar e vai te servir igualmente bem. Nem Trishula nem Gugnir nem Decisive Arms nem Valkyrus no caminho. E ainda pode te ser útil contra um pequena quantidade de outras coisinhas. Nada muito relevante, mas é um bônus.

O problema aqui é que se seu oponente tiver mais de um monstro, ele vai querer perder o menos danoso, obviamente, a menos que seu oponente seja pateta o suficiente para fazer um missplay, ou seja forçado a ceder um Brionac invocado por Djinn para manter o Unicore, numa situação muito específica e complicada.

Metaion the Timelord

Metaion, the Timelord - Effect Monster

Cannot be Special Summoned from the Deck. If you control no monsters, you can Normal Summon this card without Tributing. Cannot be destroyed by battle or by card effects. You take no battle damage from attacks involving this Attack Position card. At the end of the Battle Phase, if this card attacked or was attacked: Return all other monsters on the field to the hand, and if you do, inflict 300 damage to your opponent for each card returned. During your Standby Phase: Shuffle this card into the Deck.






META-ion. Perfeito contra quase tudo do Meta. Qliphort é uma dor. No resto, inclusive Nekroz, vai resolver teu problema, vai devolver todo mundo, vai dar um senhor dano, sem medo de destruir, receber dano, nem nada disso. Sem invocação de Delteros/Triverr, sem Shaddoll Fusion adicionada por Construct, sem plus de Dante e cia que estiverem em campo.

Agora, os probleminhas aqui deixam tudo muito perigoso. É uma situação high risk = righ reward, não há duvidas. Se seu oponente usar Breakthrogh Skill, Forbidden Chalice, etc quando você atacar, lágrimas cairão. E você só vai conseguir jogar como planejado a partir da sua Main Phase 2, então você vai perder um pouco de tempo. Como os monstros voltam para a mão tudo é reciclado, exceto monstros de Extra Deck.

Karakuri Ninja mdl 339 "Sazank"

Karakuri Ninja mdl 339 "Sazank" - Effect Monster

This card must attack if able. When this face-up Attack Position card is selected as an attack target, change it to Defense Position. When this card is flipped face-up, select 1 face-up monster on the field, and send it to the Graveyard. During the turn this card is flipped face-up, it can attack your opponent directly.







Um monstro deveras subestimado. Tantos efeitos maneiros de uma vez só. Primeiro, envia para o grave sem destruir, Gungnir passa a vez. Pode atacar diretamente, Nightmare Shark/Heartland Draco Style! É um monstro "Ninja" então recebe suporte como Super-Transformation. Depois, é um monstro Karakuri, então, num deck Karakuri, há como ser buscado e aproveitado de diversas formas. Book of Eclipse surpresinha ajuda a reativar o efeito.

O porém, além do Trishula na mão que você já deve estar ciente a essa altura do post, você tem que setar ele primeiro. Meio preocupante. Principalmente se seu oponente não usou Decisive Arms. É uma resposta lenta, então trate-a como tal.

FLIP: Apply these effects in sequence. ● You can target 1 card on the field; destroy that target. ● Send the top 3 cards of your Deck to the Graveyard.

Ryko, Lightsworn Hunter - Effect Monster

FLIP: Apply these effects in sequence.
● You can target 1 card on the field; destroy that target.
● Send the top 3 cards of your Deck to the Graveyard.








Mesmo modelo do Sazank, mas como destrói, você fica vulnerável ao Gungnir, salvo se você ativar na damage step (a não ser que seu oponente tenha bola de cristal e ative Gungnir antes). O efeito de enviar 3 cartas para o graveyard pode servir e muito (digamos, o Ritual Monster de seu oponente sobreviveu ao efeito de destruição do Ryko de alguma forma, mas você faz Mill de Farfa, Malebranche of the Burning Abyss, por exemplo).

A escolha aqui se resume entre qual monstro tem mais sinergia no seu deck. Falo do mill, do nível, do type, do archetype, etc. Não recomendo usar se seu deck for majoritariamente Light, porque seu oponente pode te preparar uma Light-Imprisioning Mirror e/ou prever seu Ryko, principalmente num deck Lightsworn.

Snowman Eater

Snowman Eater - Effect Monster

When this card is flipped face-up: Target 1 face-up monster on the field; destroy that target.









Não é a mesma coisa que as outras? Até que não. Manju, Senju, Denko, Dweller sem ATK Boost, Rai-Oh e muitas outras não conseguem passar por cima, então você pode destruir e ficar com uma boa chance de manter em campo.

Essa carta aqui é bem mais genérica que Ryko e Saizank, então eu a usaria se eu quisesse algo para fazer mais do que me livrar do Djinn lock ou de qualquer outra coisa. Na verdade, já usei bastante e não tenho arrependimentos. É difícil encontrar algo que tenha sinergia, mas se isso não é importante, então está tudo ótimo. Melhor escolha se você ainda o quer para um Xyz Rank 3 ou Synchro Summon.

Legendary Jujitsu Master

Legendary Jujitsu Master - Effect Monster

If this Defense Position card Battled a monster, at the end of the Damage Step: Place that monster on the top of the Deck.









Quando você achou que os dias de "Retornar ao topo do deck" tinham acabado, nos voltamos e surpreendemos de novo. Não pode dar bobeira pra Gungnir. E aqui temos outra carta que seu oponente não vai esperar.

Uma pena que essa carta não pode escolher um monstro diferente do que atacou, muito embora o efeito possa ser utilizado mais de uma vez, se o primeiro ataque não conseguiu passar dos 1800 pontos de DEF, que são bem decentes. Depois de revelado duvido que seu oponente queira atacar de novo, mas algo ele tem que fazer a respeito dessa carta, ele não pode evitá-la para sempre.

Fossil Dyna Pachycephalo

Fossil Dyna Pachycephalo - Effect Monster

Neither player can Special Summon monsters. When this card is flipped face-up: Destroy all Special Summoned monsters on the field.









Dê a seu oponente um gosto do próprio remédio e faça ele esquecer o que é special summon. Se essa carta sobreviver a um ataque (Waboku?) e a Decisive Arms (Effect Veiler?) você vai ter algo para sustentar seu jogo até seu oponente comprar um out próprio. Se sua jogada sair perfeitamente bem, o jogo vai ficar muito a seu favor.

Se essa carta vier cedo no game, você pode começar daí e nem esperar o Djinn, mas aí você fica sem outs depois, capitch? Pense seu jogo bonitinho. Os mesmos problemas do Sazank até aqui existem, e seu oponente vem pronto para responder a cartas que impedem special summon, então não confie tudo em uma carta só.

Wind-Up Kitten

Wind-Up Kitten - Effect Monster

You can target 1 monster your opponent controls; return that target to the hand. This effect can only be used once while this card is face-up on the field.









Se você não gosta de setar um monstro e esperar o turno seguinte para ter resultados, eu trouxe algo para te agradar. Ou desagradar, se você sente arrepios quando ouve "Nekroz of Trishula na mão". Fora isso, os outros Wind-Up Kitten não deve nada a outros rituais.

Bom, o efeito só pode ser usado uma vez, e mesmo que essa carta sobreviva um turno, não vai poder usar no próximo. Só reciclando ou com outra cópia. Fora que é um monstro muito fraco, e fora de decks pesados em Obedience Schooled ou o próprio Wind-Up, é uma carta deslocada.

Compulsory Evacuation Device

Compulsory Evacuation Device - Normal Trap Card

Target 1 monster on the field; return that target to the hand.









Simplicidade e eficiência de novo. Não se limite a usar somente para esse fim, faça qualquer coisa com ela que lhe dê vantagem. Essa carta não está limitada à tóa, e os benefícios de usá-la são bem perceptíveis.

Por falar em "limitada", essa carta só tem uma cópia. Não digo "use essa carta para esquipar de Djinn, mas é uma alternativa. Trishula ainda é seu carrasco. Por ser uma Trap Card, você não pode ativar diretamente da mão no turno que a conseguir. Tentar deixá-la preparada no campo é arriscado, porque seu oponente vai te presentear com Mystical Space Typhoons e afins e, claro, Nekroz of Trishula.

You can Tribute this card to destroy 1 face-up WATER monster on the field, and add 1 "Ice Barrier" monster from your Deck to your hand.

Shock Troops of the Ice Barrier - Effect Monster

You can Tribute this card to destroy 1 face-up WATER monster on the field, and add 1 "Ice Barrier" monster from your Deck to your hand.









Essa carta é excelente, não tem defeitos, te dá um draw, destroi na Main Phase...

Tô brincando, galera. Eu não usaria isso para esse fim. Claro, não ficaria surpreso se virasse notícia que alguém usou e se deu bem, e ficaria menos surpreso se soubesse que alguém usou, fracassou e foi motivo de chacota.

Outs para Nekroz Yugioh


Existem muitas outras cartas que podem te auxiliar nessa missão. E agora você não tem motivos para dizer que não sabe como lidar com um deck Nekroz, correto? Espero que sim. Dúvidas, sugestões, críticas (peguem leve), vocês agora podem fazer diretamente aqui, aguardamos ansiosos seu feedback. Até mais.
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