sábado, 1 de agosto de 2015

Série: Dez Duelos com - Shaddoll

Fala, galera. Há quanto tempo.

Hoje acordei inspirado e tive uma ideia de post, que não consultei nem o resto da equipe. Considerem surpresa pra vocês e eles.

Hoje eu vou pegar um deck que tenho afinidade e fazer dez partidas com ele e fazer análise dos jogos e comentar o deck no final. Se eu curtir fazer isso, e creio que vou, vai rolar outras. Vamos nessa?

Dez Duelos Com Shaddoll

Shaddoll Fusion


Primeiro deixa eu mostrar o deck pra vocês, né, galera?

Shaddoll Seraph 2015

Uma vez me falaram assim num duelo contra Qli "você usa umas techs bizarras". Não posso discordar. Mas "existe método na loucura". Vou falar em detalhes sobre o deck após os duelos, aí vamos analisar com embasamento melhor.

As regras são as seguintes:

Eu vou jogar no Dueling Network. Isso permite que a gente analise o perfil do jogador que eu enfrentei e recebo um oponente aleatório.

Duelos contra jogadores que não fazem a menor ideia do que estão fazendo ou contra jogadores usando decks bizarros (Deck do Yugi, Deck do Dragão Branco com Vermelho, etc) não vão ser considerados também, a não ser que eu acabe perdendo! Aí eu tenho que dar o braço a torcer, mas bate na madeira aí.

Vamos começar.

Duelo 1 - Giant Movie - 616/156 - Infernoid

Infernoid é m Match-up horrível, pra dizer o mínimo e está muito popular no Dueling Network, e em breve veremos mais com a chegada do Clash of Rebellions em agosto. Ele ganhou no Pedra/Papel/Tesoura e me fez começar.

Seraph Infernoid

Não é a mão que eu costumo querer começar. Como nesse ponto eu não sabia o que ele estava jogando, eu setei bulb e passei a vez.

Ele começou jogando aquele Harmadik, destruiu bulb, tributou para monster gate, desceu mais dois infernoids que não lembro, atacou com os dois, tributou para remover a bulb e passou a vez.

Comprei Sovereign, comecei o wombo combo, fiz Ourobos, destruí Seitsemas, ataquei direto, removi o mesmo do grave de modo que só restou infernoid Harmadik e Deviaty no graveyard, o que me deu certa segurança. Infelizmente ele conseguiu fazer Attondel e Trooper e finalizou o jogo.


Parte do jogo não me recordo, mas lembro de ter feito Anoyatyllis nesse jogo e do treeborn ter sido removido, mas isso teve nenhuma influência.

1x0

Fiz ele começar, ele setou Lyla e passou. Mill foi horrível

Desci Scepter, busquei sovereign, ataquei e passei.


Turno seguinte ele invocou Harmadik, destruiu Scepter e deu monster gate. Do Monster gate veio outra lyla, sem mandar nenhum infernoid. Da lyla mandou 3 Spells e ele concedeu o jogo.

1x1


Ele me fez começar, joguei Mathematician, mandei Squamata e Beast, comprei effect veiler.

Pela terceira vez ele trouxe a ativou Harmadik. Quis o draw do Mathematician, então soltei veiler na cara dele. Ele ativou Monster gate e mandou tanta carta que eu me desesperei nessa hora e achei que ia ganhar. Sem contar que no fim da linha tinha um trooper.


Ele invocou Attondel, tributou pra remover meu veiler e invocou Deviaty, matou meu Matematico, comprei Maxx "C", deixou Attondel e Deviaty em campo.

Comprei Hedgehog na draw phase.

Joguei Scepter de isca pro Deviaty. Ele pegou a isca e eu dei Sovereignity. Comprei El-Shaddoll Fusion.

Fiz a El-Shaddoll Fusion com Sovereignity e Hedgehog, desci Black Luster Soldier, depois que bati na Deviaty ele sentiu que fez algum missplay e abandonou o jogo.


Primeira vitória

Duelo 2 - Kageri - 529/760 - Shaddoll Seraph

Jogou de forma excelente contra mim. Sabe jogar bem a mirror match e o deck dele é bastante consistente. Muito gente boa também.


Primeiro jogo ele me fez começar. Eu setei um dragon na esperança de talvez dar bounce em algum Synchro ou Xyz. Pra minha surpresa ele só setou uma carta também e passou. Eu fiz o combo Scepter + Sovereignity e fiz Illumiknight. Quando ativei Scepter ele desistiu do jogo.

1x0

Na hora do side eu não sabia o que ele estava jogando. Meu side fiz 50% certo e 50% que podia melhorar. 


Fiz ele começar e ele ativou Shaddoll Fusion e jogou Falco e Hedgehog pra Winda. Hedgehog buscou Beast que ele setou por cima da Winda. 

Eu comprei Shaddoll Beast, acho, fiz Anoyatyllis, ataquei o beast, dei El-Shaddoll Fusion e fiz Construct. Ele deu veiler na minha Construct sabendo que eu ia mandar Hedgehog pra buscar beast e setar por cima da Construct, o que atrapalhou tudo. Tive que passar.

Ele deu a Fusion do deck fazendo mil efeitos.

Tem um branco aqui que não lembro, mas eu sei que depois de muito grindar sem conseguir impedir de ele fazer Fusion do deck, eu acabei com 4 Spells na mão e ele com campo estabelecido. Concedi o jogo.


Terceiro jogo ele me fez começar.


Eu juro que as opening hands são melhores que isso. Passei sem fazer nada porque não queria grindar com 2 Construct contra prováveis 3 dele.

Nessa hora ele fez uma Fusion, encerrando com Beast e Falco set. Eu dei Raigeki e parti pras fusions, encerrando com o mesmo campo que ele tinha.

Pra meu azar, ele fez o combinho dos Seraph. Fez delteros e acabou com meu falco. Pra minha sorte ele não usa Diamond.

Eu esperava que ele fosse impedir meu fusion. Mas não! Eu fiz o fusion do deck, fiz a Construct, matei delteros,

Não lembro muito o que aconteceu aqui, lembro que eu não tinha mais monstro do Extra no field e ele deu uma Core na minha end, no turno dele deu uma fusion e eu dei Typhoon no Core, mas ele teve cartas pra fazer fusion, etc e tal. Lembro que fiz Shekinaga e Scepter. Grindamos bastante e o jogo fechou assim:

Eu setei Sovereignity. Ele atacou com Denko.

Eu topei Black Luster, olhei cuidadosamente meu grave e o dele, disfarcei olhando meu extra, desci Black Luster Soldier, ele me deu Effect Veiler.

Ele ficou com uma carta na mão e uma set.

Quando ele comprou e viu a carta, olhou o grave e concedeu.

2x1


Até aqui 2 vitórias nenhuma derrota

Duelo 3 - nolube26 - 552/2809 - Atlatean/Mermail


Não é a mão que eu desejo começar. Esse duelo foi muito apertado, tomei dweller e tudo, inclusive em chain a Shaddoll Fusion. Mas mesmo assim, fiz Shaddoll Fusion fazendo Naga. E como elemento surpresa eu não tinha nem Shaddoll na mão! Mas precisei. No turno dele, ele jogou ao redor do Shekinaga, mas no fim das contas não matou. No meu turno eu fiz Special Summon do bulb que eu enviei pra fazer Shekinaga, fiz Star Eater, fiz Construct, desci Black Luster Soldier e ganhei.

1x0


Juro que alguma coisa tá zuando meus opens. Ele começou, fez Abysspike, passou. Comprei MST e passei. No turno dele ele desceu Marksman, atacou e eu dei Maxx C. Trouxe Dragoons e passou.

No meu turno comprei Sovereignity. Setei ela e passei. Ele atacou direto com Marksman e fez outro Dragoons. Atacou com uma linde no Sovereignity. Na main 2 fez Dweller, deu o Dweller e pegou Abyssgaios.

No meu turno, eu fiz Shaddoll Fusion do deck, ele deu Dweller e pegou Deep Sea Diva. Fiz Construct e Black Luster, limpei maior parte do campo dele, setei um hedgehog e passei.

No turno dele, ele fez Big Eye, tomou meu Black Luster, desceu diva, fez Scrap Dragon, baniu minha construct e passou.

No meu turno eu flipei o Hedgehog e fiz uma construct. Dei efeito do beast e comprei um Scepter. Já tinha um sovereignity na mão e fiz Ourobos matando big eye com Scepter e devolvendo Black Luster pra minha mão e ele concedeu.

Três vitórias seguidas

Duelo 4 - deadmanwalkn2000 - Infernoids - 892/492

Outro match ruim. Primeiro duelo vim quebrado, nem fusão fiz. Já ele veio com tudo que é efeito, Reasoning, Charge, etc.

1x0

Esse aqui funcionou melhor pra mim. Fiz ele começar, ele fez monte de efeito e me apareceu com uma Reasoning invocando Kristia. Não era o que eu esperava. Por sorte eu tinha Breakthrough Skill. Então minha jogada foi setar Dragon caso ele aparecesse com mais Shennenigans.


Ele setou um monstro e bateu no dragon, devolvi o monstro dele setado e peguei o turno comprando Scepter. Dei Breakthrough Skill e parti pro Scepter. Fiz Illumknight, comprei carta pra caramba, fiz muita vantagem, dei um monte de efeito e mesmo depois duma Reasoning decente ele não conseguiu voltar. Bem que ele tentou mas no turno seguinte fiz Illumiknight de novo comprando Black Luster. Ainda fiz Arc-Light antes pra não aparecer nenhuma gracinha.

1x1

Nesse jogo eu comecei meio ruim. Não vinha fusion de jeito nenhum. Eu até imaginei que comecei bem porque fiz Arc-Light de primeiro turno e ele teve que remover dois monstros da mão pra fazer Attondel. Isso deixou ele muito pra trás. Só que eu não consegui fazer nada, nenhum special summon nem fusion, nem nada, fui segurando o jogo até que eu vi ele com Dweller, Onucu e Lyla e eu com Veiler e Allure. Acabei concedendo.

2x1

Primeira derrota, depois de três vitórias.

Duelo 5 - Guibs - 803/4474 - Hero

Pedi pra ele começar, ele fez normal summon de mist e setou uma. Desconfiança total. Por sorte eu tive uma das melhores mãos iniciais que eu tive até este ponto neste artigo.


Essa mão me permitia jogar sob uma gama imensa de situações e isso me deixava contente. A sexta carta foi um Cyclone, então eu joguei Denko, dei Cyclone (era uma Mask Change), dei Shaddoll Fusion usando Denko e Hedgehog, fiz monte de jogada, ataquei, ele buscou Blazeman, passei.

Aí, meus irmãos, pra minha surpresa, veja o que houve.

Ele jogou Blazeman, buscou Polymerization, ativou E - Emergency Call, buscou Elemental Hero Neos (normal, não o Alius), fez Rainbow Neos com Rainbow Dark Dragon (!), mandou o Blazeman pra embaralhar a construct e bateu direto.

Eu já tinha Scepter e não lembro se com o Draw da Draw Phase ou o Draw da Beast que eu mandei na Construct eu tinha pegado um Sovereignity. Daí eu fiz Illumiknight, comprei um monte de carta, fiz mais construct, bati, deixei ele com pouquinho life e passei.

Ele ativou uma Fusion Recovery e fez outro Rainbow Neos, mas não embaralhou meus monstros.

Eu tinha um Falco set, fiz Flip Summon, fiz normal summon de um beast, fiz Arcanite e ele concedeu.


1x0

No segundo jogo do Match ele fez eu começar e eu setei um dragon, uma El-Shaddoll Fusion, uma Mystical Space Typhoon, passei.

Ele deu A Hero Lives, trouxe Mist, não buscou nada, deu Emergency Call, buscou um Bubbleman, deu Polymerization fazendo Absolute Zero, ativou Mask Change dando seu próprio combo simples, nessa hora eu respondi dando El-Shaddoll Fusion fazendo Winda. Eu tinha Shaddoll Fusion na mão então tava tranquilo. Ele matou a Winda, peguei El-Shaddoll Fusion do grave e ele passou.

Daí pra frente foi simples, eu comprei Scepter, dei Fusion, fiz Construct, comprei Dark Hole com o Beast que mandei, Desci Scepter, buscei a cadeira, matei o Acid com Construct e bati com o Scepter. Aí ativei El-Shaddoll Fusion e ele concedeu.

Quatro vitórias, uma derrota.

Duelo 6 - chirgo92 - 542/361 - Qliphort

Eu comecei com uma mão bem legal. Ele pediu pra começar, temi que fosse hero. Mas tava tranquilo.

Ele começou dando Summoner's Art e aí ele veio com o jogo todo, tinha Wavering Eyes, fez Towers com Monolith em campo, tive que descartar Denko, ele comprou 3 e passou sem sets (ufa!)


Eu comprei Shaddoll Beast e aí pra mim foi simples. Fiz Mathematician, mandei bulb, dei El-Shadoll Fusion fazendo Shekinaga, dei Bulb, mandou um falco que eu ativei, fiz Star Eater, bati no Towers e passei.

O problema é que eu tive que deixar o Scout no campo. Nisso ele fez outro Towers e deu bounce no Falco e no Star Eater com os Qliphort Carrier. Dei Shaddoll Fusion do Deck (ele vacilou com um Qli do Extra), fiz Anoyatyllis, normal summon do Falco da mão pra Star Eater de novo, joguei logo o Black Luster, e ele acabou concedendo.

1x0

Jogo dois eu podia jurar que tinha pedido pra começar. Mas foi ele. E abriu com Towers de novo. Mas eu fiz a mesma jogada, quase. A diferença é que eu fiz Normal Summon de um Denko porque ele tinha uma set, dei Fusion do deck mandando bulb e beast, acho. Quando ativei bulb do grave ela enviou um Dragon, aí eu acertei o Scout dele, e já era o segundo scout por causa da Wavering Eyes.

No turno dele, ele deu Summoner's Art, pegou Monolith, fez Pendulum Summon, bateu na Denko, setou 2 e passou. Eu tinha outro Denko, Joguei no field fiz Winda com um Squamata e Dragon da mão, destruí Monolith da Pendulum Zone, matei os monstros e passei.

Nisso, eu tinha Scepter e Sovereignity, Soul Charge e Allure of Darkness na mão. Ele comprou e concedeu.


Cinco vitórias, uma derrota.

Duelo 7 - .WinOverVictory - 1080/639 - Yang Zing

Quem for verificar o username lá no Dueling Network, repare que tem um ponto no começo do nick. Enfim, não costumo jogar contra Yang Zing. Acho que tive um pouco de sorte. Também quero lembrar que não sei nome de nenhum Yang Zing decorado.



Ele pediu pra começar. setou um monstro e uma backrow. Eu imaginei que fosse Shaddoll. Desci Mathematician, ele me deu Breakthrough Skill. Fiquei meio surpreso, mas já fiz meu plus. Por mim tudo bem. Não ataquei. Setei a El-Shaddoll Fusion e passei.

Ele setou um monstro, uma backrow e deu Dark Hole (?!) Eu respondi com a El-Shaddoll Fusion aproveitando o Mathematician e um Dragon da mão, Fiz naga, matei a Backrow que era uma Compulsory, aí eu vi que ele tinha destruido dois Yang Zing. Ele ativou os efeitos e eu dei Maxx C. Ele trouxe o Earth level 3 e o Tuner. Atacou e passou.

Sem suspeitar de nada, eu dei Fusion, mas ele respondeu fazendo Arc-Light. Uma boa jogada, aliás. Ataquei o Arc e ele tributou destruindo nós dois. Peguei a fusion, setei um Falco e passei.

Ele trouxe um monstro que não lembro, bateu no falco, peguei a construct do grave, ele passou.

Comprei um Treeborn frog e bolei um plano. Quando eu atacasse, obviamente ele traria o monstro que ele realmente quer, não um intermediário. Então ataquei com a Construct, ele trouxe um Dark level 5, dei El-Shaddoll e fiz Anoyatyllis, ataquei este, ele trouxe o Fire level 4 e o Tuner do Grave. Talvez não foi minha melhor jogada. Passei.

Ele desceu outro level 4 e fez Trishula. Removeu a Anoyatyllis, Treeborn Frog do Grave (não foi a melhor escolha dele, te garanto), e El-Shaddoll Fusion da mão. Bateu e passou.

Desci Black Luster Soldier, removi o Trishula (estava em 3700) e passei torcendo pra ele não consegui voltar no jogo. Ele comprou, reclamou, e concedeu.

Enquanto sideavamos ele reclamou bastante sobre Shaddoll.

1x0

No segundo jogo minha mão veio meio esquisita. não lembro ao certo o que tinha, mas eu lembro que tinha Black Luster Soldier, Sovereignity, Mathematician, Typhoon, algum Shaddoll. Ele começou, setou 3 e passou. Imaginei que a mão dele estava horrível. Invoquei um Squamata, bati e ele aceitou. Por mim, tudo bem.

Ele ativou uma Supply Squad e... passou.

Comprei matemático e joguei no campo. Quando eu ativei, ele respondeu com Torrential no Link 2 e Skill Drain no link 3. Não entendi muito, mas continuei jogando. Mandei beast com o Squamata e Dragon com Mathematician. A última set era uma Breakthrough Skill. Comprei Scepter e passei.

Ele fez Normal Summon do Fire Level 4, atacou e passou.

Daí pra frente foi fácil. Scepter e Sovereignity fazendo Ourobos, destruí Supply Squad e tinha intenção de retornar o monstro dele pra mão. Ele percebeu a intenção, reclamou um pouco e concedeu. 2x0


Estamos indo muito bem até agora. Seis vitórias e uma derrota.

Duelo 8 - Leeskiowns2 - 304/1131 - Tellarknights

Ganhei no Pedra/Papel/Tesoura pedi pra ele começar. Ele jogou Vega, Deneb, buscou Altair, fez Tsukoyumi, setou todas menos altair, ativou Tsukoyumi, setou as duas que comprou e passou.


Primeiro passo, jogar Denko. Entrou com sucesso, dei El-Shaddoll Fusion, fiz Construct, mandei beast, invoquei Falco, comprei Shaddoll Fusion. Desastre completo, ele concedeu.

1x0


Segundo jogo não foi muito legal pra mim. Ele me fez começar, setei Typhoon e invoquei Denko, nessa ordem. A idéia era ele setar tudo na esperança da Denko bugar e eu ativar Typhoon e aí desbugar a Denko. Ele invocou Unuk, mandou Deneb, bateu na denko, setou 4 e passou.

Comprei outra Denko. Passei sem fazer nada.

Ele jogou Altair, dei Maxx C, comprei beast, atacou com Altair e Unuk e passou.

Eu tinha comprado Beast no Maxx C depois Maxx C na Draw Phase. Tentei invocar o segundo Denko, tomei Warning. Passei.

Dei Maxx C na Draw Phase dele. ele Só atacou e passou.

Comprei Sovereignity, setei ela e passei. Ele fez Triverr e eu concedi o jogo.

1x1

Eu tava nervoso porque eu queria muito ganhar esse Match porque não tinha duelado contra Tellarknight da hora que comecei a série até agora.

Depois de muito pensar se começava ou deixava ele, resolvi começar pra tentar estabelecer algum campo antes de ele setar tudo.


Comecei com Dragon, Sovereignity, Black Luster Soldier, Breakthrough Skill, El-Shaddoll Fusion. Poderia ter ativado El-Shaddoll, mas seria uma ativação muito esquisita, sem fazer efeito do Dragon e tal.

Ele começou dando Cyclone no meu El-Shaddoll, aí ativei. Não ia ativar o Dragon, mas ele já tinha perdido a Cyclone, então tudo bem. Fiz construct, mandei Beast, comprei falco. Ótimo. Ele invocou Deneb, tomou Breakthrough Skill, deu Duality pegando Altair, setou 2 e passou.

Na minha Draw eu comprei Mystical Space Typhoon e ele deu Shadow-Imprisioning Mirror. Pra mim tava perfeito. Dei Typhoon na outra set, era uma Call of the Haunted, Desci Black Luster Soldier, bani a Deneb e ataquei com a Construct. O cenário estava agradável da minha vista.

Ele deu Reinforcement of the Army, pegou Unuk, mandou Deneb, setou uma e passou.

Na draw, comprei Sovereignity. Àquela altura do campeonato eu só podia pensar que a set era Alpha, então não bani o Unuk, bati com Black Luster Soldier. Tinha um Book of Moon ali. Tranquilo, bati com Construct. Passei.

Ele desceu Altair, pegou Deneb, deu Exciton, peguei meu El-Shaddoll, ele setou uma carta e passou. Na minha Draw Phase ele ativou essa set, era outra Shadow-Imprisioning Mirror.

Coitado, na minha Draw Phase comprei Scepter. Combei, fiz Delteros, destruí a Shadow e o Exciton, ataquei e dei El-Shaddoll Fusion e ele concedeu.

2x1


Sete a um, pessoal. Alemanha e Brasil. Estou parando para escrever a cada duelo. Ainda não pude jogar contra Burning Abyss nem contra Nekroz. Tomara que eu consiga jogar com um destes antes de fechar esse artigo.

Duelo 9 - pops25 - 246/892 - Burning Abyss

Beleza. Vamos fazer o jogo na moral agora.


Ele começou, mandou graff depois Scarm pelo Mathematician. Eu  poderia ter começado com uma mão melhor. Mas tudo bem. Soltei o Mathematician. Ele me deu Breakthrough Skill.

Ele jogou a Tour Guide que buscou com Scarm, fez um monte de efeito, e tudo bem. Ele bateu no meu Mathematician com Dante e depois direto.

No meu turno eu joguei Denko e dei El-Shaddoll Fusion pra fazer Winda. Não que adiantasse muito, mas queria atrasar a vida dele. Ele deu uma Breakthrough Skill que o Dante mandou, deu Raigeki, e fez mais efeito e mais efeito e mais efeito. Chegou um ponto que eu tinha só um Falco no campo set. Ele fez Virgil e eu concedi.

0x1

Não lembro como foi minha mão inicial no segundo jogo, acho que foi Squamata, Denko, Breakthrough Skill, Typhoon, Bulb. Eu comecei setando Bulb, Typhoon e BtS. Ele fez Mathematician, fez Scarm, setou duas e passou.

Eu setei Squamata e passei.

Ele fez Tour Guide, eu dei Maxx C, ele trouxe Graff, bateu com Mathematician na bulb depois com Tour Guide no Squamata. Matei o Graff, ele fez Scarm, buscou Cir e passou.

No meu turno batei na Tour Guide e deixei o Matematico bugado lá e setei Dragon.

Ele passou sem fazer nada.

No meu turno virei o Dragon e bati com os dois.

No turno dele, ele fez monte de efeito, com Dante e pá de coisa. Foi bater no Dragon e eu dei Breakthrough Skill no Dante e desmontei tudo. Ele ainda conseguiu fazer Virgil e voltar o Dragon.

No meu turno, comprei Shaddoll Fusion. Ativei a Typhoon, desci Denko, Ativei a Shaddoll Fusion e ele concedeu.


1x1

Comecei com uma mão meio porca. Dei allure, bani o Dragon. Joguei Mathematician, fiz Bulb. Ele deu Maxx C. Fiz Arc Light, setei Typhoon e Cyclone e passei.


Ele deu Special Summon do Cir e eu neguei com Arc Light. Pra mim, uma grande vitoria. Deu dois Typhoon nas set. Invocou Mathematician, mandou Scarm, bateu, setou 2, buscou as Tour Guide e passou.

Comprei Scepter e tentei usar mas tomei Chaos Trap Hole.

Eu sobrei na mão com Shaddoll Fusion e 2 Denko. Tava crente que eu ia voltar no jogo. Mas ele fez entrou na Battle Phase com 2 Dante e 1 Cir no campo. Dava 6600. Já tinha tomado 1500 do Mathematician então concedi.


Sete vitórias e duas derrotas. Vamos ver se encerramos em 8-2.

Duelo 10 - Ayeye Brazorf - 851/3037 - Anti Meta

Bom, não é Nekroz. Mas é uma coisa diferente. Último desse episódio, vamos nessa.

Ganhei no PPT, pedi pra ele começar, ele deu ROTA, buscou D.D. Warrior Lady, setou duas cartas e passou.

Era óbvio pra mim que a D.D. Warrior Lady estava set e tinha duas coisas aleatórias. Mas eu senti que estava sob controle.


Comecei descendo Denko, fiz Construct com outra Denko (talvez não fosse uma boa ideia, mas fiz), destruí a Backrow com o Dragon (uma Dimensional Prison), bati com Denko na Warrior Lady set e direto com a Construct. Passei.

No turno dele, ele joga Warrior Lady e bate na Construct e remove ambas e passa.

No meu turno eu jogo Mathematician e tomo Fiendish Chain. Passo.

No turno dele, ele invoca D.D. Assailant, bate no Mathematician e passa.

Daqui pra frente o jogo ficou bastante travado. Setei um falco que ele não quis bater e ele setou uma Ice Hand que eu não consegui matar com Mathematician. Tentei dar uma Fusion, mas tomei Vanity, eu ja tinha usado uma Cyclone e matei a Vanity porque o falco ainda estava set.

Nesse grindar o jogo se desenrolou da seguinte forma: Meu turno, uso Bulb do grave pra fazer Special Summon. Manda uma beast e compro. Faço Normal Summon de outra Beast usando Bulb e ataco direto e espero a resposta. Ele tem uma Backrow, mas sem revelar, ele concede.


1x0

Achei o jogo tranquilo. Tava confiante para o próximo.

Ele pede pra eu começar, e minha mão estava desagradável. Setei Typhoon e passei.

Ele deu uma Duality que pegou Shadow Imprisioning Mirror. Atacou com D.D. Warrior Lady e passou.

Nem liguei pra Shadow. Ataquei com Denko, removeu ambas e passei.


No turno dele, ele me joga um Rai-Oh. Ataca e passa. Eu seto Sovereignity e passo. Ele usa uma Ground Mole, volta Sovereignity, bate com Rai-Oh e passa.

Desesperado, eu joguei Allure of Darkness sem Dark na mão. Não comprei nenhum e fui compelido a conceder o jogo.


Comprei Dark Hole e Scepter. Vocês me desapontaram, Seraphs.

1x1

Jogo decisivo, comecei com uma mão até decente.


Joguei Mathematician, pra jogar Squamata e Beast. Setei Breakthrough Skill e Typhoon e passei.

Ele jogou um monstro set e uma backrow e passou.

Joguei Scepter e ataquei o monstro com Mathematician. Era uma Ice Hand. Dei Typhoon na carta set, se não me engano era Shadow-Imprisioning Mirror, dei Breakthrough Skill na Ice Hand e ataquei com Scepter, setei outra Typhoon e passei.

Ele invocou Rai-Oh e atacou meu Scepter, e passou.

No meu turno, eu dei Breakthrough Skill no Rai-Oh, joguei Black Luster Soldier e ele ativou o efeito de negar o summon sabendo que não negaria, simplesmente pra não tomar dois ataques do Black Luster. Invoquei Black Luster, fiz Construct, e com ela mandei Hedgehog. Busquei Dragon pra fazer normal summon e ele concedeu o jogo.


Resultado final - Oito vitórias e duas derrotas

Estou bem satisfeito com o resultado final. Acredito que não existem mudanças que eu possa fazer que causem diferenças gigantes. Talvez se eu tivesse feito antes os ajustes que eu penso em fazer, me rendesse 9-1, então acho que fomos muito bem do começo.

Mas ainda não acabamos, precisamos revisar tudo, e se você quiser conhecer mais o raciocínio por trás de cada escolha de carta, fica por aqui que eu tenho umas coisas pra compartilhar contigo.

Shaddoll Seraph - Carta por Carta

Antes de mais nada, galera, vale salientar que as conclusões que eu vou traçar aqui não são feitas só nesses dez duelos que eu coloquei aqui, tá? Já me familiarizei com Shaddoll desde pouco antes do lançamento do Duelist Alliance, e jogo com Seraph quase a tanto tempo quanto o anúncio do lançamento da World Superstars (online, é claro). Pra escrever esse artigo foram muitos mais duelos que não pude colocar aqui por diversos motivos, como o duelo não poder ser concluído, o oponente desistir do duelo cedo demais (ragequit), a internet parar de funcionar no meio do duelo, fugir daquelas regrinhas que eu coloquei lá no começo, entre vários outros motivos.

Estou contando isso porque você pode ter uma impressão diferente da que eu tive se você levar em conta esses dez duelo, mas estou levando em contra muitos jogos que não estiveram aqui, contra oponentes de todo tipo, populares como Ritual Beast, Nekroz, Burning Abyss, Qliphort, muitos Tellarknight e muitos Infernoids e não tão populares como Geargia, Monarch, Gishki, Zefra puro, U.A. e outras bizarrices.

Tranquilo? Ótimo. Vamos ver a decklist de novo.


Eu vou falar carta por carta na ordem, a não ser que eu precise comentar alguma carta em conjunto com outra. Tenha em mente também que eu vou analisar as cartas do ponto de vista do Shaddoll, então não preciso discutir interação genérica das cartas em todos os decks.

Main Deck

Black Luster Soldier - Ele apareceu bastante. Ele não é muito bom nas open hands, porque eu tento fazer ele da forma mais impune possível e causando o máximo de estrago, e pra isso acontecer precisa de um grind pra eu usar o Black Luster num recurso crucial. Acho que nesse episódio não teve nenhum Black Luster que não funcionou. Fora que precisa de coisas no grave pra ele remover, então não é bom abrir com ele. Fora isso, é um monstro excelente, sem dúvidas, tá um pouco esquecido no formato, mas é um out para monstros tanto Beater quanto por efeito. Sensacional, ótima escolha.

2 Denko Sekka - Essa carta é muito boa, principalmente porque quem mais deveria se preocupar em tomar ela é quem menos faz isso. Eu detesto jogar contra campos estabelecidos, porque mudar o Gameplan no Shaddoll custa recursos, e do Denko pra frente a única coisa que me dá um leve incômodo é Maxx "C". A quantidade achei perfeita, satisfez as necessidades sem prejudicar o funcionamento do deck.

Glow-Up Bulb - Inicialmente a idéia era ajudar sendo out pra Aqoqliphort Towers na Engine do deck e, nos outros casos, ajudar pra fazer Synchros genéricos. Como out pra Towers, funcionou melhor que eu esperava. Como tuner genérico, não fez muito. Só Arc-Light mesmo. Mas jamais vai ser uma escolha ruim, pra mim já é uma carta que eu incorporei no Shaddoll e dali não sai. Bônus: O mill é efeito, e mandar uma carta que me faça vantagem acontece com frequência melhor do que aparenta.

3 Mathematician - Não tem muito que falar dela, é uma carta excelente e é sempre bom ter um disponível na mão, mas por causa dele eu nunca começo o jogo. Começar com Mathematician é pedir pra tomar Trishula. Mas a versatilidade dessa carta é imensurável. Mesmo que você tome algo no Mathematician (Bottomless Trap Hole, Veiler, Breakthrough Skill) você já fez vantagem porque seu oponente vai gastar uma carta e você vai ter a mesma quantidade. Isso quando ele não dá uma Solemn Warning numa carta de 1500 atk, o que é uma coisa desmedida e que te permite jogar mais livre. Se convenceu que é uma carta boa? Imagina quando se tocar que eu não mencionei que ela te dá um Draw (ou força seu oponente a fazer uma jogada esquisita pra você não dar draw).

2 Maxx "C" - No formato atual, Maxx "C" de main deck está muito bom. Eu gosto dela e da Shared Ride porque quando você usa com sucesso, das duas uma: a) seu oponente para a jogada e você compra uma carta compensando a carta que você gastou; b) seu oponente continua jogando e você faz uma vantagem enorme que ele não consegue acompanhar fazendo as jogadas dele. Em questão da quantidade, cai no mesmo conceito de Denko.

3 Shaddoll Beast - O melhor Shaddoll Effect monster, basicamente. O único que faz uma vantagem que seu oponente não sabe qual é, e existem muitos usos bacanas pra carta, e é sempre o Shaddoll que eu cogito primeiro como material pra Fusion.

2 Shaddoll Dragon - Eu achei a escolha de 2 Dragon muito interessante. O pessoal sempre usa 1, mas eu acho que subestima um pouco. Às vezes você consegue usar o efeito de todos os Shaddolls num turno só, então se incluir mais um é ótimo negócio. Fora que o pessoal não vê que o efeito FLIP é superior ao efeito no Graveyard. Te livra de coisas irritantes como Macro Cosmos, Dimensional Fissure, Soul Drain, e devolve monstros pro Extra, especialmente os Burning Abyss, Shaddoll e Tellarknight.

3 Shaddoll Falco - É raro aparecer demais, mas acontece. Segundo melhor Shaddoll Effect Monster, e com bônus de ser tuner e permitir acesso a alguns Synchros que eu não teria, do contrário. Causa uma pressão grande no Field principalmente com vários Shaddolls bons no grave, como os fusions e beast. Às vezes tirava 1 pro side, mas não vou diminuir quantos uso no main.

2 Shaddoll Hedgehog - Hedgehog é muito bom, mas não tanto quanto Falco. Não uso 3 porque a prioridade no Shaddoll não é usar Hedgehog. É usar fusion ativando efeito de Beast e Falco. Hedgehog é um meio para esse fim, mas é o mais sólido deles.

2 Shaddoll Squamata - Eu vejo esse aqui como o Shaddoll Coringa. Penso nele como uma carta pra usar o efeito de qualquer Shaddoll. O efeito FLIP não é ruim. Me permite destruir umas coisas sem preocupação na Damage Step. É uma pena que três cópias pesa a engine do deck, porque pra usar o "efeito coringa" você precisa de outra carta, porque ele não pode fazer esse efeito por si só.

3 Star Seraph Scepter e 3 Star Seraph Sovereignity - Honestamente, eu não esperava fazer tantas vezes o combo quando tomei conhecimento dele. Mas acontece e muito. Mesmo quando não acontece, Scepter vira um beater que busca material pra Fusion. Quando o combo acontece com sucesso, você faz vantagem demais pra seu oponente voltar no jogo, e você fica com um xyz rank 4 ótimo ao seu dispor. Essa carta também foge completamente dos Floodgates que seu oponente coloca contra Shaddoll, como Shadow-Imprisioning Mirror que apareceu uma quantidade assustadora de vezes. E o combo destrói uma carta, não dá pra errar com Seraphs.

Treeborn Frog - Essa carta foi uma Tech que eu escolhi buscando um monstro water para fazer Anoyatyllis. Pensei no mais genérico possível e que pudesse ter sinergia com Shaddoll, busquei, pesquisei, concluí pelo treeborn frog, pensando no efeito e nos plus que me daria. Por incrível que pareça, nunca usei o efeito do Treeborn Frog, então qualquer monstro water teria servido. Ainda preciso pensar num monstro water de tech, mas vou trocar o treeborn frog, a não ser que eu use Majesty's Fiend ou algo parecido no Side deck.

Allure of Darkness - Dois Draws? Sim, por favor!

3 El-Shaddoll Fusion - Essa carta parece boba, mas ela possui interações incríveis. Primeiro uso dela que eu gosto é que eu posso usar meus monstros de isca de counters (veiler, breakthrough skill, bottomless trap hole, mirror force, qualquer coisa). O oponente usa a carta e eu respondo com fusion, então acabo fazendo mais uma vantagem porque meu oponente usa uma carta em vão. O segundo uso que eu gosto é que permite finalizar o jogo no momento oportuno. Acontece várias vezes de eu atacar com os monstros e depois de todos atacarem eu faço El-Shaddoll com um monstro que já atacou, permitindo mais ataques. A terceira vantagem dela é que resolve o problema do Shaddoll de não conseguir chegar na Fusion e o jogo não fluir.

Foolish Burial - É um coringa de Shaddoll, que também abre espaço pra Bulb.

2 Galaxy Cyclone - A razão pela qual estou usando elas no Main Deck e não Mystical Space Typhoon é uma lógica que eu traço que se o oponente usar algum tipo de floodgate ou field ou qualquer tipo de contínua vital para o deck no main deck, esse jogador também usa suporte de backrow com staples genéricos. Até agora, minha lógica tem se provado real. Estou usando duas cópias porque o inverso também é válido, e meu oponente pode não usar suporte de backrow no main deck. Mas sempre, em quase todos os jogos que o jogador usa um deck nesse estilo, vai ter uma Spell set para tentar mudar meu gameplan, e, claro, vai estar face-down, então sempre é possível tirar vantagem da Cyclone.

Raigeki - Na verdade, eu não tenho um bom motivo para usar essa carta a não ser que é uma carta que eu quero ter a disposição DURANTE A MATCH, não necessariamente o game 1, mas não queria abdicar de alguma carta do side. Por ser tão genérica quanto possível, com efeito bom, sem custo, não senti arrependimentos na escolha.

3 Shaddoll Fusion - Eu não preciso explicar essa carta. Se eu fosse explicar, seria um texto muito longo e não faria sentido porque partiria do princípio que você não entendeu nada do que eu falei o artigo inteiro. O deck gira em torno dessa carta. Ponto.

Soul Charge - Meu maior arrependimento no Main Deck. Não usei nenhuma vez no artigo, creio, e há muito não uso fora dele. Minha idéia era ressucitar um ou dois Scepter entre outras coisas e fazer muita vantagem. Mas não funcionou assim. Sempre não posso ou não devo.

Extra Deck

El-Shaddoll Anoyatyllis - teve um jogo, que não consegui registrar aqui não me lembro o motivo, se não me engano foi um que a internet caiu. Eu fiz Anoyatyllis em chain a uma Nekroz Cycle e o jogo do meu oponente parou ou deu quit no G3. PAROU. foram uns oito turnos de stall com Shurit set, descarte de Valkyrus, e a Anoyatyllis olhando pra cara dele e ele sem poder fazer nada. O problema é que fora de Nekroz, não tem muito que se fazer com ela. Salvo um Tellarknight com seu mundo de Oasis e Call of the Haunted, e nem lá é grande coisa. Mas o fato de ser um monstro diferente da Construct com nível que permite Star Eater me parece bom negócio. Se o Treeborn Frog tivesse tido o efeito que eu esperava, eu não tiraria ele do Main Deck por causa deste lado ruim da Anoyatyllis, apesar do Shaddoll ser faminto por Slots de Extra Deck

2 El-Shaddoll Construct - Sim, é possível jogar com 2 Construct. Confesso que às vezes preciso da terceira, mas é uma coisa muito rara, como 1 jogo em cada 25 Matches, e nos que acontece, o jogo já está definido e eu consigo jogar de outra forma. A explicação aqui é a mesma pro Shaddoll Fusion, tá?

1 El-Shaddoll Shekinaga - Essa carta ajuda demais em vários match-up. Põe muita pressão no jogo de um oponente que precisa jogar em volta da Shekinaga. Precisei mais da segunda dela do que da terceira Construct, mas ainda assim uma coisa muito esporádica e que não justificaria a segunda.

2 El-Shaddoll Winda - O Shaddoll mais cafajeste está aqui. Tem jogos que seu oponente perde por causa da Winda (não consegue matar e não consegue jogar). Tem jogos que você faz a Winda porque não dá pra fazer outro fusion e você precisa ativar Shaddoll, e aí vai fazendo Winda atrás de Winda e se pudesse fazer 5, você faria as 5 porque seu jogo não vem. Tem jogo que você faz a Winda já planejando como vai jogar em volta dela, porque no final das contas ela te trava um pouco também. Winda é uma faca de dois gumes, mas é vital no Shaddoll e letal fora dele.

Arcanite Magician - Usei tão pouco essa carta que me falta pouco pra tirar do deck. No formato Duelist Alliance, era quase todo jogo. Por algum motivo hoje perdeu o brilho. Acho que ainda tem espaço num jogo contra Qliphort.

Herald of the Arc Light - Se eu tivesse algo que buscar com ela, essa carta seria boa. Mas infelizmente foi mediana. Mas só por causa do resto do deck, É um bom open contra vários decks, como Infernoid, Shaddoll, Burning Abyss, Nekroz, mas é muito fácil de remover de campo. Se eu tivesse suporte de outras cartas para que meu oponente tivesse que jogar ao redor de mais coisas, seria excelente. Apesar dos pesares, não tirarei ela daí, porque fora de field limpo é ótimo fazer ela para iniciar a jogada que você pretendia fazer de fato.

Leo, Keeper of the Sacred Tree - Arrependimento ainda maior que Soul Charge. Igualmente Arcanite Magician, Leo era toda hora. Há um tempo não usei mais, me convenceram a usar e voltei. Vai sair de novo. Não faço nenhuma vez e não sinto falta.

Metaphys Horus - De todas as cartas do deck que eu coloquei pra arriscar resultado, Horus foi a mais surpreendente. Eu não lembro quantas vezes eu fiz no artigo, provavelmente não muitas, mas isso é da natureza da carta, que é um Out para coisas aleatórias do seu oponente. Na mesma veia do Seraph destruindo floodgates, mas ela vem com um bônus que é negar os Pendulum e seu oponente não poder ativar outro no lugar, ou negar cartas que seu oponente tira vantagem se você destruir.

Star Eater - O famigerado "Out na engine" pra towers turbo veio para ficar. Só queria que eu pudesse ter tirado mais proveito da carta, mas ela fez aquilo que eu previ que ia fazer, então estou plenamente satisfeito.

Evilswarm Ourobos - Essa carta está na mesma idéia do Metaphys Horus: out genérico. Só que essa carta eu uso como out para coisas que flutuam no campo ou no graveyard (como a Deneb que eu removi num dos duelos). Raramente faço o efeito de descartar da mão. Ou o jogo acaba antes (e sempre acaba) ou Ourobos morre antes porque eu sempre priorizo outros efeitos.

Number 10: Illumiknight -  Essa carta aqui eu faço quando eu não preciso fazer outro monstro. Quando eu jogo essa carta, faço tanta vantagem que meu oponente não consegue voltar no jogo, e na maioria acaba lá mesmo. O problema é que é bater em cachorro morto, talvez eu comece a usar outra carta.

Stellarknight Constellar Diamond - A ideia era usar para counter de várias coisas depois de usar Delteros. Começou dando certo, mas hoje não dá mais. Ou acaba como Illumiknght ou acaba morto. E começa a ser um tiro no próprio pé às vezes. Queria dar versatilidade pro Delteros, mas acho que não vale mais a pena.

Stellaknight Delteros - Essa é pra quando eu preciso destruir duas coisas e preciso que meu oponente não tenha resposta ao Scepter, pra eu fazer impune. Uma ótima escolha, sem dúvidas.

Side Deck

Denko Sekka - Essa é pra quando eu preciso muito de mais Denko's. Denko não ganha jogos, mas ela deixa a bola quicando na cara do gol. E há muitos decks altamente dependentes de suas Spells e Traps. Mato os monstros e imunizo as Backrows. Lembra da vez que eu usei Denko e meu oponente tinha 5 sets e Tsukoyumi? E se eu tivesse usado Heavy Storm nao teria sido a mesma coisa?

2 Effect Veiler - Alguns match-up indicam que veiler é um bom investimento, porque como eu não jogo com elas no main deck (e meu oponente deduz que não uso por causa dos Seraphs) e não uso quase nada no departamento de defesas, veiler tem feitos estragos colossais. Especialmente bom contra Trishula, especialmente quando veiler é a última da mão.

Maxx "C" - Essa carta eu gosto de acrescentar quando o deck depende de Special Summons por efeito. Meu oponente fica numa situação desagradável e eu retomo o controle, bem simples.

Dark Hole - Às vezes é uma carta muito boa, desestabiliza um field de um jogador que, quiçá, gastou muitos recursos pra armar um field. Mas isso não é sempre. Do que depende? Do deck do oponente. Por isso tá no Side Deck, mas é especialmente bom contra algumas coisas tipo Hero com aquele Dark Law dos inferno ou Ritual Beast e suas infindáveis Steeds.

3 Mystical Space Typhoon - Em muitos jogos, eu tiro os Cyclones e ponho typhoons, mas isso só na expectativa dos Floodgates. Às vezes eu deixo as Cyclones e coloco as MST quando é certeza. Varia muito do dos cenários que eu espero, mas, na maior parte das vezes, Cyclone é melhor main deck, e quase nunca Typhoon é um bom main deck atualmente.

3 Shared Ride - Não existem muitos decks que essa carta vai te ajudar, isso é fato. Mas em certos decks o resultado é brutal. Com certeza você já pensou em Nekroz, e é o alvo primário, mas sempre aparecem mais decks que vale a pena usar.

2 System Down - A decepção do side deck. A idéia dessa carta era usar contra Qli. No meio do artigo eu percebi que era melhor tirar, mas deixei só pra finalizar. Só teve uma vez que daria certo usar System Down, que foi contra um Karakuri maluco. Vai sair, não tenho dúvida.

Breakthrough Skill - Geralmente entram junto com as Veiler. O que eu gosto da Breakthrough é que dá uma amenizada nos monstros Floodgate, e tá valendo muito no metagame atual.

Substitutos cogitados

Main Deck

Tenho que arrumar algum substituto pro Treeborn Frog. Eu até queria usar Ice e Fire hands, mas não vai dar por causa da quantidade pequena de Slots. Juro que já pensei em Maryokutai e Deep Sea Diva. Ainda estou tentado.

No Soul Charge talvez eu coloque Shaddoll Core. O problema é que eu ODEIO comprar core. Ao ponto de, talvez, eu me ver obrigado a manter o Leo pro Core não travar. Não compensa. Talvez eu abra mão do Raigeki também pra por Ice e Fire Hands?

Extra Deck

Tem tanta coisa que eu quero pôr aqui. Eu quero arranjar uma forma suave de mudar o deck e permitir Grysta, de modo que me permita parar Pendulum Summons. Se eu não jogasse de Seraph, talvez usasse Volcanic Shell. Tenho vontade de adicionar a terceira Construct pra testar. Tenho vontade de buscar outros Synchros. Tenho vontade de mudar os Xyz Rank 4, principalmente adicionar Castel e Exciton. Talvez eu tenha que recomeçar o Extra do zero.

Side Deck

Ainda não sei o que fazer com o Side. Provavelmente eu vá usar Artifact Lancea, mas Puppet Plant e Cursed Seal of the Forbidden Spell, por exemplo, estão disputando vaga com unhas e dentes. O extra e o side vão depender muito do que eu vou fazer com o main.

Considerações Finais

Enquanto eu jogava uma das partidas um adversário me disse "você tem o deck mais poderoso e o mais inconsistente do metagame". Ele não está totalmente errado, mas o deck é muito mais poderoso que inconsistente. É um deck "preocupante" tanto para quem está usando tanto para quem está desafiando.

Eu gostei bastante da mistura Shaddoll/Seraph porque abre espaço na engine pra versatilidade. Quem lembra no Duelist Alliance sabe que Shaddoll sem fazer Fusion tinha quase zero prospecto de ganhar aquela partida. Hoje em dia se tem mais jogadas fora de fusões e muito gás, onde não se precisa mais usar cartas muito estranhas pra fazer Construct.

Eu percebi nessa variante uma tolerância inesperada pra floodgates. Tanto que, tanto nos duelos desse artigo quanto em outros, não me senti pressionado por cartas como Shadow-Imprisioning Mirror, Soul Drain, Spell Canceler (que por sinal um Infernoid jogou junto com Jinzo no mesmo turno e não fez menor efeito em mim), The End of Anubis, Abyss Dweller, Rivalry of the Warlords, Skill Drain, Necrovalley, todos esses apareceram em determinado momento, entre outras cartas, e falharam miseravelmente em atrapalhar as jogadas, de modo que ajustes mínimos nas jogadas permitiram jogar tranquilamente.

Em poucas palavras, eu acredito no potencial do archetype, e pra quem gostar da temática não vai ter do que reclamar.

Obrigado por acompanhar nosso blog, nos vemos na próxima.
Comentários no Facebook
Comentários no Blogger

0 comentários :

Postar um comentário